Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAragão, Maria do Socorro Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4494973574248266por
dc.contributor.advisor1Moraes, Gisele Benck de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8169915449534079por
dc.date.accessioned2023-12-20T16:25:19Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.citationARAGÃO, Maria do Socorro Sousa. Formação de leitores à luz dos multiletramentos na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2533-
dc.description.resumoO estudo versa sobre a leitura e a formação do leitor à luz dos multiletramentos e, como delimitação, propõe atividades a partir das competências de leitura em textos multimodais, com ênfase no infográfico. Para tanto, o objetivo consiste em desenvolver as competências leitoras pela perspectiva dos multiletramentos de alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Educação Profissional Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. Nesse sentido, a pesquisa tem como embasamento os documentos normativos, destaque para os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Currículo de Referência Único do Acre para o Ensino Médio (2021). A sustentação teórica do trabalho fundamenta-se em Kleiman (2016a, 2016b) e Santaella (2013), bem como em Bakhtin (2014, 2016), acerca o gênero do discurso, em Soares (2009) e Rojo (2009), no tocante ao letramento, no Grupo Nova Londres (1996) e Cope e Kalantzis (2000), sobre os multiletramentos e, ainda, em Kanno (2018), no que concerne ao gênero multimodal infográfico. Esta investigação apresenta uma análise de natureza aplicada, de caráter exploratório e de abordagem quali-quantitativa. Em relação aos procedimentos, é bibliográfica e documental. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, de três oficinas pedagógicas e da análise de um questionário final, ambas as materialidades estruturam a temática desta pesquisa através de uma pesquisa-ação e da observação. Por fim, os resultados apontam para uma convergência para os objetivos propostos, revelando que o infográfico enquanto texto multimodal gera competências leitoras nos alunos, condicionando-os a uma formação leitora proficiente e tornando-os protagonistas de uma prática socialpor
dc.description.abstractThe study deals with reading and reader formation in the light of multiliteracies and, as a delimitation, proposes activities based on reading skills in multimodal texts, with emphasis on the infographic. Therefore, the objective is to develop reading skills from the perspective of multiliteracies of students of the Technical Course Integrated to High School in Professional Technological Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre (Ifac), Campus Rio Branco. In this sense, the research is based on normative documents, highlighting the National Curricular Parameters (1998), the National Common Curricular Base (2018) and the Acre Reference Curriculum for High School (2021). The theoretical support of the work is based on Kleiman (2016a, 2016b) and Santaella (2013), as well as on Bakhtin (2014, 2016), about the discourse genre, on Soares (2009) and Rojo (2009), regarding to literacy, in The New London Group (1996) and Cope and Kalantzis (2000), on multiliteracies, and also in Kanno (2018) to strengthen the multimodal infographic genre, among others. This investigation presents an analysis of an applied nature, with an exploratory character and a quali-quanti approach. Regarding the procedures, it is bibliographical and documental. Data were collected through an initial questionnaire, three pedagogical workshops and the analysis of a final questionnaire, both materialities structure the theme through action research and observation. The results point to a convergence for the proposed objectives, revealing that the infographic as a multimodal text generates reading skills in students, conditioning them to the formation of proficient readers and making them protagonists of a social practiceeng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2023-12-20T16:25:19Z No. of bitstreams: 1 2023MariaSocorroSousaAragao.pdf: 3918298 bytes, checksum: 2a20d1298b48e1d6b7b65f757efd5a6d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T16:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023MariaSocorroSousaAragao.pdf: 3918298 bytes, checksum: 2a20d1298b48e1d6b7b65f757efd5a6d (MD5) Previous issue date: 2023-08-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLeitores - Reação críticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleFormação de leitores à luz dos multiletramentos na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acrepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023MariaSocorroSousaAragao.pdfDissertação Maria do Socorro Souza Aragão3.83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.