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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2530
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Catarino, Maria Helena Rodas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7947404522048303 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fianco, Francisco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2124983929639021 | por |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T13:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
dc.identifier.citation | CATARINO, Maria Helena Rodas. Gamificação em aulas de língua e literatura: uma experiência de incentivo à leitura e escrita a partir dos contos de Clarice Lispector. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2530 | - |
dc.description.resumo | Pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa de Leitura e Formação do Leitor, com tema "A apropriação de games nas aulas de Língua e Literatura como recurso para auxiliar na produção textual e no desenvolvimento da prática de leitura", com intuito de apresentar novas ferramentas por meio das TDICs, especificamente a gamificação, para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e atrativas. Os referenciais teóricos desta pesquisa se baseiam nos estudos de autores renomados, nacionais e internacionais, tendo como principais: Lévy (1999), Bacich & Moran (2018), Predolim (2020), Flora Alves (2015), Candido (2011), Margallo (2021), Ribeiro (2016), Santaella (2003), Cosson (2021) e Documento da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Em uma abordagem qualitativa, certificou-se de que há necessidade de mudanças em nossas escolas e que o caminho é a apropriação das TDICs no processo de ensino aprendizagem. O procedimento foi bibliográfico e documental por meio de pesquisa-ação, tendo como corpora a seleção de alguns contos na obra Felicidade Clandestina de Clarice Lispector e, para o desenvolvimento do processo de leitura, as ferramentas tecnológicas Word Wall e Padlet. O resultado desta pesquisa revelou um notável engajamento por parte de nossos estudantes em todas as etapas dos desafios propostos. Eles se envolveram ativamente tanto no desenvolvimento do jogo quanto na produção de fanfics, destacando-se especialmente pelo progresso alcançado na escrita e pela colaboração entre si | por |
dc.description.abstract | Research project linked to the Graduate Program in Letters at the University of Passo Fundo, in the research line of Reading and Reader Formation, with the theme “The appropriation of games in Language and Literature classes as a resource to assist in textual production and in the development of reading practice”, in order to present new tools, through DICTs, specifically gamification, for the development of more dynamic and attractive classes. The theoretical references of this research are based on the studies of renowned national and international authors, with the main ones being: Lévy (1999), Bacich & Moran (2018), Predolim (2020), Flora Alves (2015), Candido (2011), Margallo (2021), Ribeiro (2016), Santaella (2003), Cosson (2021) and Document of the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018). In a qualitative approach, it was verified that there is a need for changes in our schools and that the path is the appropriation of TDICs in the teaching-learning process. As for the procedures, they were bibliographical, documental and action-research, having as corpora the selection of some short stories in the work Felicidade Clandestina by Clarice Lispector and, for the development of the reading process, the technological tools, Word Wall and Padlet. The result of this research revealed a remarkable engagement on the part of our students in all stages of the proposed challenges. They were actively involved in both game development and fanfic production, standing out especially for the progress achieved in writing and collaboration with each other | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2023-12-20T13:00:18Z No. of bitstreams: 1 2023MariaHelenaCatarino.pdf: 3648217 bytes, checksum: e871f8ea79c059f229d327a3741b3246 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-20T13:00:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023MariaHelenaCatarino.pdf: 3648217 bytes, checksum: e871f8ea79c059f229d327a3741b3246 (MD5) Previous issue date: 2023-09-11 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Linguagem e línguas | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Incentivo à leitura | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | Gamificação em aulas de língua e literatura: uma experiência de incentivo à leitura e escrita a partir dos contos de Clarice Lispector | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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2023MariaHelenaCatarino.pdf | Dissertação Maria Helena Catarino | 3.56 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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