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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2524
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Jogos de linguagem em crianças pequenas: contribuições da consciência fonológica |
???metadata.dc.creator???: | Dias, Rafaela Bisognin |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Darroz, Luiz Marcelo |
???metadata.dc.description.resumo???: | Sabe-se que, para uma criança que convive com pessoas fluentes, falar a língua portuguesa é um processo espontâneo. Em contrapartida, a aprendizagem da leitura e da escrita não é natural. Nesse sentido, a consciência fonológica (CF) é um aspecto da consciência metalinguística, que se destaca por ser de extrema relevância para o processo de alfabetização. No que diz respeito à consciência fonológica, Soares (2020) e Morais (2019) apresentam estratégias didáticas fundamentadas em jogos de linguagem que devem ser desenvolvidas em crianças ainda na fase da Educação Infantil, ou seja, a partir dos 4 anos de idade. À vista disso, a presente pesquisa buscou investigar de que forma os jogos de linguagem podem contribuir para a apropriação de habilidades fonológicas em crianças pequenas. De forma mais específica, pretendeu-se: descrever uma síntese da trajetória histórica da alfabetização, letramento, consciência metalinguística e consciência fonológica no contexto educacional; compreender as estratégias metodológicas apresentadas por Soares (2020) e Morais (2019) que trabalham a habilidade da consciência fonológica em crianças pequenas; averiguar as relações feitas pelas crianças ao serem convidadas a refletir sobre palavras e as reflexões feitas por elas durante a aplicação da sequência didática. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa e do tipo pesquisa participante, com base na proposta de Prodanov e Freitas (2013), em uma turma de estudantes com faixa etária de 4 anos. Os dados foram obtidos por meio de uma avaliação diagnóstica, da aplicação de uma sequência didática, bem como através dos registros contidos no diário de bordo da pesquisadora e dos vídeos com as gravações dos encontros. Já, a análise dos dados, foi empreendida a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), e as categorias de análise, definidas a priori, denominaram-se consciência lexical e consciência silábica. Os resultados indicam que os jogos de linguagem organizados a partir dos pressupostos de Soares (2020) e Morais (2019) favorecem o desenvolvimento das habilidades fonológicas, pois enquanto as crianças brincam também refletem sobre as palavras e, assim, potencializam o processo de alfabetização |
Abstract: | It is known that speaking Portuguese is a spontaneous process for a child who lives with people who speak the language fluently. Conversely, learning to read and write does not come naturally. In this sense, phonological awareness (PA) is an aspect of metalinguistic awareness that stands out as being extremely relevant to the literacy process. With regard to phonological awareness, Soares (2020) and Morais (2019) present didactic strategies based on language games that should be developed with children still in the early childhood education phase, that is, from the age of 4. In light of this, the present research seek to investigate how language games can contribute to the acquisition of phonological skills in young children. More specifically, it was intended: to describe a synthesis of the historical trajectory of literacy, reading, metalinguistic awareness and phonological awareness in the educational context; to understand the methodological strategies presented by Soares (2020) and Morais (2019) that work the skill of phonological awareness in young children; to investigate the relationships made by children when invited to reflect on words and the reflections made during the application of the didactic sequence. For this purpose, a qualitative study of the participant research type was carried out, based on the proposal of Prodanov and Freitas (2013), in a class of students aged 4 years. The data were obtained through a diagnostic assessment, the application of a didactic sequence, as well as through the records contained in the researcher's logbook and the videos with the recordings of the sessions. The analysis of the data was based on the assumptions of Bardin's content analysis (2011), and the categories of analysis, defined a priori, were called lexical awareness and syllabic awareness. The results show that language games, organized according to the assumptions of Soares (2020) and Morais (2019), favor the development of phonological skills, since children also reflect on words while playing, thus enhancing the literacy process |
Keywords: | Alfabetização Fonologia Jogos educativos Educação de crianças |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | DIAS, Rafaela Bisognin. Jogos de linguagem em crianças pequenas: contribuições da consciência fonológica. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2524 |
Issue Date: | 30-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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