Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Hozana Freitas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1271408017879757por
dc.contributor.advisor1Pereira, Luiz Henrique Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3571484151781133por
dc.date.accessioned2023-12-05T17:05:05Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Hozana Freitas da. Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica: uma investigação realizada na zona rural de Ipixuna do Pará/PA . 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2521-
dc.description.resumoA presente dissertação, inserida na linha de pesquisa Práticas educativas em ensino de Ciências e Matemática, apresenta como tema a Educação Financeira (EF), pensada na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC) e buscou analisar o potencial de atividades de EF na perspectiva da EMC, através da elaboração de um guia sobre o tema para uma formação crítica e reflexiva de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, a fim de responder a pergunta norteadora da pesquisa: De que forma atividades alicerçadas na Educação Matemática Crítica, que tratam de Educação Financeira, podem contribuir para reflexão e construção de significados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental? Para tanto, utilizou-se como pressuposto teórico a EMC pensada pelo professor Ole Skovsmose, especificamente em suas obras de 2000, 2009, 2012, 2013 e 2014 e a EF como apresentada no pensamento de Kistemann Jr. (2020, 2021), utilizando como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática (ED). Para tanto, no intuito de validar a pesquisa, realizou-se a aplicação das atividades propostas em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na zona rural de Ipixuna do Pará (PA), com duas turmas do 8º ano. Para obtenção dos dados, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados os diários de bordo da professora pesquisadora e os registros das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Os dados permitiram observar que inserir temas de EF dentro de um contexto, pensando em um viés de formação para a cidadania, pautado no diálogo e, considerando as perspectivas dos estudantes, pode contribuir para o engajamento deles, bem como colaborar para que desenvolvam a habilidade de refletir sobre a realidade que os cerca e encontrar significados nas práticas de sala de aula, construindo uma intencionalidade de aprendizagem. O produto educacional gerado por esse estudo foi um guia de sugestões de atividades com o seguinte título "Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: um guia para professores". O guia está organizado em três seções, tratando respectivamente dos temas: Educação Financeira aliada à Educação Ambiental, Tributos no dia a dia e Economia nas contas domésticas. Cada seção apresenta uma sequência de atividades, divididas por encontros, buscando acompanhar o professor passo a passo e sugerindo materiais e adaptações para a inserção de temas de EF em uma perspectiva crítica. As atividades abordadas no produto apresentam potencial para serem trabalhadas na forma de cenários para investigação, constituindo-se em uma ferramenta para que o professor possa se inspirar e adotar em suas práticas de sala de aula, através de atividades que incentivem os estudantes a expor e construir opiniões a respeito de temas sociais, que fazem parte do seu dia a dia. O produto educacional que acompanha esta dissertação encontra-se disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738156>por
dc.description.abstractThe present dissertation, inserted in the research line Educational practices in Science and Mathematics teaching, presents as its theme Financial Education (FE), by perspective of Critical Mathematics Education (CME) and sought to analyse the potential of FE activities from the perspective of CME, through the development of a guide on the subject for a critical and reflective training of students in the 8th grade of elementary school, in order to answer the guiding question of the research: In what way can activities grounded in Critical Mathematics Education, dealing with Financial Education, contribute to reflection and construction of meanings by 8th grade students? We used as theoretical assumption the CME thought by Professor Ole Skovsmose, specifically in his works from 2000, 2009, 2012, 2013 and 2014 and the PE as presented by Kistemann Jr. (2020, 2021), using as research methodology the Didactic Engineering (DI). Therefore, to validate the research, the proposed activities were applied in a public elementary school located in the rural area of Ipixuna do Pará (PA), with two 8th grade groups. For data collection, the instruments used were teacher-researcher's logbooks and the records of the activities developed by students. The data allowed us to observe that inserting PE themes within a context, thinking in a perspective of education for citizenship, based on dialogue and considering the students' perspectives, can contribute to their engagement, as well as help them develop the ability to reflect about the reality around them and find meaning in classroom practices, building a learning intentionality. The educational product generated by this study was a guide with suggested activities with the following title “Financial Education and Critical Mathematics Education: a teacher's guide”. The guide is organized in three sections, dealing respectively with the topics: Financial Education allied to Environmental Education, Taxes in Everyday Life, and Household Bill Saving. Each section presents a sequence of activities, divided into meetings, seeking to accompany teacher step by step and suggesting materials and adaptations for the insertion of PE themes from a critical perspective. Activities addressed in the product present potential to be worked in scenarios for investigation, constituting a tool for teacher to be inspired and adopted in his classroom practices, through activities that encourage students to expose and build opinions about social issues as part of their daily lives. The educational product that accompanies this dissertation is available at: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738156>eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2023-12-05T17:05:05Z No. of bitstreams: 1 2023HozanaFreitasCosta.pdf: 48859596 bytes, checksum: c02fe45cd8a17877174be3ef455284b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T17:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023HozanaFreitasCosta.pdf: 48859596 bytes, checksum: c02fe45cd8a17877174be3ef455284b6 (MD5) Previous issue date: 2023-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEducação financeira na perspectiva da educação matemática crítica: uma investigação realizada na zona rural de Ipixuna do Pará/PApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023HozanaFreitasCosta.pdfDissertação Hozana Freitas da Costa47.71 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.