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dc.creatorSantana, Mariana Aparecida de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6331945782035255por
dc.contributor.advisor1Heinsfeld, Adelar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1441337158224362por
dc.date.accessioned2023-11-30T18:53:23Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.citationSANTANA, Mariana Aparecida de Oliveira. Música e crítica social nas ditaduras da Argentina : a complexidade envolvendo a cena musical (1955-1983). 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, 2022 .por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2517-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise sobre a utilização da música como crítica social no contexto de três ditaduras muito marcantes na História da Argentina: a ditadura de 1955-57, conhecida como “Revolução Libertadora”, a ditadura de 1966-73, conhecida como “Revolução Argentina” e a ditadura de 1976-83, autodenominada Processo de Reorganização Nacional. Para tal, foi apresentado um breve panorama histórico, político, econômico e social sobre a História Contemporânea da Argentina. A partir daí, foi feito uma análise das produções musicais cujas letras foram consideradas “não aptas” para serem difundidas, de acordo com o decreto de lei 4.161/56, no qual consistia em cinco artigos que objetivavam desperonizar a Argentina através de restrições severas, tais como a proibição de imagens, de símbolos e de expressões que faziam associação ao peronismo e ainda uma lista de palavras: peronismo, peronista, justicialismo, justicialista, terceira posição, a sigla PP (fazendo referência ao Partido Peronista) e as composições musicais denominadas “Los muchachos peronistas” e “Evita Capitana”, que tornaram-se canções símbolo da resistência peronista; de igual modo foi realizado uma analise das produções musicais que tiveram suas letras consideradas impróprias de acordo com a lei de radiodifusão, nº 22.285/80, lei aplicada pelo COMFER (Comitê Federal de Radiodifusão) – organismo estatal de censura manejado por militares e eclesiásticos. Buscou-se, analisar também, a partir de levantamentos bibliográficos, quais foram as tendências, os estilos musicais de maior difusão nos três períodos (tango, folk e rock), objetivando contribuir para o conjunto de estudos sobre a temática, empreender um estudo dos diversos grupos musicais que surgiram nesse período, e os grupos musicais já existentes que se utilizaram da música para denunciar e lutar contra o sistema imposto pelos governos ditatoriais daqueles momentos. Neste sentido, por se tratar de uma pesquisa que utilizou a música como fonte histórica, o trabalho apoiou-se nos estudos de dois autores que trabalham essa relação entre História e Música: Marcos Napolitano e José D'Assunção Barros.por
dc.description.abstractThe present work aimed to make an analysis on the use of music as a social criticism in the context of three very remarkable dictatorships in the history of Argentina: the dictatorship of 1955-57, known as the “Liberating Revolution”, the dictatorship of 1966-73, known as the “Argentine Revolution” and the dictatorship of 1976-83, self-styled as the National Reorganization Process. To this end, a brief historical, political, economic and social overview of the Contemporary History of Argentina was presented. From there, an analysis was made of the musical productions whose lyrics were considered “not suitable” to be disseminated, according to the decree of law 4.161/56, which consisted of five articles that aimed to desperonizar Argentina through severe restrictions, such as the prohibition of images, symbols and expressions that were associated with Peronism and also a list of words: peronism, peronist, justicialismo, justicialist, third position, the acronym PP (referring to the Peronist Party), and the musical compositions called “ Los muchachos peronistas” and “Evita Capitana”, which became symbols of Peronist resistance; In the same way, an analysis was carried out of the musical productions that had their lyrics considered inappropriate according to the broadcasting law, nº 22.285/80, a law applied by COMFER (Federal Broadcasting Committee) - state censorship body managed by military and ecclesiastics. We also sought to analyze, from bibliographic surveys, what were the trends, the most popular musical styles in the three periods (tango, folk and rock), aiming to contribute to the set of studies on the subject, undertake a study of the different groups musicals that emerged in this period, and the existing musical groups that used music to denounce and fight against the system imposed by the dictatorial governments of those times. In this sense, because it is a research that used music as a historical source, the work was based on the studies of two authors who work this relationship between History and Music: Marcos Napolitano and José D' Assunção Barros.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-11-30T18:53:23Z No. of bitstreams: 1 2022MarianaAparecidaOliveiraSantana.pdf: 3992609 bytes, checksum: d15c7c50b1915e18fe7299822b8e8db9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-30T18:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022MarianaAparecidaOliveiraSantana.pdf: 3992609 bytes, checksum: d15c7c50b1915e18fe7299822b8e8db9 (MD5) Previous issue date: 2023-03-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica - Argentinapor
dc.subjectPeronismopor
dc.subjectDitadores - Argentinapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleMúsica e crítica social nas ditaduras da Argentina : a complexidade envolvendo a cena musical (1955-1983)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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