???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2515
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Menegat, Marceli | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3767475988492113 | por |
dc.contributor.advisor1 | Trombetta, Gerson Luís | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7534120171087943 | por |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T01:11:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
dc.identifier.citation | MENEGAT, Marceli. Bergman e o sonho : a narrativa cinematográfica como processo de construção onírica. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2515 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo estudar a narrativa do sonho a partir da teoria psicanalítica freudiana e a narrativa cinematográfica com base em três filmes do diretor sueco Ingmar Bergman, a saber O sétimo selo (1957), Persona (1966) e A hora do lobo (1968), a fim de investigar a possível relação entre a construção onírica e a construção narrativa do cinema. Nesse sentido, a investigação buscou compreender como se dá a construção da narrativa cinematográfica a partir dos aspectos próprios dessa forma de fazer artística e, posteriormente, encontrar as possíveis ligações e proximidades com a narrativa do sonho, tendo como base a construção pensada por Sigmund Freud em sua obra A interpretação do sonho (1900). Foram encontrados três elementos comuns entre as duas narrativas, a figurabilidade, os elementos externos e restos diurnos e o processo de regressão. Para a análise desses aspectos, utilizaram-se cenas dos filmes escolhidos, relacionando-as à teoria freudiana apresentada teoricamente no texto. Outros dados foram estudados, como a importância do deslocamento, da condensação e da preparação do ambiente para, por um lado, o processo do sonhar, que implica o sono e o ato de dormir, e, por outro, a fruição estética do filme, que pressupõe a suspensão da consciência que permite a catarse do espectador em relação à narrativa. | por |
dc.description.abstract | This research aims to study the dream narrative from the Freudian psychoanalytic theory and the cinematographic narrative from three films by the Swedish director Ingmar Bergman, namely The Seventh Seal (1957), Persona (1966), and Hour of the Wolf (1968) in order to investigate the possible relations between dream construction and narrative construction in cinema. In this sense, the investigation seeks to understand how the construction of the cinematographic narrative takes place from the specific aspects of this artistic way of doing and therefore to find the possible connections and proximities with the dream narrative from its construction thought by Sigmund Freud in his work The Interpretation of the Dream (1900). Three common elements were found between the two narratives: figurability, external elements and daytime remains and the regression process. For the analysis of these aspects, scenes from the chosen films were used, relating them to the Freudian theory presented in the text. Other data were studied, such as the importance of displacement and condensation and the preparation of the environment for, on the one hand, the process of dreaming, which implies sleep and the act of sleeping, and, on the other hand, the aesthetic fruition of the film that presupposes the suspension of consciousness that allows the spectator's catharsis in relation to the narrative. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-11-30T01:11:53Z No. of bitstreams: 1 2023MarceliMenegat.pdf: 1786929 bytes, checksum: f28b586dd38073da4cbe82ae48310d8b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-30T01:11:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023MarceliMenegat.pdf: 1786929 bytes, checksum: f28b586dd38073da4cbe82ae48310d8b (MD5) Previous issue date: 2023-09-01 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema - Enredos, temas etc. | por |
dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | por |
dc.subject | Bergman, Ingmar, 1918-2007 | por |
dc.subject | Narrativa (Retórica) | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Sonhos | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.title | Bergman e o sonho : a narrativa cinematográfica como processo de construção onírica | por |
dc.title.alternative | Bergman and the dream: a cinematic narrative as a process of dream construction | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023MarceliMenegat.pdf | Dissertação Marceli Menegat | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.