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dc.creatorPorto, Alana Brandelero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9311856432873080por
dc.contributor.advisor1Doro, Marcelo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322617152883131por
dc.contributor.advisor-co1Santos Filho, Francisco Carlos dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6203612431061078por
dc.date.accessioned2023-11-23T17:26:07Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationPORTO, Alana Brandelero. Formação profissional para a humanização na saúde: contribuições de Sigmund Freud. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2511-
dc.description.resumoA humanização é uma das questões que está presente, em algum nível, para todos os seres humanos. O indivíduo se constitui como humano quando compreende que este estatuto singular não é dado naturalmente. Todavia, o modo como manter-se humano, ou como preservar a vida humana em sua dignidade, são indagações que lhe surgem e, a partir delas, são forjadas respostas com intuito de suportar tais questões existenciais. Diversos autores clássicos e contemporâneos, desde a filosofia até a psicanálise, abordam diretamente o tema ou são buscados, em sua originalidade, para contribuir em formas de respostas às questões sobre a humanização enquanto prática e enquanto ética. No âmbito dos cuidados em saúde é possível perceber-se que a ideia de humanização acompanha os documentos oficiais do país na medida em que surgem discussões acadêmicas desde o início do século XXI. A presente dissertação visa, com base em uma pesquisa documental e bibliográfica, de orientação hermenêutica, compreender a proposição de Freud sobre a condição humana com o propósito de pensar a formação do profissional de saúde tendo em vista a humanização das práticas assistenciais. Como diretriz de pesquisa, levanta-se a seguinte pergunta: Como se inscreve a ideia de humanização no campo da saúde e como a compreensão sobre a condição humana em Freud pode contribuir para pensar a formação do profissional de saúde de forma humanizada, no que diz respeito às práticas de cuidado em instituições? O texto está dividido em duas partes. Na primeira, é retomada a construção da saúde e os rumos da (des)humanização por meio de um exame sobre o conceito de saúde na história, a saúde no Brasil, a noção de humanização na saúde e uma problematização sobre a produção da (des)humanização. Na segunda parte, são apresentadas possíveis contribuições de Sigmund Freud para a humanização dos profissionais de saúde, tomando como referências principais dois importantes textos de sua obra, a saber, o Projeto para uma psicologia científica (1895) e O Infamiliar (1919). De início, apresenta-se uma justificativa para a escolha Freud como referencial da pesquisa; depois, são explorados esses dois textos do autor com o intuito de buscar neles ferramentas conceituais para ampliar o debate em torno da humanização. No primeiro texto freudiano, a noção de humanização extraída nos leva a considerá-la enquanto ingresso e permanência no âmbito da existência ética, resultante do gesto altruísta de acolhimento do desamparo inicial que marca a condição humana. No segundo texto, também se evidencia a condição humana enquanto existir ético que exige atenção ao infamiliar bárbaro que nos constitui, ainda que nos assuste. Com base neles, considera-se o potencial das ideias freudianas para a formação dos profissionais de saúde em vista da humanização e que o cuidado com o processo de autoformação precisa existir e fazer parte da constituição do ser humano enquanto ser no mundo. Este necessita alcançar a própria subjetividade mas, especialmente, ser orientado para uma humanização do indivíduo enquanto profissional cuidador e estendido aos assistidos no contexto de cuidado em saúde. Por fim, foi possível concluir que a compreensão acerca da condição humana em Freud pode contribuir para pensar a formação do profissional de saúde de forma humanizada no que diz respeito às práticas de cuidado em instituiçõespor
dc.description.abstractHumanization is one of the issues that is present, to some extent, for all human beings. An individual becomes human when they understand that this unique status is not naturally given. However, the way to remain human, or how to preserve human life in its dignity, are questions that arise, and from them, answers are forged with the intention of addressing these existential questions. Various classical and contemporary authors, from philosophy to psychoanalysis, directly address the theme or are sought, in their originality, to contribute to answers regarding humanization as a practice and as ethics. In the realm of healthcare, it is possible to see that the idea of humanization accompanies the official documents of the country as academic discussions have emerged since the early 21st century. The present dissertation aims, based on documentary and bibliographic research with a hermeneutic orientation, to understand Freud's proposition about the human condition with the purpose of thinking about the training of healthcare professionals with a view to humanizing healthcare practices. As a research guideline, the following question is raised: How is the idea of humanization inscribed in the field of health, and how can Freud's understanding of the human condition contribute to thinking about the training of healthcare professionals in a humanized way, with respect to care practices in institutions? The text is divided into two parts. In the first part, the construction of health and the directions of (de)humanization are revisited through an examination of the concept of health in history, health in Brazil, the notion of humanization in healthcare, and a problematization of the production of (de)humanization. In the second part, possible contributions of Sigmund Freud to the humanization of healthcare professionals are presented, with two important texts from his work as the main references, namely, the "Project for a Scientific Psychology" (1895) and "The Uncanny" (1919). Initially, a justification is provided for choosing Freud as a research reference. Then, these two texts by the author are explored with the intention of finding conceptual tools in them to broaden the debate on humanization. In the first Freudian text, the notion of humanization extracted from it leads us to consider it as an entry and permanence in the realm of ethical existence, resulting from the altruistic gesture of embracing the initial helplessness that marks the human condition. In the second text, the human condition is also evident as an ethical existence that requires attention to the uncanny and barbaric within us, even though it may frighten us. Based on these texts, the potential of Freudian ideas for the training of healthcare professionals with a view to humanization is considered, and the care for the self-formation process needs to exist and be part of the constitution of the human being in the world. This individual needs to reach their own subjectivity, but, especially, be oriented towards the humanization of the individual as a caregiving professional and extended to those being cared for in the context of healthcare. In conclusion, it was possible to establish that Freud's understanding of the human condition can contribute to thinking about the training of healthcare professionals in a humanized way with regard to care practices in institutionseng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-11-23T17:26:07Z No. of bitstreams: 1 2023AlanaBrandeleroPorto.pdf: 605896 bytes, checksum: 9c7c2ba21c5a60488f0e3f8ef2485006 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T17:26:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023AlanaBrandeleroPorto.pdf: 605896 bytes, checksum: 9c7c2ba21c5a60488f0e3f8ef2485006 (MD5) Previous issue date: 2023-08-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHumanização dos serviços de saúdepor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectDesamparo (Psicologia)por
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação profissional para a humanização na saúde: contribuições de Sigmund Freudpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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