???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2508
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Uangna, Elia Maria Leandro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5743113643689747 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fávero, Altair Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5866881378328643 | por |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T16:59:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | UANGNA, Elia Maria Leandro. Guiné-Bissau: uma análise do sistema de gestão na escola pública. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2508 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação intitula-se Guiné-Bissau: uma Análise do Sistema de Gestão na Escola Pública e tem por escopo discutir assuntos ligados ao sistema educativo guineense, em particular, o sistema de gestão da escola, e refletir a partir do seu passado (períodos pré-colonial, colonial e pós-colonial) para entender o processo da criação das escolas e sua gestão. O sistema educativo guineense, em particular as escolas públicas, se depararam ao longo do tempo com muitas dificuldades em termos de funcionamento, com sucessivas greves, falta de infraestrutura para abrigar os alunos, falta de condições mínimas para um bom funcionamento das aulas e de melhor aproveitamento por parte dos alunos, sem mencionar os professores. A estrutura e o próprio sistema educacional estão muito centralizados. Isso fez com que a adaptação às características regionais fosse cada vez mais difícil, limitando a participação da comunidade e sua inserção no meio escolar. Além desses sucessivos desafios, quedas de governos, mudança de gestão escolar e a não continuidade dos projetos dos gestores anteriores demarcam elementos determinantes do processo. Acredita-se que um modelo de gestão estável e participativa pode ajudar a melhorar o funcionamento da escola. Com essa ideia, questiona-se o seguinte: Que concepções de gestão se evidenciam nas orientações do Ministério da Educação e na forma como se exerce a gestão nas escolas na Guiné-Bissau? Que forma de gestão poderia contribuir melhor para qualificar o trabalho educativo nas escolas? Qual o papel da Delegacia Regional da Educação na gestão das escolas? A dissertação adotou como objetivo geral analisar o funcionamento da gestão da escola pública na Guiné-Bissau e identificar as concepções de gestão que estão presentes nela. De uma forma mais direcionada, objetivamos: analisar o sistema de gestão das escolas a partir dos documentos do Ministério da Educação; identificar as políticas implementadas pelo Ministério da Educação face às gestões das escolas; entender como funciona o sistema de gestão da escola do Ensino Básico e secundário (fundamental e médio) a partir de uma escola pública da cidade de Bissau; identificar as perspectivas da gestão da escola e implicações quanto a sua organização; conhecer, através da observação na escola e análise dos documentos do ME (Ministério da Educação, Delegacia Regional de Educação e da escola), os projetos voltados para a gestão escolar e propostas para educação; verificar a organização político-administrativa e pedagógica da escola, bem como a operação da autonomia administrativa pedagógica da mesma. Para responder as questões levantadas acima, analisamos os documentos que orientam a gestão das escolas guineenses (Lei de Base do Sistema Educativo e Regulamento Interna da escola observada), a composição da estrutura do Ministério da Educação, da Delegacia Regional da Educação e a estrutura da escola. No que toca à questão metodológica, a pesquisa contempla a abordagem qualitativa no campo da política educacional, com uma análise reflexiva no que concerne à política de gestão escolar guineense, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e, por fim, pesquisa de campo realizada por meio de observação na escola. Como conclusão, presume-se que o sistema de ensino guineense ainda apresenta um modelo de escola não consolidada, em razão do não cumprimento de gratuidade no ensino básico unificado, das infraestruturas inadequadas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, da não consolidação da língua de ensino e do não cumprimento de calendário do ano letivo. Por outo lado, a gestão do ensino guineense precisa e deve ser repensada desde o Ministério de Educação para chegar no chão das escolas e à separação delas em relação à política partidária. | por |
dc.description.abstract | The present theme of the dissertation is entitled Guinea-Bissau: an Analysis of the Management System in the Public School and its scope is to discuss matters related to the Guinean educational system, in particular, the school management system, and to reflect on its past (pre-colonial, colonization and post-colonial periods) in order to understand the process of creating schools and their management. The Guinean educational system, in particular the public schools, over time, are faced with many difficulties in terms of functioning, with successive strikes, lack of infrastructure to house students, lack of minimum conditions for the proper functioning of classes and better use by students, not to mention teachers. The structure and the educational system itself are very centralized. This made adaptation to regional characteristics increasingly difficult, limiting community participation and insertion into the school environment. In these successive challenges, the fall of governments, changes in school management and the non- continuity of previous managers' projects demarcate determining elements of the process. It is believed that a stable and participatory management model can help to improve the functioning of the school. With this idea in mind, the following question is asked: what management concepts are evident in the guidelines of the Ministry of Education and in the way management is exercised in schools in Guinea-Bissau? What form of management could better contribute to qualifying educational work in schools? What is the role of the Regional Education Office in the management of schools? The general objective of the research is to analyze the functioning of the management of public schools in Guinea-Bissau and to identify the management concepts that are present in it. In a more targeted way, we aim to: analyze the school management system based on Ministry of Education documents; identify the policies implemented by the Ministry of Education in relation to the management of schools; understand how the management system of Basic Education schools (elementary and secondary) works from a public school in the city of Bissau; identify perspectives of school management and implications for its organization; to know, through observation at school and analysis of ME documents (Ministry of Education, Regional Education Office and school), the projects aimed at school management and proposals for education; verify the political-administrative and pedagogical organization of the schools, as well as the operation of their pedagogical administrative autonomy. To answer the questions raised above, we will analyze the documents that guide the management of Guinean schools (Basic Law of the Educational System and Inter Report of the observed school), the composition of the structure of the Ministry of Education, Regional Education Office and the structure of the school. Regarding the methodological issue, the research includes a qualitative approach in the field of educational policy, with a reflective analysis regarding the Guinean school management policy, through bibliographical and documentary research and, finally, field research, carried out by means of observation at school. As a conclusion, it is presumed that the Guinean education system still presents a model of unconsolidated school, due to the non-compliance with gratuity in unified basic education, inadequate infrastructure for the teaching and learning process of students, the non-consolidation of teaching language and non-compliance with the school year calendar. On the other hand, the management of Guinean education needs and must be rethought from the Ministry of Education to get to the bottom of the schools and their separation in relation to party politics. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-05-12T16:59:55Z No. of bitstreams: 1 2023EliaMariaLeandroUangna.pdf: 2766387 bytes, checksum: 6f8da28e350772833716aaefdca95f7e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-12T16:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023EliaMariaLeandroUangna.pdf: 2766387 bytes, checksum: 6f8da28e350772833716aaefdca95f7e (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - Guiné-Bissau | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Guiné-Bissau: uma análise do sistema de gestão na escola pública | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023EliaMariaLeandroUangna.pdf | Dissertação Elia Maria Leandro Uangna | 2.7 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.