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dc.creatorHoffmann, Wesley Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5386628110517076por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.contributor.advisor-co1Boaventura, Luis Henrique-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6049300275999957por
dc.date.accessioned2023-04-28T22:37:45Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationHOFFMANN, Wesley Pinto. A multimodalidade e os (multi)letramentos nas práticas de leitura com obras literárias digitais infantis. 2023. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2498-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema definido a multimodalidade e os (multi)letramentos nas práticas de leitura com obras literárias digitais infantis. O objetivo geral consiste em aplicar e analisar práticas de leitura sustentadas na multimodalidade para a promoção de (multi)letramentos entre estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Mediante esse objetivo, é articulada a seguinte fundamentação teórica: Bakhtin (2015, 2016) e Volóchinov (2017), com enfoque nos conceitos de interação discursiva, relações dialógicas, gêneros do discurso e heterodiscurso. Também selecionamos as contribuições das leituras do Círculo de Bakhtin por Sobral (2009); Colomer (2007), sobre o progresso do leitor literário; Cosson (2009), acerca do letramento literário, bem como Petit (2008) e Santaella (2012), no que concerne à leitura e aos diferentes perfis de leitores. Incorporamos, ainda, ao estudo as proposições de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Cazden et al. (2021) e Rojo (2012, 2013), no que diz respeito à multimodalidade e aos (multi)letramentos. Por fim, utilizamos como aporte as reflexões de Coscarelli (2016) e Ribeiro (2021a, 2021b) no que diz respeito às tecnologias digitais e as novas topografias dos textos online. Esta pesquisa caracteriza-se como aplicada do ponto de vista da natureza; é exploratória quanto aos objetivos; quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica e uma pesquisa-ação; e, por fim, em sua análise utiliza a abordagem qualitativa. Os corporasãocompostos por gêneros discursivos multimodais organizados por sequências de letramento com duas obras literáriasinfantis digitais do Programa Leia para uma criança, da Fundação Itaú Cultural, disponibilizadas no ano de 2021.Como resultado, reconhecemos que nas práticas de letramento literário a complexidade das linguagens e dos suportes que orientam os textos online contribuem para o desenvolvimento dos (multi)letramentos com os estudantes desde os anos iniciais da escolarização.por
dc.description.abstractThis research explores the theme of multimodality and (multi)literacies in reading practices with children's digital literary works. The overarching objective of this study is to apply and analyze reading practices based on multimodality to promote (multi)literacies among students in the early years of Elementary Education in a Public School. The theoretical foundation of this research draws on the work of Bakhtin (2015, 2016) and Voloshinov (2017) on discursive interaction, dialogical relations, discourse genres, and hetero discourse. The study also incorporates contributions from Sobral (2009), Colomer (2007), Cosson (2009), Pètit (2008), and Santaella (2012) on literary reading and different reader profiles. Additionally, the study draws on the propositions of Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020), Cazden et al. (2021), and Rojo (2012, 2013) on multimodality and (multi)literacies. The reflections of Coscarelli (2016) and Ribeiro (2021a, 2021b) on digital technologies and the new topographies of online texts are also considered as a contribution. This research adopts an applied nature and an exploratory approach regarding objectives. The technical procedures include bibliographic and action research, and the analysis employs a qualitative approach. The study's corpora comprise multimodal discursive genres organized by literacy sequences with two digital children's literary works from the Read for a Child Program from Fundação Itaú Cultural, made available in 2021. The results highlight the complexity of languages and support that guide the online texts created for developing (multi)literacies among students in the early years of schooling.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-04-28T22:37:45Z No. of bitstreams: 1 2023WesleyPintoHoffmann.pdf: 4684532 bytes, checksum: 6fa08494ce450f7239584445119029df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-28T22:37:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023WesleyPintoHoffmann.pdf: 4684532 bytes, checksum: 6fa08494ce450f7239584445119029df (MD5) Previous issue date: 2023-03-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectLetramentopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA multimodalidade e os (multi)letramentos nas práticas de leitura com obras literárias digitais infantispor
dc.title.alternativeMultimodality and (multi)literacies in reading practices with children's digital literary workseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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