???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2454
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Relações de gênero em escolas do município de Getúlio Vargas, RS, 1990-2020 |
Other Titles: | Gender relations in schools in the city of Getúlio Vargas, RS, 1990-2020 |
???metadata.dc.creator???: | Bruneto, Eliane Salete |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Gerhardt, Marcos |
???metadata.dc.description.resumo???: | A dissertação aborda a história das relações de gênero no ambiente escolar no munícipio de Getúlio Vargas (RS), no período de 1990 a 2020. Formula o problema de pesquisa com uma pergunta, isto é: como se desenvolveram, historicamente, as relações de gênero nas escolas de Getúlio Vargas nesse período? Tem o objetivo principal de pesquisar como ocorreram essas relações em escolas do munícipio. A primeira das escolas pesquisadas é pública, integrante da rede municipal; a segunda também é pública, masda rede estadual e a terceira é uma escola de educação especial. A dissertação também investiga como essas relações contribuíram para a manutenção da ordem e do poder masculino estabelecidos socialmente. A pesquisa está fundamentada nos referenciais teóricose conceituais da História Social e dialoga com a história da educação e com as publicações acadêmicas sobre a história das mulheres e sobre o movimento feminista no Brasil. Pauta temas como as políticas educacionais, os direitos das mulheres, a legislação educacional, as relações de gênero, o ensino de História, as relações de poder e o papel da escola na sociedade. As fontes de pesquisa são de dois tipos: documentos escolares, especialmente os livros de atas e os livros de registro de ocorrências, que permitem conhecer as relações estabelecidas entre as pessoas de diversos gêneros no ambiente escolar e os testemunhos orais de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e pais que viveram o período recortado para a pesquisa. A interpretação dos documentos escritos segue a metodologia de análise do discurso, enquanto os testemunhos orais foram coletados e interpretados de acordo com a metodologia da História Oral. Conclui que as relações de gênero nas três escolas estudadas reproduziram o contexto geral, pois foram marcadas por comportamentos, discursos, valores e práticas ligados ao poder masculino e pela manutenção das hierarquias de poder e das desigualdades de gênero. |
Abstract: | The dissertation addresses the history of gender relations in the school environment in the city of Getúlio Vargas (RS), from 1990 to 2020. It formulates the problem of research with a question, that is: how were the gender relations developed, historically, in the schools of Getúlio Vargas in this period? Its main objective is to research how these relationships occurred in schools in the municipality. The firstof the schools surveyed is public, part of the municipal network; the second is also public, but from the state network and the third is a special education school. The dissertation also investigates how these relationships contributed to the maintenance of socially established order and male power. The research is based on the theoretical and conceptual references of Social History and dialogues with the history of education and with academic publications on the history of women and the feminist movement in Brazil. Topics such as educational policies, women's rights, educational legislation, gender relations, history teaching, power relations and the role of the school in society. The research sources are of two types: school documents, especially the minutes books and the record books of occurrences, which allow to know the relationships established between people of different genders in the school environment and the oral testimonies of teachers, principals, coordinators pedagogical and parents who lived the period selected for the research. The interpretation of written documentsfollows the methodology of discourse analysis, while oral testimonies were collected and interpreted according to the methodology of Oral History. It concludes that gender relations inthe three schools studied reproduced the general context, as they were marked by behaviors, discourses. |
Keywords: | Educação - História Movimentos sociais Feminismo |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | BRUNETO, Eliane Salete. Relações de gênero em escolas do município de Getúlio Vargas, RS, 1990-2020. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2454 |
Issue Date: | 23-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022ElianeSaleteBruneto.pdf | Dissertação de Eliane Salete Bruneto | 2 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.