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dc.creatorCopetti, Edilene dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8189294778572322por
dc.contributor.advisor1Batistella, Alessandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9628028081184238por
dc.date.accessioned2023-03-21T11:57:46Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.citationCOPETTI, Edilene dos Santos. O ensino de história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos utilizados na região da AMESC (1980-2018) . 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2445-
dc.description.resumoO trabalhador escravizado tornou-se a mão de obra fundamental nas plantações de cana-de-açúcar, de tabaco, de algodão, etc., nas vilas e cidades, nas minas, nas fazendas de gado e na grande empresa cafeeira, desde o século XVI. Suas contribuições para além das questões econômicas é presenciado na dança, na música e na língua. Raros são os aspectos de nossa cultura que não tenham sido moldados com a ajuda da mão e da inteligência africana e afro-brasileira. Propõe-se assim a fazer uma reflexão acerca da Lei Nº 10.639/03(BRASIL, 2003a), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Fazer uma análise da lei e se esta encontra-se contemplada nos livros didáticos, ou seja, se de fato houve alteração dos conteúdos exigidos pela lei. Se estes sustentam uma mudança na perspectiva doolhar que o ensino de História deu aos afrodescendentes evidenciando uma maior visibilidade a este grupo tão silenciado na história brasileira. Para responder a estes questionamentos foi necessário a realização de pesquisas bibliográficas; definição de conceitos básicos: escravidão, currículo, Lei Nº 10.639/03(BRASIL, 2003a), abolição, livro didático, etc.; sistematização e organização das leituras feitas e análise dos livros didáticos. Estas análises foram feitas em livros didáticos de História do Ensino Médio, em uma área específica que envolve as escolas públicas estaduais que pertencem a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, a AMESC. As análises foram feitas em livros didáticos publicados anteriores a lei, portanto 2003 e após a lei. Através das análises, pode-se afirmar que a Lei Nº 10.639/03 (BRASIL, 2003a) trouxe uma melhoria significativa em relação ao material didático disponível nas escolas, em relação aos anos anteriores à implantação da lei. Porém observou-se a simplificação de alguns temas, não se dá a devida importância a assuntos que abordados de outra maneira, mudariam pensamentos tão enraizados, que reproduzem estereótipos e preconceitos acerca da África e dos africanos, marginalizando os movimentos de resistência.por
dc.description.abstractThe enslaved worker has become the main labor force in sugarcane, tobacco, cotton plantation, etc., in the villages and cities, in the mines, in the cattle farms and in the huge coffee enterprise, since the century XVI. His contributions beyond economic issues are witnessed in dance, music and language. Rare are the aspects of our culture that haven’t been shaped with the help of African and Afro-Brazilian hands and intelligence. It is proposed, then, to reflect on Law 10.639 / 03, which made it compulsory to teach Afro-Brazilian and African history and culture in all public and private schools, from elementary to high school. Also, to make an analysis of the law and if this is contemplated in the textbooks, in other words, to check if there was, in fact, alteration of the contentes, as was required by the law. If they sustain a change in the perspective of the look that the teaching of History gave the Afrodescendents, showing a greater visibility to this group so silenced in Brazilian history. To answer these questions it was necessary to carry out bibliographical research; definition of basic concepts: slavery, curriculum, Law 10.639 / 03, abolition, textbook, etc .;systematization and organization of the readings that were made and analysis of textbooks. These analyzes were made in High School’s History textbooks, in a specific area that involves the state public schools that belong to the Association of Municipalities of Extremo Sul Catarinense, AMESC. The analyzes were made in didactic books published before the law, therefore 2003 and after that. Through the analyzes, it can be affirmed that the Law 10.639 / 03 brought a significant improvement to the didactic material available in schools, in comparison to the years prior to the implementation of the law. However, the simplification of some themes was noted, and the due importance is not been given to some issues that, addressed in another way, would change thoughts so deeply rooted that reproduce stereotypes and prejudices about Africa and Africans, marginalizing the movements of resistance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-03-21T11:57:46Z No. of bitstreams: 1 2019EdileneCopetti.pdf: 2060039 bytes, checksum: c3181db0a6c630957251f821aaf930bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T11:57:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019EdileneCopetti.pdf: 2060039 bytes, checksum: c3181db0a6c630957251f821aaf930bd (MD5) Previous issue date: 2019-04-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrasil [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]por
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO ensino de história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos utilizados na região da AMESC (1980-2018)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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