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dc.creatorDeggerone, Rosmarí-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4994136692866155por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2023-03-20T12:38:31Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationDEGGERONE, Rosmarí. Cuidado e formação humanizadora na área da saúde humana : uma perspectiva a partir da teoria das emoções de Martha Nussbaum. 2022. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2425-
dc.description.resumoA presente tese visa defender uma perspectiva de formação humanizadora na área da saúde – especialmente a enfermagem – com base na Teoria das Emoções de Martha Nussbaum, que se apresenta como um aporte teórico fundamental para o estabelecimento de um contraponto às competências e habilidades elencadas nas Diretrizes Nacionais, nos Projetos Pedagógicos e nos Planos de Ensino da área da enfermagem e sua limitação frente à complexidade que o ser humano enfrenta no cotidiano do cuidado. O problema de pesquisa é orientado pela seguinte questão: Qual é o alcance de um conceito de cuidado compassivo e empático enquanto desvelamento do humano para se pensar uma formação humanizadora na área da saúde humana? O estudo apresenta como hipótese principal a de que Nussbaum, mediante sua Teoria das Emoções, possibilita explicitar uma concepção de cuidado compassivo como desvelamento do humano. Isso possibilita tematizar a relação entre Condição Humana, Emoções e Formação Humanizadora na Área da Saúde Humana. A metodologia do presente estudo é de cunho teórico-bibliográfico e adota uma abordagem metodológica reconstrutivo-hermenêutica dos conceitos da Teoria das Emoções de Martha Nussbaum e dos(as) demais autores(as) secundários(as) estudados(as). A tese encontra-se organizada em quatro capítulos: inicialmente aborda o conceito de condição humana na concepção de Nussbaum. A seguir, tematiza as emoções e a condição humana, bem como seu vínculo com o problema do ocultamento do humano. No terceiro, apresenta uma concepção de cuidado compassivo e empático como “desvelamento do humano” mediante a vinculação estabelecida entre as emoções “profícuas” e a formação humanizadora na área da saúde. No quarto capítulo, avança tematizando a relação entre cuidado e educação, defendendo uma concepção ampliada e compassiva de cuidado com base na Teoria das Emoções de Nussbaum. Conclui-se que a Teoria das Emoções de Nussbaum pode ser vinculada à área da saúde como uma possibilidade importante para contemplar a Formação e a Educação em Saúde, de acordo com as competências e habilidades específicas da área, mas associando a essas um viés mais compassivo e empático. Por conseguinte, uma concepção ampliada de cuidado com base na compaixão e na empatia propostas possibilitaria ir além dos reducionismos presentes em muitas práticas institucionais na saúde e nas bases curriculares vigentes nos cursos que forma os profissionais.por
dc.description.abstractThis present thesis aims to defend a perspective of a humanizing formation in the health area - especially the nursing - based in the Martha Nussbaum's Theory of Emotions, that present itself as a fundamental theorical contribuition to set a contrapoint to the competences and abilities listed in the National Guidelines, in the Pedagogical Progects and in the Teaching Plans in the nursing area and its limitation in the face of the complexity that human being in the daily care. The research problem is guided by the following question: What is the scope of a concept of compassionate and empathic care as unveiling of the human to think in a humanizing formation in the human health area? The study presents as its main hypothesis that Nussbaum, through his Emotions Theory, enable to explein a compassionate care conception as an unveiling of the human. This enables to thematize the relashionship between the human condition, emotions and humanizing formation in the human health area. The present study methodology is a bibliographical theoretical nature and adopts a reconstructive-hermeneutics methodological approach to the Martha Nussbaum's concepts and the other secondary studiend authors studiend. The thesis is organized on four chapters: initially approaches the Nussbaum`s human condition concept. Then, it thematizes the emotions and the human condition, as well as its link with the human concealment problem. In the third part, it presents a compassionate and empathic care conception as a “human unveiling” through the link established between the “profitable” emotions and the humanizing formation in the health area. in the fourth chapter, advances thematizing the relationship between care and education, defending a extended and compassionate concept of care based in the Nussbaum's Emotions Theory. It is concluded that the Nussbaum's Emotions Theory can be linked to the health area as important possibility to contemplate the formation and health education, according to the specific competences and abilities of the area, but associating these with a more compassionate and empathic bias. Therefore, the expanded conception of care based on the compassion and on empathy proposed would make it possible to go beyond the reductionism present in many institutional practices in health na in the curricular bases in force in the courses that form the professionals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-03-20T12:38:31Z No. of bitstreams: 1 2022RosmariDeggerone.pdf: 1063695 bytes, checksum: a7003308a307b96356381a8f40eb20dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-20T12:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022RosmariDeggerone.pdf: 1063695 bytes, checksum: a7003308a307b96356381a8f40eb20dd (MD5) Previous issue date: 2022-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCuidado e formação humanizadora na área da saúde humana : uma perspectiva a partir da teoria das emoções de Martha Nussbaumpor
dc.title.alternativeCare and humanizing training in the area of ​​human health : a perspective based on Martha Nussbaum's theory of emotionseng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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