???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2423
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Moura, Elizete Rose Silva de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3312993595851696 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cenci, Angelo Vitório | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5553067405853480 | por |
dc.date.accessioned | 2023-03-18T00:17:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Elizete Rose Silva de. Considerar a criança na criança : o significado do respeito à infância no Emilio de Rousseau. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2423 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo discorre sobre o conceito de infância em Jean Jacques Rousseau com o objetivo de analisar a contribuição e a relevância pedagógica e filosófica deste conceito para a atualidade. Rousseau concebeu a infância como fase própria da criança, respeitando suas particularidades e especificidades, posicionando a criança no centro de sua teorização pedagógica. Para a realização desta pesquisa, de carácter bibliográfico, delimitou-se a obra Emílio ou Da Educação, especialmente os livros I e II, que fazem referência ao período da infância, compreendido do nascimento aos doze anos de idade e também a bibliografia secundária especializada sobre o tema. No primeiro capítulo, apresenta-se aspectos históricos e temáticos que visam contextualizar a problemática de estudo. No segundo capítulo explicita-se aspectos conceituais (premissas) subjacentes à noção de infância em Rousseau. No terceiro capítulo investiga-se o significado da tese pedagógica de Rousseau contida na expressão “considerar a criança na criança” e que envolve a primeira e a segunda infância no autor. Concluímos com o presente estudo que a criança, em Rousseau, precisa ser considerada a partir de sua própria natureza, percorrendo fases específicas ao longo da vida, vivenciando sua infância. | por |
dc.description.abstract | The present study discusses about the concept of a childhood in Jean Jacques Rousseau with the objective of analyzing the contribution and the pedagogical and philisophical relevance of this concept to the presente. Rousseau conceived the childhood as a child’s own phase, respecting their particularities and specificities, positioning the child in the middle of his pedagogical theorization. To perform this research, of bibliographic nature, delimited the works Emilio or Of Education, especially the books I and II, which refers of the childhood period, understood from birth to twelve years old and also the secondary bibliography specialized on the theme. In the first chapter, historical and thematic aspects are presented which aim to contextualize the problematic of study. In the second chapter explains conceptual aspects (assumptions), subjacent to the childhood notion in Rousseau. In the third chapter investigates the meaning of Rousseau’s pedagogical thesis conteined in the expression “to consider the child in the child” and that involves the first and the second child in the author. It’s concluded with the presente study that the child, in Rousseau, needs to be considered from his own nature, going throgh specific phases over the life course, experiancing his childhood. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-03-18T00:17:19Z No. of bitstreams: 1 2022ElizeteRoseSilvadeMoura.pdf: 745517 bytes, checksum: 45a1772be4bd418d0d5f45a34dc88db0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-18T00:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022ElizeteRoseSilvadeMoura.pdf: 745517 bytes, checksum: 45a1772be4bd418d0d5f45a34dc88db0 (MD5) Previous issue date: 2022-12-07 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - Filosofia | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Considerar a criança na criança : o significado do respeito à infância no Emilio de Rousseau | por |
dc.title.alternative | Considering the child in the child : the meaning of respect for childhood in Emilio de Rousseau | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022ElizeteRoseSilvadeMoura.pdf | Dissertação de Elizete Rose Silva de Moura | 728.04 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.