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dc.creatorRibeiro, Andréia Luciane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8466073067636053por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2023-03-17T23:09:07Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Andréia Luciane. A educação na infância e seu papel para a formação de um ethos democrático em Martha Nussbaum. 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2421-
dc.description.resumoO objetivo da presente dissertação é mostrar, tomando por base Martha Nussbaum, como a educação na primeira infância tem um papel fundamental para ajudar a construir uma educação voltada para um ethos democrático. O problema que norteia a pesquisa centra-se em torno da seguinte questão: Qual é o papel da educação da infância para a constituição de um ethos democrático de acordo com a perspectiva de Nussbaum? O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, de caráter hermenêutico, adentrando nos textos de Nussbaum, especialmente nas obras Sem fins lucrativos, El ocultamiento del humano e Paisajes del pensamiento, assim como o livro de Winnicott O ambiente e os processos de maturação. A concepção de infância de Nussbaum é herdeira direta da psicanálise de Winnicott, razão pela qual, no primeiro capítulo, apresentamos as contribuições desse autor em relação à primeira infância, o relacionamento inicial entre a mãe e o bebê, bem como o processo que vai da dependência absoluta à dependência relativa, à teoria das relações objetais e à constituição de identidade. Na sequência, no capítulo dois, com base na teoria das emoções em Nussbaum, tratamos da infância, do risco do “ocultamento do humano” através dessa e da necessidade da educabilidade das emoções. Abordamos, inicialmente, como a orientação não adequada da repugnância projetiva e da vergonha primitiva, na primeira infância, podem causar sérios danos à educação para um ethos democrático. Com base nesse passo, indicamos a educabilidade das emoções como forma de contornar tais danos. Por fim, no terceiro capítulo, nosso objetivo é apresentar o modo como os três pilares da “pedagogia socrática” nussbauniana - o pensar por si mesmo, a cidadania mundial e a imaginação narrativa – podem ser lidos como uma chave de leitura produtiva para incrementar-se uma educação da infância orientada para um ethos democrático.por
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to show, based on Martha Nussbaum, how early childhood education plays a fundamental role in helping to build an education aimed at a democratic ethos. The problem that guides the research centers around the following question: What is the role of childhood education in the constitution of a democratic ethos according to Nussbaum's perspective? The study was carried out from bibliographical research, of a hermeneutic nature, entering into Nussbaum's texts, especially in the Nonprofit works, El Hidcamiento del Humano and Paisajes del Pensamiento, as well as Winnicott's book The Environment and the Maturation Processes. Nussbaum's conception of childhood is a direct heir of Winnicott's psychoanalysis, which is why, in the first chapter, we present the contributions of this author in relation to early childhood, the initial relationship between mother and baby, as well as the process that goes from absolute dependence on relative dependence, on object relations theory and on identity constitution. Then, in chapter two, based on the theory of emotions in Nussbaum, we deal with childhood, the risk of “hiding the human” through it and the need for the educability of emotions. We first discussed how the inadequate orientation of projective disgust and primitive shame in early childhood can seriously damage education for a democratic ethos. Based on this step, we indicate the educability of emotions as a way to circumvent such damage. Finally, in the third chapter, our objective is to present how the three pillars of the Nussbaunian “Socratic pedagogy” - thinking for oneself, world citizenship and narrative imagination - can be read as a productive reading key to increment- childhood education oriented towards a democratic ethos.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-03-17T23:09:07Z No. of bitstreams: 1 2021AndreiaRibeiro.pdf: 318360 bytes, checksum: 7a4e7f39110af0fb037d601da684f781 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T23:09:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021AndreiaRibeiro.pdf: 318360 bytes, checksum: 7a4e7f39110af0fb037d601da684f781 (MD5) Previous issue date: 2021-10-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação na infância e seu papel para a formação de um ethos democrático em Martha Nussbaumpor
dc.title.alternativeChildhood education and its role in the formation of a democratic ethos in Martha Nussbaumeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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