Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Rodrigo Ávila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8011540532573891por
dc.contributor.advisor1Trombetta, Gerson Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534120171087943por
dc.date.accessioned2023-02-28T19:04:28Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Rodrigo Avila. Missão tática musical: a atuação da Banda Militar do 3º RPMon de Passo Fundo (1964-1986). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2398-
dc.description.resumoEsta investigação aborda a atuação da banda do 3º Regimento de Polícia Montada -3º RPMon, sendo utilizada taticamente como uma arma de intervenção e de comunicação, no qual a referida banda se apresentou em dois grandes conflitos que aconteceram na cidade de Passo Fundo, referenciando a Revolta dos Motoqueiros 1979, ainda período da ditadura militar, e na Fazenda Annoni, exatamente no ano de 1986, onde não haviam mais negociações entre MST e Brigada Militar, dois episódios de repercussão nacional, onde a banda teve a missão de intervir através de apresentações públicas. A investigação desta pesquisa está relacionada ao enfoque da banda, onde as apresentações transcendem as concepções estéticas culturais, assumindo a tarefa de cunho tático, configurando-se em uma arma estratégica dos militares. Sob o ponto de vista do efeito que banda pode causar, a presente pesquisa busca analisar os símbolos contidos na banda, investigando a simbologia transmitida através da ordem unida em elementos como, uniforme, marcha, hierarquia e repertório. No sentido de contextualização histórica, o presente trabalho fundamenta-se na pesquisa historiográfica e documental, permitindo compreender o perfil militar e sua participação em combates, considerando a formação de bandas militares, como uma ferramenta fundamental para transmitir ordem. Para isso, a pesquisa recorre à primeira formação da banda da Brigada Militar no estado o que permite transpor sua memória, e a sua atuação nos principais eventos históricos, logo após observando a utilização da música, o fardamento e organização, como símbolos que influenciam a comunidade, consequentemente intervindo pacificamente em conflitos sociais. A construção deste trabalho é inspirada pela arte da música, fator que está presente na vida profissional, conferindo o manuseio de instrumentos musicais e também a formação de repertórios, possibilitando o diálogo com a história. Para sua sistemática, consideram-se as relações com a comunidade existente no período que se apresenta nesta investigação, compreendendo o cuidado metódico e imponente, característico de uma imagem simbólica que se forma no momento em que a banda intermedia suas relações. Nessa unicidade, propaga-se uma imagem, de uma instituição disciplinar que na polifonia de sua abrangência opera com uma diversidade de sons a considerar o uniforme, o ritmo, a polifonia militar e o repertório, conferindo uma técnica manipulada e que segue uma hierarquia caracterizando a existência de uma instituição que propaga um exemplo de gestão para a formação de uma regularidade. A escolha pela pesquisa bibliográfica e documental é utilizada como metodologia científica com a finalidade de caracterizar a sustentação teórica o que permite de fato, verificar se a música foi capaz de intervir nos conflitos entre grupos militares e sociedade em um período ainda de ditadura. Assim neste trabalho observa-se a atuação de bandas não apenas como um fato isolado, mas sim como uma dinamização de ações executadas estrategicamente através do tempo.por
dc.description.abstractThis research investigates the performance of 3º Regimento da Polícia Montada – 3rd RPMon, being used tactically as a means of intervening and communication which this band presented yourself in two major conflicts that happened in Passo Fundo town, knew as Revolta dos Motoqueiros 1979 - being still during the military dictatorship, and Fazenda Annoni, exactly at 1986, where there wasn’t negotiations between MST and Military Police, two episodes of national impact, where band had the mission to intervene through public presentations. This research is related with a band that your presentations transcend cultural aesthetic conceptions, taking the tactical nature activity by setting up like a military strategy. From the point of view effect which the band may cause, it seeks to analyze the symbols contained in the military band, investigating the symbols transmitted through the united order, uniform, marching, hierarchy and repertoire. With objective to do the contextualization, this work has the base on the historiographical and documentary research, allowing to nderstand the military profile and participation in fighting, considering the military band formation to express order. For this, the research refers to the first formation of the Military Brigade band in the state which allows transpose the memory and his performance in the main events, soon after, watching the music, the uniforms and organization as symbols that influence the community, consequently intervening in social conflicts. The drawing of this work is inspired by the art of music, like a factor that is present in professional life, providing the handling of musical instruments and also, repertories formation, enabling the dialogue with history. For systematic, consider itself the relations with communities in a time presents including the methodical careful and impressive, characteristic of a symbolic image that is formed when the band facilitates your relationships. In this uniqueness it propagates an image, a disciplinary institution in the polyphony of your scope that operates with a variety of sounds to consider the uniform, rhythm, military polyphony and the repertoire, checking a anipulated technique follows a hierarchy featuring the existence of an institution that propagates an example of management for the formation of a regularity. The choice for bibliographic and documentary research is used as a scientific methodology in order to characterize the theoretical framework that allows in fact, check if the music was able to intervene in conflict between military groups and society in a period of dictatorship. So this work is observed acting bands not just as an isolated event, but as a proactive actions taken strategically over time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-02-28T19:04:28Z No. of bitstreams: 1 2016RodrigoAvila.pdf: 39656 bytes, checksum: be6ac0599773ca6f2d8464e60df7420d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-28T19:04:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016RodrigoAvila.pdf: 39656 bytes, checksum: be6ac0599773ca6f2d8464e60df7420d (MD5) Previous issue date: 2017-06-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBandas (Música)por
dc.subjectPolícia militar - Música - Aspectos simbólicospor
dc.subjectConflito socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleMissão tática musical: a atuação da Banda Militar do 3º RPMon de Passo Fundo (1964-1986)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016RodrigoAvila.pdfDissertação Rodrigo Avila Silveira38.73 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.