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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Do leite em pó à agricultura familiar: a trajetória histórica do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil
???metadata.dc.creator???: Schneider, Andrea Cássia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Machado, Ironita Adenir Policarpo
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação busca compreender como os estudos sobre a fome e a alimentação escolar realizados nas décadas de 1930 e 1940 e a intervenção internacional atuaram na conformação do Programa Nacional de Alimentação Escolar consolidado em 2009, por meio da Lei nº 11.947. A proposta de criação de uma política nacional de alimentação elaborada por profissionais da saúde, em especial os médicos, parte da necessidade constatada de combater os problemas alimentares decorrentes da fome e da desnutrição. A partir desse contexto histórico-social, estudiosos das décadas de 1930 e 1940 dão embasamento científico a um amplo plano de governo, no qual estava incluso a Programa de Merenda Escolar. A política de alimentação escolar concentrou em torno do seu desenvolvimento um sistema complexo, motivo pelo qual optamos por realizar uma análise conjuntural dos fatos ocorridos no Brasil, com maior ênfase nas décadas de 1930, 1950 e 2000. A abordagem de um tema que, à primeira vista, não apresenta relação direta com a História, se mostra relevante na medida em que a fome, a produção agrícola e o próprio PNAE inter-relacionam várias temáticas importantes da historiografia brasileira. Os problemas da terra, da alimentação e das políticas de governo se transpassam ao longo de décadas e o título de política pública mais antiga do Brasil não pode ser visto com louvor. Ao longo de mais de 70 anos, o Programa tem seu desenvolvimento marcado pela estreita ligação com a história política do Brasil e o problema social decorrente da dificuldade de atender às necessidades nutricionais da população ainda está presente em muitas regiões nos dias atuais. A indagação de diferentes disciplinas frente à presença da fome no Brasil e no mundo interliga as ciências da saúde às questões agrárias, sociais, históricas, políticas e econômicas e, no caso deste estudo, empreende-se uma investigação referente à questão na perspectiva da História Social. Os estudos sobre políticas públicas no Brasil configuram-se pelas contribuições teóricas e empíricas e constituem, atualmente, um campo de análise com múltiplas dimensões e variados temas. Nesse âmbito, o presente estudo tem como objeto de análise a política de alimentação escolar brasileira. O objetivo geral do presente trabalho é analisar o processo de constituição histórico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da contextualização das conjunturas político-sociais dos governos em três décadas de seu desenvolvimento (1930 – 1950 – 2000), frente às demandas sociais.
Abstract: This work intends to understand how the studies about hunger and school alimentation realized during the decades of 1930 and 1940 and the international intervention influenced the National Program of School Alimentation (Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE) consolidated in 2009 through the Law N° 11.947. The proposition to create a national policy of feeding, elaborated by health professional, in special by physicians, comes from the need to face the diet problems as a result of hunger and malnutrition. From this social-historical context, researchers in those decades gave the scientific grounding for a broad governmental plan, whereupon was the School Lunch Program (Programa de Merenda Escolar). The Program of School Alimentation focused in the development of a complex system, due which we choose to realize a conjunctural analysis of the facts that happened in Brazil, emphasizing the decades of 1930, 1950 and 2000. The approach of such issue, at first sight, does not represent a direct relation to History; however, it shows its relevance as the hunger, the agricultural production and the own PNAE, represent the relation among important themes of Brazilian historiography. The earth problems, the alimentation and the governmental policies that goes beyond the decades and the own name of the Brazilian oldest public policy cannot be seen with praise. Through the more than 70 years, the Program has its development pointed by the straight relation with the Brazilian political history and the social problems due the difficulties to attend the population nutritional needs, which are still present in many regions nowadays. The questioning from different disciplines in front of the presence of hunger in Brazil and world connects the health, agricultural, social, historical, political and economic sciences. In this work, it will focus only in the research related to the Social Historical perspective. The studies about public policies in Brazil are represented by the theoretical and empirical contribution, contemporary, a field of analyses of multiple dimensions and topics. In this scope, the present study has the purpose of analyzing the Brazilian policy of school alimentation. The general objective of the present work is verifying the process of historical constitution of the National Program of School Alimentation (PNAE), through the analysis of the social-political conjunctures of the Government in three decades (1930 – 1950 – 2000) according to the social demands.
Keywords: Merenda escolar - História
Política pública
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SCHNEIDER, Andrea Cássia. Do leite em pó à agricultura familiar: a trajetória histórica do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2380
Issue Date: 23-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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