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dc.creatorSaggiorato, Alexandre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4575012299345394por
dc.contributor.advisor1Trombetta, Gerson Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534120171087943por
dc.date.accessioned2023-02-15T18:19:25Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.citationSAGGIORATO, Alexandre. Sons da contracultura: o rock no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. 2019. 298 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2374-
dc.description.resumoO presente estudo pretende compreender e analisar as características da linguagem musical das bandas de rock brasileiro das décadas de 1960 e 1970, formando a hipótese de que esse movimento, dentro de um contexto político e social da época, possibilitou a concepção de uma sonoridade impar, que, por sua vez, contribuiu para a formação de uma identidade contracultural no país. Nesse período, os artistas de rock se colocaram em contraposição ao regime militar de uma maneira transgressora envolvida nas atitudes comportamentais e musicais dos grupos que caracterizaram naquele momento um ato subversivo à censura e à repressão. No entanto, os músicos não se aliaram às propostas de setores de resistência ao regime, em contexto em que buscavam uma arte engajada politicamente que abarcasse apenas uma música, segundo eles, genuinamente brasileira. Outra questão importante é que os grupos fizeram parte da indústria musical no Brasil, porém, em alguns casos, se colocaram à margem desta, devido à incorporação de elementos sonoros híbridos como a música erudita e também de diversas regiões do país, fazendo com que parte da sociedade brasileira não compreendesse os ideais dos roqueiros. Os artistas mencionados nesse trabalho são Os Mutantes, Tutti-Frutti, Novos Baianos, O Terço, Módulo 1000, Os Brazões, Brazilian Octopus, Som Imaginário, Sá, Rodrix e Guarabyra, Raul Seixas, Liverpool, Bixo da Seda, A Bolha, Almôndegas, Secos & Molhados, Moto Perpétuo, Rita Lee, Arnaldo Baptista, Ney Matogrosso, Gerson Conrad, A Barca do Sol, Perfume Azul do Sol, Guilherme Arantes, Som Nosso de Cada Dia, Casa das Máquinas, Made in Brazil, Terreno Baldio, Joelho de Porco, Ave Sangria, Cezar de Mercês, O Peso, Recordando o Vale das Maçãs, Vímana, Spin, Veludo e Apokalypsis. Para melhor entendimento da sonoridade contracultural no Brasil, a metodologia de análise utilizada, será a do musicólogo Philip Tagg. A sonoridade analisada através de diversas músicas de rock gravadas no período em questão spor
dc.description.abstractThe present study intends to understand and analyze the characteristics of the musical language of the Brazilian rock bands of the 1960s and 1970s, which hypothesized that this movement within a political and social context of the time allowed the conception of an odd sonority, contributed to the formation of a countercultural identity in the country. During this period, rock artists opposed the military regime in a transgressive way involved in the behavioral and musical attitudes of the groups that characterized at that moment an act subversive to censorship and repression. However, the musicians did not allude to the proposals of sectors of resistance to the regime where they sought a politically engaged art that encompassed only one song, according to them, genuinely Brazilian. Another important issue is that the groups were part of the music industry, but in some cases, they were marginalized due to the incorporation of hybrid sound elements such as classical and Brazilian music, making part of the society of the country not understand the rockers' ideals. Artists are present at work are Os Mutantes, Tutti-Frutti, Novos Baianos, O Terço, Módulo 1000, Os Brazões, Brazilian Octopus, Som Imaginário, Sá, Rodrix e Guarabyra, Raul Seixas, Liverpool, Bixo da Seda, A Bolha, Almôndegas, Secos & Molhados, Moto Perpétuo, Rita Lee, Arnaldo Baptista, Ney Matogrosso, Gerson Conrad, A Barca do Sol, Perfume Azul do Sol, Guilherme Arantes, Som Nosso de Cada Dia, Casa das Máquinas, Made in Brazil, Terreno Baldio, Joelho de Porco, Ave Sangria, Cezar de Mercês, O Peso, Recordando o Vale das Maçãs, Vímana, Spin, Veludo e Apokalypsis. For a better understanding of the countercultural sound in Brazil, the methodology of analysis used will be that of musicologist Philip Tagg. The sound analyzed through various rock songs recorded in the period in question, will be contextualized transversally by the concepts of territory and deterritorialization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-02-15T18:19:25Z No. of bitstreams: 1 2019AlexandreSaggiorato.pdf: 2519576 bytes, checksum: 67449bc8fe79372de6ddfb69ee5c652a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-15T18:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019AlexandreSaggiorato.pdf: 2519576 bytes, checksum: 67449bc8fe79372de6ddfb69ee5c652a (MD5) Previous issue date: 2019-10-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica e históriapor
dc.subjectRock - Brasilpor
dc.subjectContraculturapor
dc.subjectMúsicos de rockpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleSons da contracultura: o rock no Brasil nas décadas de 1960 e 1970por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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