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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2366
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Braido, Jorge Dalmas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2754741518743833 | por |
dc.contributor.advisor1 | Chamberlain Pravia, Zacarias Martin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9385545081914644 | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T14:23:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.citation | BRAIDO, Jorge Dalmas. Avaliação da condição estrutural de danos em pontes através de dados de vibração. 2022. 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2366 | - |
dc.description.resumo | O surgimento de danos em estruturas é considerado um fenômeno decorrente da ação de vários fatores. Em Obras de Arte Especiais, a correta identificação, análise e avaliação geralmente é realizada a partir das observações através da inspeção visual. Porém, esta metodologia apresenta falhas conhecidas, como a capacidade de reconhecer apenas danos aparentes. Uma alternativa é o uso do Monitoramento da Saúde Estrutural – SHM -, que abrange a inspeção visual e define parâmetros dinâmicos da vibração. As propriedades resultantes descrevem o comportamento dinâmico da estrutura como a frequência natural, forma modal e taxas de amortecimento e consideram também a magnitude das acelerações pico-a-pico. Este trabalho apresenta uma metodologia que inclui fases experimental e numérica compostas pela criação de modelos numéricos através de modelos em elementos finitos, processamento de amostras de aceleração, as quais são extraídas por um celular, correção de taxa de amostragem, calibração do dispositivo de aceleração e definição de índices de dano que consideram a magnitude da aceleração e as variações da frequência. Foca principalmente na avaliação da condição da estrutura através de mais de um indicador de dano. Utilizam-se três estudos de caso localizados na cidade de Passo Fundo: dois viadutos e uma viga T, todos em concreto armado. Os resultados obtidos apresentam que é possível avaliar a condição das pontes em concreto armado criadas a partir do sistema estrutural formado por duas longarinas e tabuleiro em balanço instaladas no Brasil a partir de 1940. Além disso, indica a possibilidade de utilizar mais de um parâmetro definidor de dano. | por |
dc.description.abstract | Damages are considered a phenomenon which has more than one source in structures. On bridges, visual inspection is the main source of data and helps to identify, analyze and assess the structures’ actual condition. Although, this procedure has faults already known as the capacity to discover only apparent damages. Structural Health Monitoring, also known as SHM, shows visual inspection as the first investigation procedure on the methodology. To overcome this negative characteristic, usually natural frequencies, modal shapes damping rates, peak-to-peak acceleration are used to describe the structural dynamic behavior. This research has experimental and numerical phases which are composed by finite element models, acceleration samples extracted through a cell phone, sampling rates correction, smartphone calibration, damage indexes which considers the peak-to-peak acceleration magnitude and natural frequency variation. The main focus is to assess the structural condition from more than one damage indicator. Study cases are two bridges, in Passo Fundo/RS, and one T cross-section beam in reinforced concrete. Results shows that is possible to assess the Brazilian concrete bridges formed by two cantilever girders and deck installed on the highway system since 1940. Moreover, shows the necessity to use more than one damage index to define damages. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-01-18T14:23:07Z No. of bitstreams: 1 2022JorgeDalmasBraido.pdf: 4819990 bytes, checksum: 2a325abaebddc0a159d2653c69393268 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-18T14:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022JorgeDalmasBraido.pdf: 4819990 bytes, checksum: 2a325abaebddc0a159d2653c69393268 (MD5) Previous issue date: 2022-03-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pontes - Análise | por |
dc.subject | Pontes - Estrutura | por |
dc.subject | Calibração | por |
dc.subject | Smartphones | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL | por |
dc.title | Avaliação da condição estrutural de danos em pontes através de dados de vibração | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
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File | Description | Size | Format | |
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2022JorgeDalmasBraido.pdf | Tese Jorge Dalmas Braido | 4.71 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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