???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ana Carolina Leite da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7295985723222012 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fávero, Altair Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5866881378328643 | por |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T19:18:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Carolina Leite da. Coordenador pedagógico e seus processos formativos: análise das pesquisas sobre a temática. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2359 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar os fundamentos teórico-metodológicos acerca de como se desenvolve a constituição formativa do Coordenador Pedagógico em seus diferentes processos e espaços constitutivos, ou seja, em seu período de graduação, especialização e no cotidiano escolar. Os objetivos específicos da dissertação consistem em (i) realizar um resgate histórico nas legislações visualizando as mudanças de nomenclatura do atual Coordenador Pedagógico; (ii) identificar como os processos de formação do Coordenador Pedagógico constituem suas práticas pedagógicas; (iii) mapear, por meio de uma Metapesquisa, o que dizem as pesquisas presentes no banco de teses e dissertações da Capes sobre a constituição formativa do Coordenador Pedagógico. O estudo procura responder à seguinte pergunta: como o Coordenador Pedagógico, em seus diferentes processos e espaços constitutivos, seja em seu período de graduação, especialização ou no cotidiano escolar, busca desenvolver a sua constituição formativa? Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, bibliográfica e documental. Estruturalmente, além da introdução a dissertação está organizada em três capítulos. No segundo capítulo aborda a contextualização do percurso histórico formativo que levou o Supervisor Educacional a se tornar Coordenador Pedagógico. No terceiro, apresenta os processos formativos do Coordenador Pedagógico em seus distintos espaços de formação. No quarto capítulo, por meio de uma Metapesquisa, sistematiza o que as pesquisas dizem do Coordenador Pedagógico, utilizando como análise as seguintes categorias: a) Quais compreensões acerca da constituição profissional do Coordenador Pedagógico foram averiguadas nas pesquisas encontradas? Quais compreensões são observadas com maior frequência: as pautadas em práticas tarefistas e fiscalizadoras ou as pautadas em uma gestão democrática colaborativa? Qual ênfase é dada ao trabalho do Coordenador Pedagógico? b) As pesquisas encontradas são de cunho prático ou teórico? c) Quais são os referenciais teóricos utilizados nessas pesquisas? Como resultado de pesquisa identificamos que os possíveis caminhos para as ações do Coordenador Pedagógico são variados, o que está por trás de suas ações efetivas (modelo de gestão) é o que fará com que este profissional adquira o reconhecimento e a formação que merece. | por |
dc.description.abstract | The present research has as its general objective to investigate the theoretical-methodological foundations about how the formative constitution of the Pedagogical Coordinator is developed in its different processes and constitutive spaces, that is, in his graduation period, specialization and in the daily school life. The specific objectives of the dissertacion consist of (i) to carry out a historical review of legislation, viewing the changes in the nomenclature of the current Pedagogical Coordinator; (ii) to identify how the training processes of the Pedagogical Coordinator constitute their pedagogical practices; (iii) to map, through a Meta-Research, what the researches present in Capes' theses and dissertations say about the formation of the Pedagogical Coordinator. The study seeks to answer the following question: how the Pedagogical Coordinator in his different processes and spaces constitutive, whether in his graduation period, specialization or in everyday school life, seek to develop his formative constitution? It is a basic, bibliographical and documentary research. Structurally, in addition to the introduction, the dissertation is organized into fourth chapters. The second chapter addresses the contextualization of the historical formative path that led the Educational Supervisor to become Pedagogical Coordinator. The third, presents the educational processes of the Pedagogical Coordinator in his different training spaces. In the fourth chapter, through a Meta-research systematizes what the researches say about the Pedagogical Coordinator, using as analysis the following categories: a) How the selected researches comprehend the Pedagogical Coordinator, a task and supervisor agent of the actions carried out by the teachers or the one who develops a horizontal relationship, based on democratic management and that seeks to assist in the training of teachers? What emphasis is given to the work of the Pedagogical Coordinator? b) Are the selected researches of practical or theoretical nature? c) What are the theoretical references used in these researches? As a result of research, we have identified that the possible paths for the actions of the Pedagogical Coordinator are varied, what is behind their effective actions (management model) is what will make this professional acquire the recognition and training he deserves. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-12-20T19:18:34Z No. of bitstreams: 1 2021AnaCarolinaLeitedaSilva.pdf: 914839 bytes, checksum: d4ac5e93990cdf5bccff53640fd683c6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-20T19:18:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021AnaCarolinaLeitedaSilva.pdf: 914839 bytes, checksum: d4ac5e93990cdf5bccff53640fd683c6 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Orientadores educacionais | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.title | Coordenador pedagógico e seus processos formativos: análise das pesquisas sobre a temática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021AnaCarolinaLeitedaSilva.pdf | Dissertação Ana Carolina Leite da Silva | 893.4 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.