Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Adriani Cilene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3720914011383848por
dc.contributor.advisor1Pereira, Luiz Henrique Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3571484151781133por
dc.date.accessioned2022-11-29T18:29:24Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Adriani Cilene da. Uso das histórias em quadrinhos no ensino de frações no sexto ano do ensino fundamental. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2339-
dc.description.resumoEsta dissertação, alocada na linha de pesquisa Práticas educativas em ensino de Ciências e Matemática, buscou investigar as potencialidades que uma proposta de ensino, baseada no uso de histórias em quadrinhos, assim buscou-se análisar se o uso de histórias em quadrinhos oportuniza condições de apendizagem, ao qual se analisou a transcrição dos conceitos científicos para os espontâneos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada teoricamente em algumas ideias de Vygotsky, entre elas, a criação de conceitos científicos e espontâneos. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática, apoiada na metodologia de pesquisa da Engenharia Didática. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, de duas escolas municipais – na cidade de Tapejara/RS. A sequência didática decorrente desse estudo gerou um Guia para as aulas de frações com o uso de histórias em quadrinhos para os professores que desejarem fazer uso na sua sala de aula, o qual se associa a essa dissertação. Para analisar se os objetivos foram atingidos, utilizamos os diários de aula, tanto pela professora/pesquisadora, como pelos alunos, além de um questionário inicial e outro final – respondidos pelos estudantes – e uma análise do material produzido por estes. Os dados coletados e analisados apontam a relevância de se trabalhar o uso das histórias em quadrinhos no ensino do conteúdo de frações no Ensino Fundamental, bem como aponta ser a referida atividade potencial em auxiliar os alunos a interpretar e a compreender esse conteúdo matemático em suas interações do dia a dia. A utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de Matemática constitui em um recurso interessante, pois oportuniza que os alunos construam o seu entendimento do conteúdo matemático aprendido. Porém, torna-se necessário que o professor tenha o domínio e o conhecimento do recurso que está utilizando em sala de aula para que seja capaz de atuar efetivamente, praticando uma mediação dos conhecimentos. Acompanha a dissertação o produto educacional, disponível em <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715917>.por
dc.description.abstractThis dissertation, allocated in the line of research Educational practices in Science and Mathematics teaching, sought to investigate the potential that a teaching proposal, based on the use of comics, thus sought to analyze whether the use of comics creates opportunities for Appendization, which analyzed the transcription of scientific concepts for spontaneous ones. It is a qualitative research, theoretically based on some of Vygotsky's ideas, among them, the creation of scientific and spontaneous concepts. A didactic sequence was developed and applied, supported by the Didactic Engineering research methodology. The work was developed in two classes of sixth year of Elementary School, from two municipal schools - in the city of Tapejara/RS. The didactic sequence resulting from this study generated a Guide for fractions classes with the use of comics for teachers who wish to use them in their classrooms, which is associated with this dissertation. To analyze whether the objectives were achieved, we used class diaries, both by the teacher/researcher and by the students, in addition to an initial and final questionnaire – answered by the students – and an analysis of the material produced by them. The data collected and analyzed point to the relevance of working with the use of comics in teaching the content of fractions in Elementary School, as well as pointing out that this potential activity is in helping students to interpret and understand this mathematical content in their interactions everyday. The use of comics as a teaching resource in mathematics classes is an interesting resource, as it allows students to build their understanding of the mathematical content learned. However, it is necessary for the teacher to have mastery and knowledge of the resource he is using in the classroom so that he is able to act effectively, practicing a mediation of knowledge. Accompanying the dissertation is the educational product, available at <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715917>.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-11-29T18:29:24Z No. of bitstreams: 1 2022AdrianeCilenedaSilva.pdf: 37654955 bytes, checksum: 43ea1d0966b78ac3bf6abf7e8fd42bf8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-29T18:29:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022AdrianeCilenedaSilva.pdf: 37654955 bytes, checksum: 43ea1d0966b78ac3bf6abf7e8fd42bf8 (MD5) Previous issue date: 2022-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopor
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespor
dc.subjectDidáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUso das histórias em quadrinhos no ensino de frações no sexto ano do ensino fundamentapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022AdrianeCilenedaSilva.pdfDissertação Adriane Cilene da Silva36.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.