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dc.creatorVenzon, Juliâna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2667886145474349por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2022-10-22T12:55:41Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.citationVENZON, Juliâna. Primeira infância melhor: interlocuções com os princípios de uma cidade educadora. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2322-
dc.description.resumoA dissertação “A primeira infância melhor: interlocuções com os princípios de uma cidade educadora”, defendida junto ao PPGEDU da UPF, na linha de Políticas educacionais, aborda um tema importante no âmbito das políticas socioeducacionais. A pesquisa, de natureza bibliográfica, documental e estatística, analisa a experiência em desenvolvimento da política denominada “Primeira Infância Melhor (PIM)”, no município de Camargo/RS. É na primeira infância que ocorre um desenvolvimento intenso da criança e as experiências de cuidado e aprendizagens vivenciadas nesse período influenciam a vida toda. Daí a necessidade de um investimento em políticas públicas intersetoriais que visem a promoção do desenvolvimento infantil, o fortalecimento dos vínculos familiares, a equidade social e a prevenção de todo tipo de violência e negligência para com as crianças. A Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública intersetorial desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Assistência Social que favorece a proteção integral dos indivíduos e visa fortalecer, mediante ações articuladas em rede, as famílias para os cuidados das crianças. O PIM tem uma metodologia de atenção e de cuidado que permite estar muito próximo das famílias, seja por meio das visitas domiciliares semanais, remotas ou das atividades grupais, promovendo para a primeira infância uma etapa marcada pela vigilância e pela promoção do desenvolvimento integral infantil. Este envolve a linguagem e a comunicação, a estimulação socioafetiva, cognitiva e da motricidade, bem como a interação parental, responsiva e positiva. O PIM, por meio do seu vínculo e protagonismo familiar, facilita o acesso dos indivíduos atendidos à rede de saúde, educação e assistência social. Na dissertação intenta-se, a partir de análise de dados, construir uma argumentação que esclareça o seguinte problema: Qual é a trajetória da Primeira Infância Melhor, como política pública, no Município de Camargo/RS, integrante da Associação de Cidades Educadoras? Para responder a esse problema objetiva-se contextualizar e analisar o PIM no Município de Camargo enquanto política pública e suas interlocuções com os princípios da carta de uma cidade educadora. Para dar conta desse propósito, realiza-se uma pesquisa qualitativa, incluindo a coleta de dados e uma análise documental. A dissertação divide-se em quatro capítulos. O primeiro, contextualiza o estudo acerca da pesquisa com as justificativas, o problema, os objetivos e a metodologia. No segundo, é feito um mapeamento dos principais marcos legais relativos à Primeira Infância nas esferas estadual e federal. No capítulo seguinte, detalha-se a Primeira Infância Melhor (PIM) na perspectiva do ciclo de políticas públicas, descrevendo sua implementação em Camargo/RS por meio da explicitação da execução, metodologia, bases teóricas e o sistema de informação de dados. O último capítulo aborda as vivências da política pública da Primeira Infância Melhor no município estudado em sua relação com os princípios da Carta das Cidades Educadoras, descrevendo o percurso para tornar-se cidade educadora e a apresentação do PIM, articulando-o com os princípios de uma cidade educadora. Com a pesquisa foi possível: (a) mapear e analisar os principais marcos legais relativos à primeira infância no Rio Grande do Sul e no país; (b) compreender o Primeira Infância Melhor (PIM), sua implementação, bem como seus pressupostos metodológicos e interventivos; (c) identificar e apreciar as vivências do PIM de Camargo/RS na sua relação com princípios da carta das cidades educadoras. O trabalho de pesquisa desenvolvido revela a importância de políticas públicas efetivas que contribuam para a consolidação dos direitos dos cidadãos que convivem em território, superando os desafios e fomentando as potencialidades das políticas educacionais intersetoriais que consolidam uma Cidade Educadora.por
dc.description.abstractThe dissertation “The best early childhood: dialogues with the principles of an educating city”, defended at the PPGEDU from the University of Passo Fundo (UPF), in the Educational Policies line, approach an important topic in the socio-educational policies scope. This research from a bibliographic, documentary and statistical nature, analyzes the developing experience in the policy called “Primeira Infância Melhor (PIM)”, in the municipality of Camargo/RS. It is in early childhood that an intense development of the child happens and the experiences of care and learning lived during this period influence the entire life. For this reason, the need in intersectoral public policies investment aimed the promotion of the child development, strengthening family ties, the social equity and the prevention of all types of violence and neglect towards children. The program “Primeira Infância Melhor – PIM” is an intersectoral public policy developed by the Municipal Education Department, Health and Social Assistance that favors the integral protection of individuals and aims to strengthen, through articulated actions in a network, families for the child care. The program PIM has an attention and care methodology that allows it to be very close to families, whether through weekly home visits, remote or group activities, promoting for the early childhood a stage marked by supervision and promotion the integral child development. This involves the language and the communication, socio-affective stimulation, cognitive and motor, as well as parental interaction, responsive and positive. The program PIM, through its family link and familiar protagonism, facilitates the individuals access in the assisted network in the health, education and social assistance. This dissertation purpose is based on the data analysis, build an argument that clarifies the following problem: What is the trajectory of the “Primeira Infância Melhor”, as a public policy, in the Municipality of Camargo/RS, member of the Association Educating Cities? To answer this problem, the objective is to contextualize and analyze the PIM in the Municipality of Camargo as a public policy and its interlocutions with the letter of principles from an educating city. To achieve this purpose, one qualitative research is performed, including the data collection and document analysis. The dissertation is divided in four chapters. The first contextualizes the study about the research with the justifications, the problem, the objectives and the methodology. In the second, a mapping is made of the main legal frameworks related to the Early Childhood in the state and federal levels. In the following chapter, the program “Primeira Infância Melhor” is detailed in the perspective of the public policy cycle, describing its implementation in Camargo through the explanation of its execution, methodology, theoretical bases and the data information system. The last chapter addresses the experiences of public policy for the Better Early Childhood in Camargo in relation to the principles from the Educating Cities letter, describing the path to become an educating city and the presentation of the program PIM, articulating it with the principles of an educator city. With this research it was possible to: (a) map and analyze the main legal frameworks related to the early childhood in Rio Grande do Sul and in the country; (b) understand the Better Early Childhood (PIM), its implementation, as well as its methodological and interventional assumptions; (c) identify and appreciate the experiences of the Camargo’s PIM in relation to the principles from the educating cities letter. The research work developed reveals the importance of effective public policies that contribute to the consolidation of the rights of citizens living in the territory, overcoming the challenges and promoting the potential of intersectoral educational policies that consolidate an Educating City.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-10-22T12:55:41Z No. of bitstreams: 1 2022JulianaVenzon.pdf: 1691213 bytes, checksum: faa79dcaba2806aa970e73f609eccabd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-22T12:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022JulianaVenzon.pdf: 1691213 bytes, checksum: faa79dcaba2806aa970e73f609eccabd (MD5) Previous issue date: 2022-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectPolítica socialpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrimeira infância melhor: interlocuções com os princípios de uma cidade educadorapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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