???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2299
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Wylana Cristina Alves de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9045613711041031 | por |
dc.contributor.advisor1 | Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9661213429808142 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bertolin, Júlio Cesar Godoy | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1349303996573606 | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T19:19:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Wylana Cristina Alves de . A construção da avaliação da aprendizagem para a construção da relação com o saber dos jovens dos meios populares: um estudo sob a ótica de estudantes do ensino médio de uma escola pública . 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2299 | - |
dc.description.resumo | Refletir sobre a avaliação escolar pode parecer um exercício óbvio e até mesmo recorrente, afinal essa não é uma prática muito recente. Contudo, a avaliação ainda ocupa um espaço complexo na educação e gera discussões diversas, tanto sobre a sua essência quanto sobre as suas consequências. Estudos consistentes realizados no âmbito escolar mostram que, por vezes, atribui-se à avaliação sentidos e interpretações precipitados que podem gerar o insucesso do processo educativo. Isso ocorre, principalmente quando o sentido da avaliação da aprendizagem (AP) não é relacionado com os saberes individuais, impossibilitando a construção real do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a ampliação do conhecimento sobre as relações entre a avaliação da aprendizagem e a construção do saber dos estudantes de meios populares. Seu fio condutor foi a seguinte questão: Como os estudantes das camadas populares compreendem a avaliação da aprendizagem e qual é a contribuição dela para a construção do saber desses alunos? Priorizamos a metodologia da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A operacionalização deste estudo deu-se por meio de um questionário (questões abertas) aplicado a um grupo de professores e de um grupo focal composto por estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Passo Fundo (RS). A partir de ambas as abordagens, buscamos analisar a contribuição da avaliação à luz tanto de Bernard Charlot, e de sua teoria da relação com o saber, quanto dos princípios da avaliação da aprendizagem como ato amoroso e mediador do aprender, defendidos por Cipriano Luckesi. Os resultados vão na contramão da perspectiva da relação com o saber. Embora os entrevistados compreendam o que é a avaliação da aprendizagem e saibam da importância dela para o processo educativo, há um excesso de formalidade que tende à retomada da uma pedagogia tradicional e não mobilizadora. Os resultados refletem ainda uma prática avaliativa que dificulta a aprendizagem, condenando os estudantes das camadas populares, que já têm uma vida complexa, ao fracasso, ao insucesso e ao desestímulo. A avaliação da aprendizagem ainda é um fazer intrincado no contexto da construção do saber dos jovens. Todavia, conforme constatamos, ela é, permeada pela padronização, quando na verdade deveria ser construída com base na diversidade e na singularidade, a exemplo do que se dá com a relação com o saber, que se constrói nas diferentes formas de aprender. | por |
dc.description.abstract | Thinking about School evaluation may seem obvious and even a recurring exercise, after all it isn’t a very recent practice. However, it still occupies a complex space in education and generates diverse discussions, both about your essence and about your consequences. Based on consistent studies in the school environment, it can be believed that sometimes hasty meanings and interpretations are attributed to the evaluation that can lead to the failure of the educational process, especially when the Learning Assessment distances itself from the relationships of individual knowledge, not allowing real construction of knowledge. The general objective of this research was to contribute to the expansion of knowledge about the relationship between Learning Assessment and the construction of knowledge by students from popular environments. As a guiding thread, it started with the following question: how do students from the lower classes understand the Learning Assessment and what is its contribution to the construction of these students' knowledge? We keep the methodology of qualitative research, of the case study type. The operationalization of this case study, matches the application of a questionnaire, with open questions, with a group of teachers and a focus group, with students of High School from a State public school, in Passo Fundo city, in Rio Grande do Sul State. In both approaches, we seek to analyze the contribution of assessment, in the view of Bernard Charlot and his theory of the relationship with knowledge, and in the principles of Learning Assessment as a loving act and mediator of learning, defended by Cipriano Luckesi. In the context of the results, it was found that, contrary to the perspective of the relationship with knowledge, that although they have an understanding of what learning assessment is, and her importance for educational process, there`s an excess of formality, that tends to a traditional searching, that doesn’t mobilize for efficient process. The practices also reflect an evaluative practice that makes learning difficult, condemning students from the lower classes, who already have a naturally complex life, to failure, and discouragement to learn. They announce that the Assessment of Learning is still an intricate task, which hinders the construction of young people's knowledge, being permeated by the standardization of a process that itself built on diversity and singularity, as well as the relationship with knowledge, which itself builds on the different ways of learning. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-09-19T19:19:55Z No. of bitstreams: 1 2022WylanaCristinaSouza.pdf: 862014 bytes, checksum: c882ee3df5c72a40d0c22d4910a563c7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-19T19:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022WylanaCristinaSouza.pdf: 862014 bytes, checksum: c882ee3df5c72a40d0c22d4910a563c7 (MD5) Previous issue date: 2022-08-22 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Escolas públicas | por |
dc.subject | Jovens - Avaliação | por |
dc.subject | Famílias pobres | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A construção da avaliação da aprendizagem para a construção da relação com o saber dos jovens dos meios populares: um estudo sob a ótica de estudantes do ensino médio de uma escola pública | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022WylanaCristinaSouza.pdf | Dissertação Wylana Cristina Alves de Souza | 841.81 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.