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dc.creatorZardo-Morescho, Sandra Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0495783234152564por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661213429808142por
dc.contributor.advisor-co1Zilli, Julcemar Bruno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711121596112027por
dc.date.accessioned2022-09-09T00:35:00Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.identifier.citationZARDO-MARESCHO, Sandra Maria. Gestão escolar democrática na percepção de professores de rede estadual de ensino de Santa Catarina: que sentidos? Quais revelações?. 2022. 2018 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2289-
dc.description.resumoA presente tese fundamenta-se na Gestão Escolar Democrática a partir da percepção de professores que atuam nas escolas públicas pertencentes à rede estadual de ensino de Santa Catarina. O seu objetivo geral consiste em anunciar indicadores da presença da Gestão Escolar Democrática na escola de educação básica da rede estadual de ensino de Santa Catarina a partir das percepções de seus professores. O problema que impulsionou a pesquisa formula-se na pergunta: O que revelam as percepções de professores de educação básica da rede estadual de ensino de Santa Catarina sobre a Gestão Escolar Democrática no cotidiano de suas escolas? O estudo recorre a Fraser (2002; 2006; 2007) para discutir os conceitos de reconhecimento e paridade participativa em favor da justiça social. A fundamentação dos termos democracia, política educacional e Gestão Escolar Democrática contou com o apoio de Rosenfield (2007), Saviani (2008; 2017), Cury (2007), Dourado (2007), Esquinsani e Dametto (2018), Lima (2011; 2013; 2014), Mendonça (2001), Oliveira, Moraes e Dourado (2008), Paro (1995; 2016; 2018), Souza (2009; 2012; 2014; 2016), Vieira (2007) e Zavieruka e Bordignon (2016). Também analisa a gestão democrática com base nos seguintes documentos: Carta de Goiânia (ANDE; ANPED; CEDES, 1986), Constituição da República Federativa do Brasil (BRASIL, 1988), Constituição do Estado de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 1989), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), Plano Estadual de Educação (2015a), Decreto nº 1.794/2013 (SANTA CATARINA, 2013) e o Decreto nº 194/2019 (SANTA CATARINA, 2019c). A produção dos dados empíricos deu-se por meio de questionário online, de múltipla escolha, elaborado a partir do Google Formulários, dirigido a docentes da rede estadual de ensino de Santa Catarina, com vistas a captar percepções acerca da Gestão Escolar Democrática. A análise toma por base as seguintes categorias: a. Percepção do professor sobre a gestão democrática; b. A gestão democrática no cotidiano escolar e a participação do professor; e c. Implicações para a prática da gestão democrática. A pesquisa, de concepção teórica epistemológica pluralista (TELLO; MAINARDES, 2012), caracteriza-se como exploratória, de análise qualitativa e quantitativa, a partir de uma amostragem não-probabilística. Tem como base de análise o método analítico-reconstrutivo e identifica-se com a vertente teórica pós-estruturalista (MAINARDES, 2006). Os resultados sugerem que a gestão democrática materializa-se nas escolas, haja vista que a maioria dos respondentes indicou práticas e mecanismos que a ela pertencem, ressaltando a relevância da participação e do diálogo. Contudo, também aponta-se que existem profissionais que não reconhecem a presença da gestão democrática em suas escolas, o que pode estar relacionado com as sucessivas políticas de governo que influenciam diretamente as dinâmicas da gestão, adiando a materialização de uma Gestão Escolar Democrática. Conclui-se, sinalizando a importância de a gestão democrática alicerçar-se em políticas de Estado, cuja continuidade seja marcada pela participação, diálogo, tomada de decisão coletiva e aprendizado permanente de quem dela participa.por
dc.description.abstractThis thesis is based on Democratic School Management from the perception of teachers who work in public schools belonging to the state education network of Santa Catarina. Its main objective is to announce indicators of the presence of Democratic School Management in the basic education school of the state education network of Santa Catarina from the perceptions of its teachers. The problem that drove the research is formulated in the question: What do the perceptions of basic education teachers from the state education network of Santa Catarina reveal about Democratic School Management in the daily life of their schools? The study resorts to Fraser (2002; 2006; 2007) to discuss the concepts of recognition and participatory parity in favor of social justice. The foundation of the terms democracy, educational policy and Democratic School Management was supported by Rosenfield (2007), Saviani (2008; 2017), Cury (2007), Dourado (2007), Esquinsani and Dametto (2018), Lima (2011; 2013; 2014), Mendonça (2001), Oliveira, Moraes and Dourado (2008), Paro (1995; 2016; 2018), Souza (2009; 2012; 2014; 2016), Vieira (2007) and Zavieruka and Bordignon (2016). It also analyzes democratic management based on the following documents: Charter of Goiânia (ANDE; ANPED; CEDES, 1986), Constitution of the Federative Republic of Brazil (BRASIL, 1988), Constitution of the State of Santa Catarina (SANTA CATARINA, 1989), Law of Directives and Bases of Education (BRAZIL, 1996), National Education Plan (BRASIL, 2014), State Education Plan (2015a), Decree nº. 1,794/2013 (SANTA CATARINA, 2013) and Decree nº. 194/2019 (SANTA CATARINA, 2019c). The production of empirical data took place through an online multiple-choice questionnaire, prepared using Google Forms, aimed at teachers from the state education network of Santa Catarina, with a view to capturing perceptions about Democratic School Management. The analysis is based on the following categories: a. Teacher's perception of democratic management; b. Democratic management in daily school life and teacher participation; and c. Implications for the practice of democratic management. The research, with a pluralist epistemological theoretical conception (TELLO; MAINARDES, 2012), is characterized as exploratory, with qualitative and quantitative analysis, based on non-probabilistic sampling. It is based on the analytical-reconstructive method and identifies with the post-structuralist theoretical approach (MAINARDES, 2006). The results suggest that democratic management is materialized in schools, given that most respondents indicated practices and mechanisms that belong to it, emphasizing the relevance of participation and dialogue. However, it is also pointed out that there are professionals who do not recognize the presence of democratic management in their schools, which may be related to the successive government policies that directly influence the dynamics of management, postponing the materialization of a Democratic School Management. It concludes, signaling the importance of democratic management being based on State policies, whose continuity is marked by participation, dialogue, collective decision-making and permanent learning of those who participate in it.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-09-09T00:35:00Z No. of bitstreams: 1 2022SandraMariaZardoMorescho.pdf: 2405866 bytes, checksum: 032f0e2201a2bd7817fc5a36a8c713c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-09T00:35:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022SandraMariaZardoMorescho.pdf: 2405866 bytes, checksum: 032f0e2201a2bd7817fc5a36a8c713c0 (MD5) Previous issue date: 2022-07-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolas públicas - Administração - Santa Catarinapor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão escolar democrática na percepção de professores de rede estadual de ensino de Santa Catarina: que sentidos? Quais revelações?por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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