???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tonial, Celine Natali Daronchi | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1779592519123658 | por |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Adriano Canabarro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1841882790688813 | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T00:16:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-11 | - |
dc.identifier.citation | TONIAL, Celine Natali Daronch. A adaptação da educação infantil montessoriana em um contexto de ensino remoto: um estudo de caso. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2288 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata sobre a análise de processos educativos da Educação Infantil a partir do conceito da teoria de Montessori e da forma como foram desenvolvidos durante a pandemia do Covid-19 em uma perspectiva de Educação Online. Dessa maneira, toma-se objetivo de investigação, analisar um processo de adaptação da Educação Infantil montessoriana para o ensino remoto durante a pandemia do Covid-19. Em busca de alcançar este propósito, realizou-se um estudo bibliográfico, fundamentado em referenciais teóricos que discorrem sobre a Educação Infantil e a Educação Online, tendo como base as escritas de Lévy (2010 e 2011), Montessori (1987, 2017, 2018 e 2019), Papert (1994) e Silva (2012 e 2014). A partir deste aporte teórico, os procedimentos metodológicos estabeleceram-se em uma pesquisa qualitativa, com abordagem do estudo de caso exploratório descritivo, envolvendo entrevistas. O estudo de caso foi desenvolvido em uma escola particular de Passo Fundo/RS, no ano de 2022. Para melhor compreensão dos processos educacionais ocorridos durante a pandemia do Covid-19, foram selecionados para a pesquisa: a direção, coordenação pedagógica, professores e familiares das crianças da Educação Infantil, em busca das análises das ações e atividades durante este período. Observou-se que, de fato, houve implicações da Educação Online na Educação Infantil, que resultaram em potencialidades e desafios educacionais no período pós-pandemia. A partir das respostas obtidas nas entrevistas, percebemos que aconteceram importantes crescimentos nos sujeitos envolvidos nos processos pedagógicos na pandemia. Dessa maneira, o estudo traz resultados pertinentes às implicações do ensino remoto na Educação Infantil, principalmente no que diz respeito à aprendizagem e socialização das crianças durante o período de pandemia, além das estratégias criadas pela escola para potencializar e qualificar o acesso e a comunicação entre toda a comunidade escolar. Assim, destaca-se que a Educação Online ao ser desenvolvida com estudo, planejamento, intencionalidade e com a utilização de recursos pedagógicos digitais pensados para cada faixa etária, constrói propostas pedagógicas significativas e qualificadas para o ensino e aprendizagem de crianças. | por |
dc.description.abstract | This research concerns the analysis of educational processes in Preschool Education from the concept of Montessori theory and the way they were developed during the Covid-19 pandemic from an Online Education perspective. Thus, it becomes the objective of the investigation to analyze a process of adaptation of Montessori Preschool Education to remote teaching during the Covid-19 pandemic. In order to achieve this purpose, a bibliographical study was carried out, based on theoretical references that discuss Preschool Education and Online Education, based on the researches of Lévy (2010 and 2011), Montessori (1987, 2017, 2018 and 2019), Papert (1994) and Silva (2012 and 2014). From this theoretical contribution, the methodological procedures were established in qualitative research, with a descriptive exploratory case study approach, involving interviews and questionnaires, as well as the analysis of the participating school's blog. The case study will be developed in a private school in Passo Fundo/RS, in 2022. For a better understanding of the educational processes that took place during the Covid-19 pandemic, the following were selected for the research: the direction, pedagogical coordination, teachers and families of children from Kindergarten, in search of analysis of actions and activities during this period. It was observed that, in fact, there were implications of Online Education in Early Childhood Education, which resulted in educational potential and challenges in the post-pandemic period. From the answers obtained in the interviews and the analysis of the potential of the use of the blog, we realized that there were important growths in the subjects involved in the pedagogical processes in the pandemic. Finally, it is emphasized that Online Education can be powerful and qualified, if it is carried out with study, planning, intentionality and with the use of digital pedagogical resources designed for each age group, in addition to the students' understanding of using it as an agent. of learning. The study brings relevant results to the implications of remote teaching in Early Childhood Education, especially with regard to the learning and socialization of children during the pandemic period, in addition to the strategies created by the school to enhance and qualify access and communication between the entire school community. Thus, it is highlighted that Online Education, when developed with study, planning, intentionality and with the use of digital pedagogical resources designed for each age group, builds significant and qualified pedagogical proposals for the teaching and learning of children. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-09-09T00:16:43Z No. of bitstreams: 1 2022CelineNataliDaronchTonial.pdf: 865877 bytes, checksum: 8ba1f0820b785ab997723fd343a749a0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-09T00:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022CelineNataliDaronchTonial.pdf: 865877 bytes, checksum: 8ba1f0820b785ab997723fd343a749a0 (MD5) Previous issue date: 2022-07-11 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Montessori, Método de educação | por |
dc.subject | COVID-19 (Doença) | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A adaptação da educação infantil montessoriana em um contexto de ensino remoto: um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022CelineNataliDaronchTonial.pdf | Dissertação Celine Natali Daronch Tonial | 845.58 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.