Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2287
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem em ciências na educação infantil: estudo de uma sequência didática envolvendo recursos tecnológicos digitais
???metadata.dc.creator???: Rocha, Bruna Eduarda 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente texto refere-se a uma dissertação desenvolvida junto à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, RS. A investigação parte da necessidade de implementar e analisar uma sequência didática que favoreça a aprendizagem de conhecimento científico na Educação Infantil. Além disso, o estudo toma como entendimento que a criança dessa etapa de escolarização não apenas tem condições de dialogar com o conhecimento científico, como o direito que isso lhe seja oportunizado. Para tanto, estrutura uma sequência de atividades apoiada didaticamente nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), de modo a envolver diferentes recursos estratégicos com ênfase nas tecnologias digitais. Como questão central de pesquisa formula-se a seguinte pergunta: como se manifestam nas crianças da Educação Infantil as diferentes aprendizagens no momento em que realizam atividades didáticas voltadas ao conhecimento científico? O objetivo do estudo está em analisar como ocorre, no espaço e tempo escolar da Educação Infantil, as aprendizagens de diferentes naturezas, frente a uma sequência didática voltada a discutir conceitos de Ciências apoiados em recursos didáticos, dentre os quais os tecnológicos digitais. Para o desenvolvimento da pesquisa, estrutura-se uma intervenção didática na temática “Animais da floresta”, envolvendo uma turma de pré-escola (crianças de 4 a 5 anos). A organização didática parte de uma problematização trazida por meio da leitura de uma obra de literatura infantil e finaliza com um momento de diálogo com as crianças. Ao total, são oportunizados sete dias de atividades – sete encontros de três horas, distribuídos de forma consecutiva e ao longo de uma semana de aula. A abordagem investigativa apoia-se na pesquisa qualitativa e na pesquisa-ação, recorrendo aos seguintes instrumentos para produção dos dados: registros da professora – que é a pesquisadora – em seu diário de campo; materiais produzidos pelos alunos durante a aplicação da sequência didática; e videogravações das crianças durante os episódios, especialmente os promotores de debate e discussões. A análise dos dados ocorre por meio da apreciação de episódios de ensino e da triangulação dos dados produzidos, tomando-se como referência as discussões teóricas apresentadas no estudo, especialmente as vinculadas aos tipos de aprendizagem na perspectiva de Henri Wallon. Os resultados do estudo apontam que os tipos de aprendizagens – cognitiva, motora e afetiva coexistem, embora se possa favorecer alguma das aprendizagens em determinadas atividades; que a sequência didática na forma como estruturada permite aulas dinâmicas, contextualizadas e significativas ao processo de aprendizagem; que o conhecimento científico é possível de ser abordado desde as mais tenras idades; e, que as tecnologias digitais representam uma alternativa para potencializar as ações didáticas voltada as diferentes aprendizagens, além de representar um meio de aproximação das crianças no mundo vivencial contemporâneo.
Abstract: The present text refers to a dissertation developed using the research Line of Educational Process of Language in the post-graduation education program at Universidade de Passo Fundo-RS. The investigation begins in the need to implement and analyze a didactic sequence that enhance the learn of scientific knowledge in child education. Furthermore, the research considers that the child in this school level not only have conditions to dialogue with scientific knowledge how they have the right to have this opportunity. For that it structures an activity sequence didactically based on Three Pedagogical Moments (3PM), thus involving different strategic resources with emphasis in digital technologies. As the central research question we can ask: How it's manifested in the children at child education the different learning in the moment they apply the didactically activities based on scientific knowledge? The objective of this research is to analyze how it occurs in school time and space of child education, the learn of different natures associated with a didactic sequence aimed at discussing science concepts supported by didactic resources among which digital technological. For the development of this research it`s necessary a didactic intervention in the thematic “Forest Animals” involving a preschool class (children between 4 and 5 years). The didactic organization starts in a questioning who came from the reading of a child literature and it ends with a moment of dialogue with children. It was spent seven days in the activities – seven three-hour meetings consecutive encounters along of one week of classes. The investigative approach is based on a qualitative research and in action-research, using the following instruments to product data: teachers` diary registration (in this case the researcher), materials produced by the students during the didactic sequence application and videos of children during the episodes especially the ones who promote debates and discussions. The data analysis occurs by the learning episode appreciation and of data produced triangulation using as reference the theoretical discussions presented in the research especially the ones linked to the learning types by Henry Wallon perspectives. The results of the research indicate the learning types – cognitive, motor and affective coexist although it can favor some learnings in determined activities; that the structure of didactic sequence allows dynamical, contextualized and meaningful classes in the learning process; that the scientific knowledge can be since the young ages; and that the digital technologies represent an alternative to enhance the didactic actions for the different learnings beyond to represent an approximation method for children in the contemporary world.
Keywords: Prática de ensino
Tecnologia educacional
Ciências (Ensino fundamental)
Educação infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROCHA, Bruna Eduarda. Aprendizagem em ciências na educação infantil: estudo de uma sequência didática envolvendo recursos tecnológicos digitais. 2022. 179 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2287
Issue Date: 8-Jul-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022BrunaEduardaRocha.pdfDissertação de Bruna Eduarda Rocha2.75 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.