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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Influência da adição de macrofibras nas propriedades mecânicas e de desempenho de brita graduada tratada com cimento
???metadata.dc.creator???: Feldens, Nathani Eduarda de Andrades 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Prietto, Pedro Domingos Marques
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Dalla Rosa, Francisco
???metadata.dc.description.resumo???: O modal rodoviário é o maior entre os modais brasileiros com uma densidade de 0,2 km/km² de área do território do País. No entanto, para impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil são necessários novos investimentos em infraestrutura de transportes. O cenário atual, contudo, é de estagnação no setor rodoviário, em razão da escassez de recursos. Neste contexto desfavorável, deve-se projetar novos pavimentos com materiais alternativos capazes de propiciar um nível adequado de serventia e economia, através da diminuição das manutenções. O presente estudo, portanto, está focado no desenvolvimento de novos materiais para pavimentação e, especificamente, na avaliação de reforço com macrofibras de polipropileno, usualmente utilizadas no concreto, aplicado a uma matriz de brita graduada tratada com cimento (BGTC). O objetivo principal é, a partir da definição de uma dosagem ótima, verificar o comportamento mecânico do material reforçado frente à degradação causada pelo fenômeno da fadiga. Foram realizados ensaios de caracterização física dos materiais, caracterização mecânica e ensaios de fadiga em quatro pontos para combinações entre três porcentagens de cimento (3,4 e 5%) e três porcentagens de fibra (0,1; 0,3 e 0,5%). Os resultados afirmam que as misturas referência apresentam as características necessárias para estabilizar a brita graduada com a dosagem utilizada. O teor de cimento tem influência direta nos resultados encontrados, em relação à compressão simples. A macrofibra, por sua vez, possui um efeito negativo, causando uma diminuição no resultado em razão de suas características de aglutinação, entretanto, produziu uma resposta positiva quando aplicada na BGTC com intuito de diminuir a degradação causada pelo fenômeno de fadiga, propiciando um alongamento das curvas e retardando a ruptura dos corpos de prova.
Abstract: The road mode is the largest among Brazilian modes of transportation, with a density of 0.2 km/km² of the country's territory. However, new investments in transportation infrastructure are needed to boost Brazil's economic development. The current scenario, however, is one of stagnation in the road sector, due to a shortage of resources. In this unfavorable context, new sidewalks must be designed with alternative materials capable of providing an adequate level of serviceability and economy, by reducing maintenance. The present study, therefore, is focused on the development of new materials for paving and, specifically, on the evaluation of reinforcement with polypropylene macrofibers, usually used in concrete, applied to a matrix of cement treated graded gravel (CTCS). The main objective is, from the definition of an optimum dosage, to verify the mechanical behavior of the reinforced material against the degradation caused by the fatigue phenomenon. Physical characterization tests of the materials, mechanical characterization and four point fatigue tests were performed for combinations between three cement percentages (3.4 and 5%) and three fiber percentages (0.1, 0.3 and 0.5%). The results state that the reference mixtures have the characteristics required to stabilize the graded gravel with the dosage used. The cement content has a direct influence on the results found, in relation to simple compression. The macrofiber, in turn, has a negative effect, causing a decrease in the result due to its characteristics of agglutination, however, produced a positive response when applied to the CTCS in order to reduce degradation caused by the fatigue phenomenon, providing a lengthening of the curves and delaying the rupture of the specimens.
Keywords: Pavimentos
Polipropileno
Rodovias
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: FELDENS, Nathani Eduarda de Andrades. Influência da adição de macrofibras nas propriedades mecânicas e de desempenho de brita graduada tratada com cimento. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2281
Issue Date: 31-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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