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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Dittrich, William de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4362053629217361 | por |
dc.contributor.advisor1 | Casagranda, Edison Alencar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8913312009600510 | por |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T17:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.citation | DITTRICH, William de Souza. O potencial formativo da cultura pop : expressões da condição humana na contemporaneidade, 2022, 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2255 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho dissertativo consiste em um esforço de aproximação entre a cultura pop, enquanto fenômeno cultural contemporâneo, e os processos formativos atuais. A cultura, por ser o resultado da interação do homem com o outro e com o mundo a sua volta em um determinado tempo, portanto, em constante mutação, expressa de forma simbólica a própria condição humana. A contemporaneidade traz consigo um novo estilo cultural e artístico que, guardadas as devidas e necessárias críticas, oferta uma série de recursos lúdicos por meio das narrativas, da fantasia e do imaginar. Tais recursos são capazes de mobilizar os sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem. A presente dissertação toma como questão norteadora a hipótese especulativa da potencialidade formativa contida dentro da cultura pop. Para tanto, adota como método a pesquisa bibliográfica e explora, com base na teoria psicanalítica proposta por Sigmund Freud, a relação entre tal cultura e as novas formas de expressão do simbólico, assim como seu alcance em relação aos processos formativos. Em suma, defende-se que as obras da cultura pop tornam-se possíveis de serem analisadas e interpretadas, desnudando como a condição humana está sendo expressa a partir delas e como promovem identificações, revelando a importância de se compreender o alcance desses elementos nos diferentes espaços formativos. | por |
dc.description.abstract | This piece of work is an effort of approximation of pop culture, while contemporary cultural phenomenon, with modern formative processes. Culture, being the result of the interaction between man with another and with the world around him in a determined time, therefore, in constant mutation, expresses in symbolic form human condition itself. Contemporaneity brings with it a new cultural and artistic style, that reserving due and necessary criticism, offers a series of ludic resources, through narratives, fantasy and imagination. Such resources are capable of mobilizing subjects in the teaching and learning processes. The present dissertation takes as its guiding question the speculative hypothesis of the formative potential contained within pop culture. For such, it adopts as method bibliographic research and explores, based in the psychoanalytic theory proposed by Sigmund Freud, the relation between such culture and the new ways of expressing the symbolic, as it’s reach in relation to the formative processes. In short, it’s defended that pop culture works are possible to be analyzed and interpreted, laying bare how human condition is being expressed through them and how they promote identifications, revealing the importance of comprehending the reach of these elements in different formative spaces. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-07-18T17:40:45Z No. of bitstreams: 1 2022WilliamdeSouzaDittrich.pdf: 1088355 bytes, checksum: a67f628f881565416add377264c68b4b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-18T17:40:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022WilliamdeSouzaDittrich.pdf: 1088355 bytes, checksum: a67f628f881565416add377264c68b4b (MD5) Previous issue date: 2022-04-12 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Indústria cultural | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O potencial formativo da cultura pop : expressões da condição humana na contemporaneidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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File | Description | Size | Format | |
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2022WilliamdeSouzaDittrich.pdf | Dissertação William de Souza Dittrich | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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