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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Alfabetização científica e tecnológica em contexto de sociedade de risco : diálogos e possibilidades para um ensino de química voltado á formação cidadã
???metadata.dc.creator???: Amaral, Luana Carla Zanelato 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Locatelli, Aline
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo parte da premissa de que o ensino de Química oferecido na educação básica mostra- se pouco satisfatório, principalmente no que se refere à sua contribuição para o desenvolvimento humanístico dos estudantes, contexto que é revelado por sua participação ativa e consciente nos eventos presentes na sociedade. Esse novo olhar sobre o ensino de Química foi identificado, nesta investigação, com o processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) na perspectiva do filósofo belga Gérard Fourez, acrescido das discussões de Ulrich Beck sobre Sociedade de Risco. A problemática anunciada no estudo vincula-se ao modelo observado no sistema educacional de ensino básico, que privilegia o acúmulo de conteúdos direcionados a provas e exames escolares, pouco favorecendo aos estudantes a compreensão e a interação na e com a sociedade. Tal crise que se instala no ensino abriu espaço para a discussão de propostas didáticas no campo da educação científica direcionadas a levar para a sala de aula uma ciência voltada a discutir os aspectos econômicos, políticos, sociais e humanistas, como anunciado por Fourez (1997). Na presente tese, orientando-se por essas discussões teóricas, foi elaborada uma sequência didática voltada a promover uma formação cidadã, contemplando o tema Agrotóxicos, com enfoque no conteúdo de funções orgânicas e solubilidade de compostos orgânicos. O estudo guia-se pela seguinte pergunta: Quais as contribuições de uma proposta de ensino que articula a ACT com as discussões de Sociedade de Risco na busca por promover uma formação cidadã a estudantes do Ensino Médio? O objetivo principal da investigação é analisar, na voz de professores que atuam na Educação Básica, a pertinência da sequência didática elaborada. Essa, por sua vez, foi elaborada com base nos pressupostos da ACT, especialmente focada nos atributos autonomia, domínio e comunicação, bem como nas discussões referentes aos riscos inerentes à tomada de decisões na sociedade contemporânea. A sequência didática foi estruturada em oito encontros (16 períodos de aula) e foi validada junto a um grupo de professores que atuam na Educação Básica por meio de um curso de formação continuada – extensão universitária – realizado em cinco encontros (20 horas). A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e interpretacionista, recorre a três instrumentos para produção dos dados, a saber: questionário aplicado à população em estudo, diário de bordo preenchido pela pesquisadora após cada encontro do curso realizado e entrevistas semiestrutradas com os participantes. Os resultados foram discutidos a partir da Análise Textual Discursiva e organizados em três categorias dadas a priori (Atributos da ACT, Consciência do Risco e Formação Cidadã) e duas emergentes (Interdisciplinaridade e Enfrentamento ao obscurantismo científico). Tais resultados apontam para a pertinência da sequência didática tanto em termos de estruturação teórica, inclusive inferindo um entendimento para a expressão “formação cidadã” a partir dos referenciais estudados, como em termos de sua operacionalização no Ensino Médio. Como aspecto central do estudo, está a oportunidade trazida pela sequência didática para a instituição de um debate sobre questões vinculadas à ciência e à sua importância na vida em sociedade.
Abstract: The study starts from the premise that the Chemystery teaching offered in basic education is unsatisfactory, mainly in terms of its contribution to the humanistic development of students, revealed by their active and conscious participation in events present in society.This new look at the Chemistry teaching was identified, in the present investigation, with the process of Scientific and Technological Literacy (ACT) from the perspective of the Belgian Philosopher Gérard Fourez, in addition to Ulrich Beck's discussions on Risk Society. The problem announced in the study is linked to the teaching model observed in the educational system, which privileges the accumulation of content aimed at school tests and exams, favoring the students to understand and interact in and with society. Such a crisis that settles in teaching has opened space for the discussion of didactic proposals in the field of scientific education and that are aimed at bringing to the classroom a science aimed at discussing economic, political, social and humanistic aspects, as announced by Fourez. (1997). Guided by these theoretical discussions, a didactic sequence was prepared aimed at promoting citizen education, covering the topic of Pesticides, focusing on the content of organic functions and solubility of organic compounds. The study is guided by the following question: What are the contributions of a teaching proposal that articulates the ACT with the Risk Society discussions in the quest to promote a citizen education to high school students? The main objective of the investigation is to analyze in the voice of teachers who work in basic education, the pertinence of the elaborate didactic sequence. This, in turn, was elaborated based on the assumptions of the ACT, especially focused on the attributes autonomy, mastery and communication, as well as discussions regarding the risks inherent to decision-making in contemporary society. The didactic sequence was structured in eight meetings (16 class periods) and was validated with a group of teachers who work in basic education, through a continuing education course - university extension, held in five meetings (20 hours). The qualitative, descriptive and interpretive research uses three instruments to produce the data, namely: a questionnaire applied to the population under study, a logbook filled in by the researcher after each meeting of the course held and semi-structured interviews with the participants. The results were discussed based on Discursive Textual Analysis and organized into three categories given a priori (Attributes of ACT, Risk Awareness and Citizenship) and two emerging ones (Interdisciplinarity and Fighting Scientific Obscurantism). Such results point to the relevance of the didactic sequence both in terms of theoretical structuring, including inferring an understanding of the expression citizen education from the studied references, and in terms of its operationalization in High School. As a central aspect of the study is the opportunity brought by the didactic sequence to the institution of debate on issues related to science and its importance in life in society.
Keywords: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Avaliação de riscos - Aspectos sociológicos
Cidadania - Estudantes
Material didático
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: AMARAL, Luana Carla Zanelato do. Alfabetização científica e tecnológica em contexto de sociedade de risco : diálogos e possibilidades para um ensino de química voltado á formação cidadã. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2254
Issue Date: 2-Jun-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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