???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/224
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Arcari, Wilson Luiz | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4228014346488950 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kalil, Rosa Maria Locatelli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8565025033562422 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:55:28Z | - |
dc.date.available | 2009-08-21 | - |
dc.date.issued | 2007-01-26 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/224 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa visa a obter um inventário da infra-estrutura e de alterações no uso do solo, na expansão e na circulação urbana do município de São Sebastião do Caí com a duplicação da rodovia RS-122. Identifica, através de avaliações da ocupação do território, da legislação pertinente e dos projetos existentes, os impactos dessa obra viária no município, cujo planejamento urbano local encontra-se incipiente. A legislação municipal urbana atual vigora desde 1982, com alterações posteriores. O tema do estudo de caso torna-se de extrema importância pela sua localização, entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Aglomeração Urbana Nordeste, no trecho médio do principal eixo industrial do Estado do Rio Grande do Sul. Nessas regiões estão concentrados mais de um terço da população e dois terços do Produto Interno Bruto do estado. Na sede da cidade de São Sebastião do Caí, a execução de uma variante no traçado da antiga rodovia permite a expansão urbana, já que barreiras naturais dificultavam tal condição. A duplicação e o novo traçado da rodovia RS-122 provocam mudanças na ocupação, no uso do solo, na mobilidade e na circulação urbana, nas estradas e vias interligadas, cujas alterações sugerem revisões, não só na legislação pertinente como também numa dinâmica de planejamento atual. O tema trata de um processo, em constante realimentação, cujas ações se inter-relacionam e devem ser periodicamente analisadas no planejamento da cidade. O estudo recomenda subsídios para o planejamento urbano de São Sebastião do Caí, cujos resultados podem ser utilizados em outros municípios em situação similar | por |
dc.description.abstract | The present research aims to get an inventory of the below-structure and of alterations in the use of the soil, in the expansion and in the urban circulation of the city of São Sebastião do Caí with the duplication of highway RS 122. It identifies, through evaluations of the occupation of the territory, the pertinent legislation and the existing projects, the impacts of this road workmanship in the city, whose local urban planning is found incipient. The current urban legislation is applied since 1982, with posterior alterations. The subject of this case study research is very important by its localization, between the Metropolitan Region of Porto Alegre and the Northeast Urban Agglomeration, in the medium lane of the main industrial axis of the State of Rio Grande do Sul. In these regions more than one third of the population and two third of the state s Gross Industrial Project are concentrated. In the headquarters of the city of São Sebastião do Caí, the execution of a variant in the tracing of the old highway allows the urban expansion, since natural barriers hindered such condition. The duplication and the new tracing of highway RS-122 provoke changes in the occupation, in the use of the soil, in the mobility and in the urban circulation, in the linked roads and highways, whose alterations suggest revisions, not only in the pertinent legislation, but also in a dynamics of current planning. The subject deals with a process, in constant feedback, whose actions self interrelate and must periodically be analyzed in the planning of the city. The study recommends subsidies for the urban planning of São Sebastião do Caí whose results can be used in other similar situations | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T17:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007WilsonLuizArcari.pdf: 12226192 bytes, checksum: 70fff2d9e6fe2968e86dc7b753054c02 (MD5) Previous issue date: 2007-01-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Planejamento urbano | por |
dc.subject | Solo urbano - Uso | por |
dc.subject | Infra-estrutura (Economia) - São Sebastião do Caí (RS) | por |
dc.subject | Land use, Urban | eng |
dc.subject | City planning | eng |
dc.subject | Infrastructure (Economics) | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | por |
dc.title | Infra-estrutura e inventário municipal : o caso de São Sebastião do Caí, RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2007WilsonLuizArcari.pdf | 11.94 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.