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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A importância da aquisição da língua de sinais na constituição humana da criança surda.
???metadata.dc.creator???: Reveilleau, Monique Giusti 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Diedrich, Marlete Sandra
???metadata.dc.description.resumo???: O tema desta pesquisa é a importância da língua de sinais como forma de garantir a constituição humana da criança surda na aquisição da linguagem. Tem por objetivo geral analisar o papel da língua de sinais na constituição humana da criança surda na aquisição da linguagem. Além desse objetivo, pretende também aprofundar os conhecimentos científicos em torno da obra de Émile Benveniste, a fim de melhor compreender os conceitos de língua e linguagem que fundamentam o trabalho; refletir acerca da propriedade simbólica que constitui as línguas e a constituição humana na linguagem, promover a discussão e a compreensão acerca da necessidade de se garantir à criança surda o acesso ao aprendizado da língua de sinais como primeira língua. Para tanto, fundamenta-se nos princípios de língua e linguagem advindos dos estudos da enunciação na perspectiva benvenistiana. Para Benveniste (1989), a enunciação compreende o ato individual do locutor se apropriar da língua. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com elementos de pesquisa narrativa e estudo de caso, uma vez que é recuperada, ao longo da investigação, a experiência de dois alunos surdos do Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis e sua relação com a língua de sinais. É importante destacar o fato de a pesquisadora, professora desses alunos, também ser surda. Em função dessa singularidade, seu relato de vivência da língua de sinais se presentifica na pesquisa narrativa e conduz o trabalho como um todo. A investigação se vale de entrevistas com os alunos e seus familiares, no formato vídeo visual, e de registros de dados. As análises são conduzidas por princípios da abordagem enunciativa benvenistiana e revelam a importância primordial da língua de sinais na constituição humana do sujeito surdo, uma vez que ela possibilita ao indivíduo surdo sua inserção na vida em sociedade, o que se dá sempre na relação com o outro e com a cultura.
Abstract: The theme of this research is the importance of sign language as a way to guarantee the subjective constitution of the deaf child in language acquisition. Its general objective is to analyze the role of sign language as a way to guarantee the subjective constitution of the deaf child in language acquisition. In addition to this objective, it also intends to deepen the scientific knowledge around the work of Émile Benveniste, in order to better understand the concepts of language that underlie the work; reflect on the symbolic property that forms different languages and their human constitution; promote the discussion and raise awareness about the need to guarantee deaf children access to learning sign language as a first language. To do so, it utilizes the principles of language derived from Benveniste’s studies of enunciation (‘Énonciation’). For Benveniste (1989), enunciation encompasses the speaker's individual act of appropriating the language. This is a bibliographic study with narrative and case study research elements, informed by the experience of two deaf students from Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis and their relationship with sign language. It is important to highlight the fact that the researcher, the teacher of these students, is also deaf. Due to this singularity, the researcher’s account of the experience of sign language is present in the narrative research and leads the work as a whole. The investigation makes use of video interviews with students and their families, as well as data records. Rooted in the principles of Benveniste’s theory of enunciation, the analyses reveal the primordial importance of sign language in the human constitution of deaf individuals, given that it allows them to be integrated into society, an act that occurs through forming relationships with others and with that society’s culture.
Keywords: Linguagem brasileira de sinais
Crianças surdas
Aquisição de linguagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: REVEILLEAU, Monique Giusti. A importância da aquisição da língua de sinais na constituição humana da criança surda. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2243
Issue Date: 28-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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