???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2165
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rizzi, Alessandra | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2328364494292233 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mühl, Eldon Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 | por |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T16:51:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
dc.identifier.citation | RIZZI, Alessandra. Sensibilidade estética no uso das tintas naturais : pensando a prática da educadora Maria Lucina Busato Bueno. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2165 | - |
dc.description.resumo | Partindo da prática da educadora e artista Maria Lucina Busato Bueno, que se dedicou à pesquisa e ao uso artístico das tintas naturais, busca-se analisar a experiência estética e pedagógica por ela proposta na educação artística escolar. A problemática de pesquisa traduzse na seguinte questão: O quanto as práticas com tintas naturais na arte e educação podem despertar ou instigar ainda mais as pessoas a serem sensíveis ao entorno, especialmente à natureza e aos demais indivíduos com os quais convivem? A dissertação tem como objetivo investigar de que modo o uso tintas naturais, tendo como modelo da proposta desenvolvida pela artista e professora Maria Lucina, pode proporcionar uma experiência que permite a criação, reflexão e investigação dos educandos e desenvolver a sua sensibilidade estética, explorando os sentidos da audição, olfato, tato, visão e paladar de forma integral. Pretende-se, desse modo, provocar a produção de novos conhecimentos como forma de fomentar a criatividade, a sensibilidade e a interdisciplinaridade nas áreas de artes e educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em artes e educação, conforme a define Fortin e Gosselin (2014), tendo como referência principal textos, obras artísticas e outros registros da professora e artista produzidos na interação com seus alunos. A dissertação apresenta os seguintes tópicos: no primeiro, esclarece a relação entre a arte e a educação e o surgimento da utilização das tintas naturais nas artes; no segundo, apresenta a proposta de educação da educadora referente à utilização das tintas naturais em artes; no terceiro tópico, identifica e explora o potencial estético e pedagógico do projeto da artista e educadora. A conclusão destaca que a pesquisa da artista e professora Maria Lucina Busato Bueno é de grande relevância para o meio artístico e pedagógico. A sistematização do processo de produção de tintas naturais e sua utilização em práticas pedagógicas e artísticas revela tanto o afeto da artista pelo assunto quanto sua intensa atividade de pesquisa em torno do tema. Sua obra torna acessível o resultado de seu trabalho a outros educadores, esclarece dúvidas em relação aos processos e traz novos elementos que possibilitam levar sua proposta para sala de aula, contribuindo para a humanização pela sensibilidade estética de educandos e educadores. | por |
dc.description.abstract | Based on the practice of the educator and artist Maria Lucina Busato Bueno who dedicated herself to research on the artistic use of natural ink, we seek to analyze the aesthetic and pedagogical experience proposed by her in arts education in school. The research problem translates into the following question: How much can practices with natural ink in arts and education awaken or incite even more people to be sensible to their surroundings, especially to nature and to other individuals with whom they live with? The dissertation, taking as its model the proposal developed by the artist and professor Maria Lucina, aims to investigate the way that the use of natural ink can provide an experience that might permit creation, reflection and investigation of the students, and develop their aesthetic sensibility, exploring the senses of hearing, smell, touch, vision and taste in an integral way. Therefore, it seeks to promote the production of new knowledge as a way of fomenting creativity, sensibility and interdisciplinarity in the fields of arts and education. It is a qualitative research in arts and education, as defined by Fortin and Gosselin (2014), taking as main references texts, artistic work and other records of the professor and artist produced in interaction with her students. The dissertation presents the following topics: first, it explains the relation between art and education, and the emergence of the use of natural inks in arts; in the second topic, it presents Maria Lucina’s educational proposal concerning the use of natural inks in arts; in the third topic, it identifies and explores the aesthetic and pedagogical potential of the project of the artist and educator. The conclusion highlights that the research of the artist and professor Maria Lucina Busato Bueno is of great relevance to the fields of arts and pedagogy. The systematization of the process of production of natural ink and its use in pedagogical and artistic practices reveals not only the artist’s affection for the subject matter, but also her intense activity in research regarding this theme. Her work makes accessible to other educators the result of her effort, clarifies questions in relation to these processes and brings new elements that enable taking her proposal to the classroom, contributing to humanization through aesthetic sensibility for educators and students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-01-28T16:51:46Z No. of bitstreams: 1 2021Alessandra Rizzi.pdf: 4441175 bytes, checksum: 8d4864f7d60553cde15cc1a86f9eda80 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-28T16:51:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021Alessandra Rizzi.pdf: 4441175 bytes, checksum: 8d4864f7d60553cde15cc1a86f9eda80 (MD5) Previous issue date: 2021-08-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Tintas | por |
dc.subject | Estética | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Sensibilidade estética no uso das tintas naturais : pensando a prática da educadora Maria Lucina Busato Bueno | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021Alessandra Rizzi.pdf | Dissertação de Alessandra Rizzi | 4.34 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.