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dc.creatorModes, Josemar Valdir-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336491964559702por
dc.contributor.advisor1Zanotto, Gizele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6880337569075966por
dc.date.accessioned2021-10-28T16:47:48Z-
dc.date.issued2020-05-25-
dc.identifier.citationMODES, Josemar Valdir. A Convenção Batista Independente de Língua Alemã (CIBILA) e a reprodução cultural do tradicionalismo pentecostal (1989-2009). 2020. 295 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2066-
dc.description.resumoEsta tese analisou a Convenção das Igrejas Batistas Independentes de Língua Alemã (CIBILA), que se manifesta num espaço cultural singular, originador de uma região cultural, mas que pela mobilidade populacional da pós-modernidade está imersa em trocas constantes, diluentes das fronteiras estabelecidas, transformando o espaço em uma zona/faixa de fronteira cultural. A tese orientadora da pesquisa foi: A CIBILA, fundada em 1989, é propagadora de uma cultura específica oriunda do entrelaçamento das culturas alemã, russa e sueca, com requintes de adaptação à realidade brasileira, cultura esta que foi elemento constituinte da Convenção e que já foi manifesta pelas igrejas fundadoras inclusive no período em que a Convenção não existia de forma oficial, mas se fazia presente pela integração de igrejas com práticas semelhantes, perpetuando-se nas igrejas que constituem a Convenção na atualidade e que foi denominada de tradicionalismo pentecostal. Para esta análise foi feito um estudo dos imigrantes teuto-russos que chegaram ao noroeste do Rio Grande do Sul e estabeleceram as primeiras comunidades, que fomentaram a CIBILA como também serviram de experimento para a prática convencional. As igrejas que compõem o organismo convencional estão situadas na atualidade nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Para um discurso hegemônico em meio a tantas trocas e para a manutenção desta cultura vetorizada, a CIBILA se valeu de um veículo de imprensa, o Boletim Informativo, fundado em 1989, capaz de divulgar e consolidar a cultura singular destas comunidades, e que funcionava como caixa de ressonância dos seus pensamentos. Seu jornal foi de fundamental importância para a manutenção dos vínculos e a propagação das novas formas de pensar. A cultura propagada por esta Convenção foi denominada no trabalho de Tradicionalismo Pentecostal devido ao hibridismo cultural experimentado e manifesto pela CIBILA, que tem traços das teologias batista alemã tradicional, da teologia pentecostal sueca, adaptados a dois grandes momentos de mobilização social: a migração para a Rússia e a migração para o Brasil.por
dc.description.abstractThis thesis analyzed the Convention of German Language Independent Baptist Churches (CIBILA), which manifests itself in a unique cultural space, originating from a cultural region, but which, due to the population mobility of post-modernity, is immersed in constant exchanges, diluting established borders, transforming space into a cultural boundary zone/band. The guiding thesis of the research was: CIBILA, founded in 1989, propagates a specific culture arising from the intertwining of German, Russian and Swedish cultures, with refinements of adaptation to the Brazilian reality, a culture that was a constituent element of the Convention and which has already it was manifested by the founding churches even in the period when the Convention did not officially exist, but it was present through the integration of churches with similar practices, perpetuating itself in the churches that make up the Convention today and which was called Pentecostal traditionalism. For this analysis, a study was made of German-Russian immigrants who arrived in northwestern Rio Grande do Sul and established the first communities, which fostered CIBILA as well as serving as an experiment for conventional practice. The churches that make up the conventional body are currently located in the states of Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná and Mato Grosso. For a hegemonic discourse amidst so many exchanges and to maintain this vectorized culture, CIBILA used a press vehicle, the Newsletter, founded in 1989, capable of disseminating and consolidating the unique culture of these communities, and which functioned as sounding board of your thoughts. His newspaper was of fundamental importance for the maintenance of links and the propagation of new ways of thinking. The culture propagated by this Convention was named in the work of Pentecostal Traditionalism due to the cultural hybridism experienced and manifested by CIBILA, which has traces of traditional German Baptist theologies, of Swedish Pentecostal theology, adapted to two great moments of social mobilization: migration to Russia and migration to Brazil.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-10-28T16:47:48Z No. of bitstreams: 1 2020JosemarValdirModes.pdf: 17909967 bytes, checksum: 4af9e4e1d1b9dd80d2186070de243803 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-28T16:47:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020JosemarValdirModes.pdf: 17909967 bytes, checksum: 4af9e4e1d1b9dd80d2186070de243803 (MD5) Previous issue date: 2020-05-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIgrejas batistaspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectTeologiapor
dc.subject.cnpqTEOLOGIA::HISTORIA DA TEOLOGIApor
dc.titleA Convenção Batista Independente de Língua Alemã (CIBILA) e a reprodução cultural do tradicionalismo pentecostal (1989-2009)por
dc.title.alternativeThe German Language Independent Baptist Convention (CIBILA) and the cultural reproduction of Pentecostal traditionalism (1989-2009)eng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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