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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2048
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Laercio Fernandes dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4600484390237161 | por |
dc.contributor.advisor1 | Diedrich, Marlete Sandra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6782277245474708 | por |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T20:01:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Laercio Fernandes dos. Invasão cultural: uma experiência de vocalização do texto poético. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2048 | - |
dc.description.resumo | O tema central desta investigação é a experiência de vocalização do texto poético escrito no Projeto Invasão Cultural, uma experiência na linguagem. Trata-se de uma reflexão derivada do princípio benvenistiano segundo o qual a língua é efetuada em uma instância de discurso, que emana de um locutor, forma sonora que atinge um ouvinte e que suscita uma outra enunciação de retorno. A menção à forma sonora motiva o seguinte questionamento: o que revelam os dizeres dos estudantes sobre sua experiência de vocalização do texto poético, uma experiência na linguagem, vivenciada no Projeto Invasão Cultural? Para responder a esse questionamento, a investigação se pauta nas seguintes relações enunciativas: a) falante-língua, b) falante-língua na manifestação poética, e c) falante-outro. O trabalho encontra sua explicação na adoção de uma perspectiva de leitura da obra benvenistiana, centrada na busca pela elucidação dos conceitos e princípios definidores da enunciação como experiência do homem na linguagem. Além disso, a pesquisa busca suporte em trabalhos desenvolvidos recentemente acerca do aspecto vocal, destacando-se, entre eles, a concepção de arranjo vocal, de Diedrich (2015); e de vocalização, segundo Juchem (2017), trabalhos centrados na noção de aspecto vocal como um dos aspectos da enunciação. A pesquisa se ancora na ideia de que, no ato de vocalização do texto poético escrito, o locutor se apropria do escrito e assume, via arranjos vocais particulares, o papel de sujeito, efetuando-se, assim, a re-novação do discurso. Nesse ato de apropriação, o locutor, via arranjos vocais particulares, ocupa seu espaço de dizer e implanta o outro diante de si. Essa relação do falante- língua, falante-língua na manifestação poética, e falante-outro revela a atualização da significação e suscita, ao lado de uma estrutura material, uma estrutura imaterial, a comunicação de significados, substituindo os acontecimentos ou as experiências pela sua evocação. O objetivo é refletir, a partir da análise dos dizeres dos estudantes protagonistas do ato enunciativo sobre a experiência de vocalização do texto poético vivenciada no Projeto Invasão Cultural, uma experiência de ensino de língua. Sendo assim, trata-se de um estudo centrado na noção de enunciação, mas que se volta para o grande campo da linguagem, para a experiência do homem na linguagem via relação de significação mobilizada na vocalização do poético. A investigação se justifica a partir de dois elementos norteadores: o primeiro deles está diretamente ligado à prática pedagógica do pesquisador, a qual se marca por um trabalho com a língua em sua manifestação poética via vocalização; o segundo diz respeito à possibilidade de se pensar a relação entre o ensino de língua e literatura a partir de um olhar pautado por uma abordagem enunciativa. Para tanto, analisam-se enunciações derivadas do Projeto Invasão Cultural (Passo Fundo – RS). O referido projeto se caracteriza pela realização de performances de estudantes da Educação Básica que, seguindo orientações do professor, se apropriam de textos poéticos escritos via vocalizações particulares frente a um determinado público. Dessa forma, a pesquisa encontra sua dupla importância: revela-se potencial para a ampliação e aprofundamento dos estudos em torno das noções teóricas propostas; apresenta-se como possibilidade de qualificação do trabalho com o ensino de língua e literatura na escola. Os resultados alcançados indicam que a experiência de vocalização do texto poético evoca sentidos particulares vivenciados na historicidade do sujeito na linguagem e exerce importante papel na constituição do estudante nas aulas de língua e literatura. | por |
dc.description.abstract | The core of this investigation is the experience of vocalizing written poetic texts within a language experience project entitled Invasão Cultural. It is a reflection derived from the Benvenistian principle according to which language is performed in an instance of discourse, that emanates from a speaker, a sound form that reaches a listener and brings about another enunciation in return. The mention of the sound form motivates the following question: What do students say about their experience of vocalizing the poetic text, a language experience undergone in the Invasão Cultural Project? To answer this question, the present investigation is based on the following enunciative relationships: a) speaker to language, b) speaker to language in the poetic instance, and c) speaker to someone else. The study finds its justification in the adoption of Benveniste’s work perspective, centered in the search for the elucidation of the concepts and principles that define enunciation as the experience of mankind with language. In addition, this research is supported by recently developed studies on the vocal aspect of language, among which is the concept of vocal arrangement, by Diedrich (2015); and vocalization by Juchem (2017), works that are focused on the notion of voicing as one of the aspects of enunciation. The research is anchored in the idea that, in the act of vocalizing poetry, the speaker takes ownership of the text and assumes, through particular vocal arrangements, the role of a subject, thus renovating the discourse. By using special vocal arrangements in this act of appropriation, the speaker takes over the place of saying and introjects another one before himself. These relationships of a speaker to language, a speaker to language in the poetic instance, and a speaker to someone else reveal the updating of meaning, and raises, alongside a material structure, an immaterial structure, the communication of meanings, replacing events or experiences by their evocation. The aim here is to reflect on the analysis of statements of the students who were protagonists in such enunciative acts about their experience in vocalizing poetic texts within the Invasão cultural project, a language-learning experience. Thus, this study is focused on the notion of enunciation, but it turns to the great field of language, and the experience of mankind with language by the relation of meanings that impel from poetry vocalization. The investigation is justified by two guiding elements: the first is directly linked to the researcher's pedagogical practice, which is marked by the work with language in its poetic manifestation via vocalization; the second concerns the possibility of conceiving the teaching of language and literature through an enunciative approach. To this end, the statements extracted from The Invasão Cultural Project (Passo Fundo - RS) are hereby analyzed. The aforementioned project is characterized by the performance of High School students who, following their teacher's guidance, take ownership of written poetic texts by particular vocalizations before a certain audience. In this way, this research finds its double importance: it potentially deepens and expands studies around the proposed theoretical notions; and it presents itself as a possibility of qualifying the teaching of language and literature at school. The results achieved indicate that the experience of vocalizing poetry elicits particular meanings experienced in the historicity of the subject with their language and plays an important role in the constitution of students in language and literature classes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-06-09T20:01:23Z No. of bitstreams: 1 2020LaercioFernandedosSantos.pdf: 535869 bytes, checksum: 1c60323b07725f1612d5d5fd73245f27 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-09T20:01:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020LaercioFernandedosSantos.pdf: 535869 bytes, checksum: 1c60323b07725f1612d5d5fd73245f27 (MD5) Previous issue date: 2020-11-26 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Invasão cultural: uma experiência de vocalização do texto poético | por |
dc.title.alternative | Cultural invasion: an experience of vocalizing the poetic text | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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2020LaercioFernandedosSantos.pdf | Dissertação Laercio Fernandes dos Santos | 523.31 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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