???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2031
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lodi, Catiana Dallacort | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/871853154955345 | por |
dc.contributor.advisor1 | Sturm, Luciane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2133499929455953 | por |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T19:17:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
dc.identifier.citation | LODI, Catiana Dallacort. Ghe zera una volta... o ensino de talian como língua adicional para crianças: uma proposta didática a partir da contação de história. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2031 | - |
dc.description.resumo | Este estudo, de natureza qualitativa e caracterizado como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica (PIP), assume como objetivo geral investigar as potencialidades de uma Proposta Didática (PD), voltada ao ensino de talian para crianças, a partir da contação de história, para a aquisição e retenção de vocabulário no referido idioma, por meio da interação em sala de aula. O estudo foi desenvolvido em formato de oficina, com uma turma multisseriada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Silva Jardim, Camargo, RS. Tal pesquisa emergiu da importância dada à preservação de idiomas, como o talian, visto que ainda resistem ao tempo, apesar da redução do número de falantes que o utilizam para a comunicação. A PD foi planejada dentro da perspectiva sociointeracional/sociocultural da corrente vygotskyana (VYGOTSKY, 2007; 2008), tomando por base estudiosos brasileiros que desenvolveram seus estudos sobre LAC como Rocha (2006, 2007, 2008), Tonelli (2010), Tonelli e Lima (2013), Tonelli e Pádua (2017). O gênero textual articulador para a elaboração de atividades foi uma história oral autêntica, contada entre os descendentes de italianos. As atividades foram planejadas a partir dos princípios para ensino de LAC (LONDRINA, 2013), especialmente a interação e a ludicidade. Para a geração dos dados foram utilizados registros em diário e gravações em áudio, obtidos durante o desenvolvimento das 12 horas de aulas, questionário respondido pelas famílias e entrevistas com os profissionais diretamente envolvidos com a turma. A partir dos dados gerados ao longo do processo, foi realizada a análise interpretativa, a fim de verificar as potencialidades da proposta desenvolvida. A pesquisa buscou verificar se a contação de história pode ser uma metodologia eficiente para a aquisição e retenção de vocabulário. O ensino para crianças exige conhecimentos específicos sobre as metodologias mais adequadas para a sua aprendizagem (ROCHA, 2008), já que o ensino para crianças requer o conhecimento teórico e capacidades específicas para esse público, por parte do professor. Os resultados evidenciam a história oral como importante gênero articulador para o processo de ensino da LAC, favorecendo a interação, resultando na aquisição e na retenção do vocabulário, potencializando a aprendizagem da leitura e da escrita em talian, em um contexto lúdico e motivador para a criança. | por |
dc.description.abstract | Questo studio, qualitativo e caraterizato come una pesquisa de tipo intervento pedagogico (PIP), assume come interés principale cercato di indagare la eficacia de una proposta didatica (PD), con el fine de ensegnanza de talian per i bambini, con una stòria parlada, per la acquisizione e la conservazione del vocabolario in quela lengoa. El studio è stato fato con una clase multiseriale dela Scola Comunale de Istruzione Elementare Silva Jardim, Camargo, RS. Tale studio vol firmar la importanza de preservare le lengoe, come el talian, se anca el numero de parlanti che ancora lo dopera per la comunicazione se gapia reduzisto. La PD è stata pianificata, soto la prospetiva socio-interazionale /socioculturale de la corrente Vygotskiana (VYGOTSKY, 2007; 2008). E anca soto a studiosi brasiliani che hano studiá sora LAC come Rocha (2006, 2008), Tonelli (2010), Tonelli e Lima (2013), Tonelli e Pádua (2017). El filone testuale centrale di pianificazione ze stato una autentica storia orale, racontata tra i discendenti degli italiani. E tarefe ze state pensae soto i princípi par la ensegnanza de LAC (LONDRINA, 2013), em especiale la interación e la ludicidade. Par la generación de i dati, gavemo doperá i registri en un diario, registri en audio sora le12 ore de lession, sabatina contestada per le famèie e per i profisionai che gá responsabilidade sora la clase. Dopo de aver i date generati, gavemo fato la analise interpretativa, con el fine de veder la eficacia del lavoro fato. La proposta ha cercato di verificare se contar stòrie pol esser una strategia eficace per la acquisizion e la conservazion del vocabolario. La ensegnanza per i bambini richiede el conocimento de concetti specifici sora le manière più juste per che i impare (ROCHA, 2008), parche la ensegnanza per i bambini ghe vol una conoscenza specifica de le metodologie più eficaci per questo público, per parte del maestro. I risultati mostrano la storia orale come un genere articolato importante per il processo ei ensegnanza del LAC, favorendo la acquisizione e la conservazione del vocabolario, quindi, migliorando el aprendimento de la letura e de la scritura, in un contesto ludico e motivante per el bambino. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-05-25T19:17:22Z No. of bitstreams: 1 2020CatianaDallacortLodi.pdf: 1359250 bytes, checksum: 2c94da949d935bf137e9365100d9eef3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-25T19:17:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020CatianaDallacortLodi.pdf: 1359250 bytes, checksum: 2c94da949d935bf137e9365100d9eef3 (MD5) Previous issue date: 2020-09-10 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Dialetologia | por |
dc.subject | Linguagem e línguas | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.title | Ghe zera una volta... o ensino de talian como língua adicional para crianças: uma proposta didática a partir da contação de história | por |
dc.title.alternative | Ghe zera una volta ... la enseñanza taliana como lenguaje adicional para los niños: una propuesta didáctica basada en la narración | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020CatianaDallacortLodi.pdf | Dissertação Catiana Dallacort Lodi | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.