???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Scorteganha, Amábile Cristina Novaes | - |
dc.creator.Lattes | 02204091022 | por |
dc.contributor.advisor1 | Caimi, Flávia Eloisa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1558926679940968 | por |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T21:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
dc.identifier.citation | SCORTEGANHA, Amábile Cristina Novaes. Escolhas e usos do livro didático de arte: perspectivas de professores. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2030 | - |
dc.description.resumo | A temática desse estudo trata das escolhas e dos usos do livro didático de Arte (LDA), mediante a sua recente seleção, aquisição e distribuição no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), para as escolas públicas brasileiras. Com o objetivo geral de analisar os processos de escolha e usos do livro didático de Arte na perspectiva de professores da rede pública de ensino do município de Passo Fundo/RS, a pesquisa traz como objetivos específicos: a) analisar os critérios utilizados pelos professores para a escolha do LDA; b) compreender o lugar da avaliação de livros didáticos na formação docente; c) avaliar a relação entre as concepções de ensino de Arte e os usos do LDA; e d) problematizar o caráter de polivalência existente no LDA. A metodologia adotada comporta uma investigação qualitativa que consiste no estudo de casos múltiplos, abordando a temática do livro didático de Arte. A pesquisa teve como ponto de partida a consulta bibliográfica em teses, dissertações, anais e artigos publicados em revistas e periódicos. Dessa forma, foram desenvolvidas duas estratégias de produção de dados: análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. Para a análise documental trabalhou-se com o Edital de Convocação do PNLD 2017, o Guia de Livros Didáticos de Arte e os LDA do ensino fundamental selecionados no âmbito do PNLD 2017. As entrevistas semiestruturadas ocorreram, em visita exploratória, no município de Passo Fundo/RS, envolvendo a assessora do Livro Didático, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Educação (SME), e 10 professores da rede pública de ensino com formação específica em uma das áreas da Arte. O critério utilizado para a participação dos professores foi o aceite em responder as questões acerca dos processos de escolhas e usos do LDA. Para a análise dos dados produzidos, foram estabelecidas categorias de análise na perspectiva da técnica de análise de conteúdo, segundo Amado et al. (2013), a saber: 1) Recepção do LDA pelos Professores; 2) Formação do Professor de Arte frente ao LDA; 3) Processos de Escolha do LDA; 4) Os Usos do LDA e de outros Materiais Didáticos; 5) Avaliação do LDA na Perspectiva Docente. Os resultados apontam que os critérios adotados para a escolha do LDA, pelos professores de Arte entrevistados, pautam-se, dentre outros, no alinhamento dos conteúdos aos seus planejamentos, nas concepções de ensino de Arte presentes nos livros, na diagramação dos textos e na qualidade das imagens e dos roteiros de leitura, evidenciando que o Guia de Livros Didáticos não teve papel decisivo nos processos de escolha. Quanto aos usos do LDA por estes professores, verificou-se que ocorrem especialmente nos momentos de planejamento e, pontualmente, em sala de aula, com a seleção de alguns conteúdos a serem abordados com os estudantes, como a leitura de textos e o estudo das imagens presentes nas obras. Conclui-se, portanto, que o LDA ocupa espaço limitado e posição parcial nas aulas do componente curricular Arte dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas de Passo Fundo, por conta dos relatos que evidenciaram a não centralidade do seu uso em sala de aula com os alunos. | por |
dc.description.abstract | The theme of this study deals with the choices and the uses of Art textbooks (AT), due to their recent selection, acquisition and distribution within the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) (National Textbook and Didactic Materials Program), for the Brazilian public schools. The general objective is to analyze the choice processes and the uses of the Art textbook from the perspective of teachers from the public network of the city of Passo Fundo/RS. The research has as specific objectives: a) to analyze the criteria used by the teachers to choose the AT; b) to understand if the assessment of textbooks was done during the teachers education; c) to assess the relation between the conceptions of Art teaching and the uses of the AT; and d) to problematize the polyvalent character existing in the AT. The adopted methodology is a qualitative investigation that consists in the study of multiple cases, approaching the theme of the Art textbook. The research had as a starting point, a bibliographic review in thesis, dissertations, annals and articles published in magazines and periodicals. This way, two data production strategies were developed: document analysis and semi-structured interviews. For the document analysis the Edital de Convocação do PNLD 2017 (Public Notice of Assembly of PNLD 2017), the Guia de Livros Didáticos de Arte (Art Textbooks Guidelines) and the elementary school AT selected in the scope of the PNLD 2017 were used. The semi-structured interviews were done in exploratory visits with the Textbook Advisor, in the 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) (7th Regional Education Coordination Office), with the Coordinator of the Núcleo do Ensino Fundamental (Coordinator of the Elementary School Center), in the Secretaria Municipal de Educação (SME) (City Department of Education), as well as 10 teachers from the public network of the city of Passo Fundo/RS, with specific graduation in one of the fields of Art, who accepted to answer questions about the choice processes and uses of the AT. For the study of the found data, analysis categories were established in the perspective of technical content analysis, according to Amado et al. (2013), namely: 1) The reception of the AT by the teachers; 2) The Art teacher education in relation to the AT; 3) The choice processes of the AT; 4) The uses of the AT and other didactic materials; 5) The assessment of the AT in the Teaching Perspective. The results show that the criteria adopted for the choice of the AT, by the interviewed Art teachers, are guided, among others, in the alignment of the contents to their planning, in the conceptions of Art teaching presented in the books, in the text diagram and in the quality of the images and reading scripts, evidencing that the Guia de Livros Didáticos (Textbook Guidelines) was not a deciding factor in the choice processes. In relation to the uses of the AT by these teachers, it was noted that they occur mainly during the planning moments and, in class, specifically with the selection of some contents to be approached with the students, such as text reading and the study of the images presented. Therefore, it is concluded that the AT occupies a limited space and partial position in the classes of the Art curriculum of the final years of the elementary level of Passo Fundo’s public schools, based on the reports that showed a non-central role in its use inside the classroom with the students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-05-24T21:11:04Z No. of bitstreams: 1 2020AmabileCristinaNovaesScorteganha.pdf: 1382759 bytes, checksum: 43f6fd2ba9e31af7e6ee9e0aba125452 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-24T21:11:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020AmabileCristinaNovaesScorteganha.pdf: 1382759 bytes, checksum: 43f6fd2ba9e31af7e6ee9e0aba125452 (MD5) Previous issue date: 2020-06-05 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Estudo e ensino | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Escolhas e usos do livro didático de arte: perspectivas de professores | por |
dc.title.alternative | Art textbook choices and uses: teachers' perspectives | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020AmabileCristinaNovaesScorteganha.pdf | Dissertação de Amábile Cristina Novaes Scorteganha | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.