???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2024
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Sequência didática para aprender gramática: uma possibilidade metodológica para as aulas de língua inlgesa |
Other Titles: | Didactic sequence to learn grammar: a methodological possibility for English language classes |
???metadata.dc.creator???: | Arend, Tamires Caroline |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Dickel, Adriana |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação é fruto de um processo de formação continuada docente. Dessa forma, a conduta metodológica fundamentou-se nos conceitos da pesquisa-ação (ELLIOT, 1990; STENHOUSE, 1996; MINAYO, 2001). A pesquisa está em consonância com a linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. É uma pesquisa qualitativa que têm como objetivo contribuir na elaboração de uma Sequência Didática para aprender Gramática (SDG) para o ensino-aprendizado da língua inglesa. Para conduzir este estudo, de início, buscou-se situar e trazer para discussão o contexto de ensino e aprendizagem da língua estrangeira (PAIVA, 2005; LEFFA, 1999), bem como tematizar os principais documentos que orientam as propostas para o ensino de línguas: LDB (1996), PCN (1998), RCLRG (2009), BNCC (2018). Com o intuito de compreender esse cenário direcionamos nosso olhar para as pesquisas que foram desenvolvidas na área, bem como as metodologias, os estudos da didática da língua e, principalmente, as teorias que dialogam sobre o papel da gramática no ensino-aprendizagem da língua estrangeira (FIGUEIREDO; PAIVA, 2010; NEVES, 2009; CAMPS, 2006). Na sequência, elaboramos e analisamos uma proposta de SDG (CAMPS, 2006; DICKEL et al, 2016), que visa desenvolver atividades a fim de potencializar os movimentos linguísticos e metalinguísticos que os estudantes podem manifestar ao aprender uma L2/LE. Os resultados indicam que o conhecimento relativo ao funcionamento da língua e a compreensão da metodologia de trabalho é condição fundamental ao professor para que ele possa atuar com mais segurança e, consequentemente, proporcionar aos estudantes momentos significativos em sala de aula. |
Abstract: | This dissertation is the result of a process of continuing teacher education. Thus, the methodological conduct was based on the concepts of action research (ELLIOT, 1990; STENHOUSE, 1996; MINAYO, 2001). The research is in line with the line of research on Educational Processes and Language, of the Graduate Program in Education at the University of Passo Fundo. It is a qualitative research that aims to contribute to the elaboration of a Didactic Sequence to learn Grammar (SDG) for the teaching-learning of the English language. To conduct this study, at first, it was sought to situate and bring to the discussion the context of teaching and learning the foreign language (PAIVA, 2005; LEFFA, 1999), as well as thematizing the main documents that guide the proposals for language teaching : LDB (1996), PCN (1998), RCLRG (2009), BNCC (2018). In order to understand this scenario, we direct our gaze to the researches that were developed in the area, as well as the methodologies, the studies of the language teaching and, mainly, the theories that dialogue about the role of grammar in the teaching-learning of the foreign language. (FIGUEIREDO; PAIVA, 2010; NEVES, 2009; CAMPS, 2006). Next, we developed and analyzed a proposal for SDG (CAMPS, 2006; DICKEL et al, 2016), which aims to develop activities in order to enhance the linguistic and metalinguistic movements that students can manifest when learning an L2 / LE. The results indicate that the knowledge related to the functioning of the language and the understanding of the work methodology is a fundamental condition for the teacher so that he can act more safely and, consequently, provide students with significant moments in the classroom. |
Keywords: | Didática Aprendizagem Prática de ensino Língua inglesa - Gramática Professores - Formação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação – FAED |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | AREND, Tamires Caroline. Sequência didática para aprender gramática: uma possibilidade metodológica para as aulas de língua inlgesa. 2020. f. [114]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2024 |
Issue Date: | 20-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020TamiresCarolineArend.pdf | Dissertação de Tamires Caroline Arend | 3.95 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.