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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Campos de experiência na BNCC e suas implicações na construção de um currículo opara a educação infantil
Other Titles: Fields of experience at BNCC and its implications for building a curriculum for early childhood education
???metadata.dc.creator???: Ghidini, Natália de Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem por objetivo analisar as potencialidades/possibilidades dos Campos de Experiência na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças na educação infantil, buscando responder a seguinte problemática: Como os Campos de Experiência asseguram/possibilitam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil? A metodologia, de abordagem qualitativa ancorou-se em produções bibliográficas e na análise documental, de modo especial a BNCC e as Diretrizes que tratam da educação infantil. A dissertação está estruturada em cinco capítulos, sendo o primeiro a introdução e o último a conclusão. No capítulo segundo, são reconstruídos alguns elementos históricos da construção do conceito de infância e da criança como ator social. O capítulo terceiro analisa a BNCC do ponto de vista dos campos de experiência como base para a construção curricular para a educação infantil. Esse capítulo, também, reflete sobre a organização curricular na perspectiva dos campos de experiência e os direitos de aprendizagem. No quarto capítulo aprofunda-se o conceito de experiência em Dewey e as potencialidades e os desafios para a organização de um currículo por Campos de Experiência como garantia dos direitos de aprendizagem às crianças. A investigação buscou na literatura a fundamentação teórica para analisar a BNCC-EI, como política educacional, por meio da análise de conteúdo dos Campos de Experiência a partir das categorias: infância, experiência e direitos de aprendizagem. Para fundamentar o conceito de criança como ator social foram utilizados os estudos de Agostinho (2014), Sarmento (2004, 2008, 2011, 2013, 2015), Marchi (2010). Para aprofundar o conceito de experiência foram utilizadas as obras de Dewey (1959, 1976, 2002), Abbud (2011) e Aranha (2006). Os estudos de Finco (2015), Barbosa (2009, 2014, 2015, 2016), Fochi (2015) e Oliveira (2017, 2018, 2019) colaboraram para a abordagem interpretativa dos Campos de Experiência. Com a análise do documento da BNCC para a etapa da educação infantil, a pesquisa destaca que os Campos de Experiências oportunizam a efetivação dos direitos (brincar, conhecer-se, participar, expressar, explorar, conviver), pela escola de educação infantil, no momento em que: a) a participação da criança na construção dos projetos pedagógicos; b) a compreensão do princípio da experiência que está nas relações que se fazem através da concepção de interação, ludicidade e continuidade; c) a formação continuada e de qualidade para os profissionais da educação infantil; e) a intencionalidade do (a) professor (a). A pesquisa evidenciou que a BNCC-EI apresenta uma orientação para as propostas da educação infantil que, condicionadas à compreensão de infância, de experiência e de um currículo articulado com os potenciais do cotidiano da escola, podem garantir os direitos das crianças pequenas.
Abstract: The present study aims to analyze the potentialities/possibilities of the experience fields in guaranteeing children's learning rights in early childhood education, seeking to answer the following problem: How do the Experience Fields ensure/enable the child's learning and development rights in child education? The methodology, with a qualitative approach, was anchored in bibliographic productions and document analysis, especially in the National Common Curricular Base - (BNCC) and in the Guidelines for early childhood education. The dissertation is structured in five chapters, the first being the introduction and the last the conclusion. In the second chapter, some historical elements of the construction of the concept of childhood and the child as a social actor are reconstructed. The third chapter analyzes the BNCC from the point of view of the Fields of Experience as a basis for the curriculum construction for early childhood education. This chapter also reflects on the curricular organization from the perspective of the Fields of Experience and the rights of learning and development. In the fourth chapter, Dewey’s concept of experience is deepened, as well as the potentialities and challenges for the organization of a curriculum by Fields of Experience as a guarantee of children's learning rights. The study sought in the literature the theoretical basis for analyzing the BNCC - Early Childhood Education - Educação Infantil (EI), as an educational policy, through content analysis of the Fields of Experience. For this, we started from the categories: childhood, experience and learning rights. The foundations of Agostinho (2014), Sarmento (2004, 2008, 2011, 2013, 2015) and Marchi (2010) were used to found the concept of child as a social actor. To deepen the concept of experience, the works of Dewey (1959, 1976, 2002), Abbud (2011) and Aranha (2006) were used. The studies by Finco (2015), Barbosa (2009, 2014, 2015, 2016), Fochi (2015) and Oliveira (2017, 2018, 2019) collaborated for the interpretative approach to the Fields of Experience. With the analysis of the BNCC document for the stage of early childhood education, the survey highlights that the Fields of Experiences provide for the realization of rights (playing, knowing yourself, participating, expressing, exploring, living together) by the early childhood school when: a) the child participates in the construction of pedagogical projects; b) there is the understanding of the principle of experience that is in the relationships made through the concept of interaction, playfulness and continuity; c) there is continuous and quality training for professionals in early childhood education; e) there is teacher's intentionality. The survey showed that the BNCC-EI presents an orientation to the proposals of early childhood education that, conditioned to the understanding of childhood, experience and a curriculum articulated with the potentialities of the school's daily life, can guarantee the rights of young children.
Keywords: Educação infantil - Currículos
Direito à educação
Educação e Estado
Base Nacional Comum Curricular
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GHIDINI, Natália de Almeida. Campos de experiência na BNCC e suas implicações na construção de um currículo opara a educação infantil. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2017
Issue Date: 25-Aug-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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