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dc.creatorAguirre, Aline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263852026339003por
dc.contributor.advisor1Diedrich, Marlete Sandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6782277245474708por
dc.date.accessioned2021-05-13T13:54:49Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationAGUIRRE, Aline. A criança e a experiência na linguagem poética. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2009-
dc.description.resumoO tema de investigação desta dissertação é a experiência enunciativa: a vivência da linguagem poética da criança em interações verbais produzidas no contexto escolar. Este trabalho se justifica pela possibilidade de estabelecer uma relação entre os estudos acerca da aquisição da linguagem e o trabalho com linguagem poética na Educação Infantil, por meio de um vínculo entre a linguagem da criança e a linguagem poética, que se instaura a partir das interações que a criança estabelece entre a linguagem e a experiência vivenciada com os arranjos poéticos realizados no discurso. Trabalha-se com a hipótese principal de que a criança, em sua vivência de linguagem, assume arranjos poéticos advindos de sua experiência com a linguagem poética em contextos escolares. Com essa hipótese, elege-se como objetivo geral: Identificar, em interações verbais produzidas em contexto escolar, como a criança vivencia a linguagem poética e de que forma tal vivência constitui sua experiência na aquisição da linguagem. A fundamentação teórica tem como principais fontes os princípios enunciativos advindos dos estudos de Benveniste (2006, 2007), a abordagem enunciativa aquisicional de Silva (2009) e o apoio das pesquisas de Diedrich (2015) e Vier (2016), as quais guiam a estruturação e o estabelecimento da relação entre a enunciação e a linguagem poética. Metodologicamente, propõe-se um trabalho aplicado, configurando o que se entende por uma pesquisa-ação, uma vez que, a partir de fundamentos teórico-metodológicos advindos dos estudos na perspectiva enunciativa aquisicional, desenvolve-se um trabalho com crianças, o qual envolve a produção de dados, o registro e a análise desses dados, coletados a partir de atividades com arranjos poéticos, ou seja, vivenciar as experiências juntos e agir de forma ativa sobre uma realidade a fim de transformá-la. O projeto de pesquisa desenvolveu-se com 12 crianças de uma turma de pré-escola, com idades de 5 e 6 anos, estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança Dona Dele, situada no município de Camargo – RS. O registro de dados foi realizado em formato audiovisual, a partir de quatro ações desenvolvidas com as crianças, na turma na qual somos o professor regente. Os dados coletados durante a ação, apresentados por meio de recortes enunciativos, são analisados a partir da manifestação dos arranjos poéticos que se presentificam na realização do discurso. Os resultados dessa pesquisa apontam que a criança, a partir da experiência com a linguagem poética, pode vir a produzir e reproduzir arranjos poéticos em seu discurso cotidiano, inserindo temas advindos da experiência com a poética nas interações verbais que vivencia com o outro. Tais arranjos, na experiência de aquisição da linguagem, permitem à criança experimentar novas relações com a linguagem, brincar com as palavras, expressar emoções e sentimentos, mobilizando a arte poética para dar significação à vida, apresentando combinações inovadoras de palavras advindas da relação que mobiliza na língua-discurso a partir da vivência da função poética da linguagem.por
dc.description.abstractThis dissertation addresses a study on the enunciative experience: the experience of the child's poetic language in verbal interactions produced in the school context. This work is justified by the possibility of establishing a relationship between studies on language acquisition and work with poetic language in Early Childhood Education, through a link between the child's language and the poetic language, which is established from interactions that the child establishes between language and the experience lived with the poetic arrangements made in the speech. This study starts from the main hypothesis that children, in their experience of language, assume poetic arrangements arising from their experiences with poetic language in school contexts. With this hypothesis, the general objective is chosen: To identify, in verbal interactions produced in the school context, how the child experiences the poetic language and how that experience constitutes his experience in language acquisition. The theoretical basis has as main sources the enunciative principles arising from the studies of Benveniste (2006, 2007), the enunciative approach of Silva (2009) and the support of the researches of Diedrich (2015) and Vier (2016), which guide the structuring and establishment of the relationship between enunciation and poetic language. Methodologically, an applied work is proposed, configuring what is meant by an action research, since, based on theoretical and methodological foundations from studies in an enunciative perspective, a work with children is developed, which involves the production of data, the recording and analysis of that data, collected from activities with poetic arrangements, that is, having experiences together and acting actively on a reality in order to transform it. The research project was developed with 12 children from a preschool class, aged between 5 and 6 years old, students at the Casa da Criança Dona Dele Municipal School of Child Education, in Camargo, Rio Grande do Sul State, Brazil. The data recording was performed in audio-visual format, based on four actions developed with the children, in the class in which we are the conducting teacher. The data collected during the action, presented through enunciative clippings, are analysed based on the manifestation of the poetic arrangements that are present in the realization of the discourse. The data obtained in this study indicate that children, from the experience with poetic language, can produce and reproduce poetic arrangements in his daily discourse, inserting themes arising from the experience with the poetics in the verbal interactions they experience with each other. Such arrangements, in the experience of language acquisition, allow the child to experience new relationships with language, play with words, express emotions and feelings, mobilizing poetic art to give meaning to life, presenting innovative combinations of words arising from the relationship that each child mobilizes in the language-discourse from the experience of the poetic function of language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-05-13T13:54:49Z No. of bitstreams: 1 2020AlineAguirre.pdf: 1761525 bytes, checksum: d08a77f64452d9744ffa355186b16f4b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-13T13:54:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020AlineAguirre.pdf: 1761525 bytes, checksum: d08a77f64452d9744ffa355186b16f4b (MD5) Previous issue date: 2020-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectCrianças - Linguagempor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA criança e a experiência na linguagem poéticapor
dc.title.alternativeThe child and the experience in poetic languageeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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