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dc.creatorSilveira, Marli Teresinha Silva da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6566715333284012por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2021-05-11T19:35:40Z-
dc.date.issued2020-06-19-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Marli Teresinha Silva da. Por uma pedagogia do ser-no-mundo : seria o caso de uma daseinspedagogia?. 2020 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2008-
dc.description.resumoAs experiências de finitude desvelam o papel ontológico dos afetos fundamentais pelos quais o indivíduo se abre a um enfrentamento com o seu próprio ser e com a insignificância da sua própria condição frente à indeterminação. Trata-se, no presente trabalho, de compreender a condição ontológico-hermenêutica das experiências de finitude que dispõem o modo de ser do ente humano ao encalço de si mesmo. Tal condição possibilita a este implicar-se pela abertura autêntica, assegurada pelo encontro com um si-mesmo desentranhado na relação originária de mundo, assim como modos específicos de ser-no-mundo. Conduzidos pelas implicações da analítica existencial de Heidegger (1993) e de indicativos da corporeidade excêntrica, desdobrados a partir das narrativas do modo de ser da mulher detenta (SILVEIRA, 2017), e articulados em uma proximidade com a abordagem fenomenológica-existencial em saúde e psicologia, defende-se, na presente tese, que a relação entre os sentidos abertos pelas experiências-limite alcança novas bases para se tematizar a condição humana. Desse modo, invertem-se os pressupostos do registro epistemológico marcado por uma organicidade ensimesmada e sua relação com uma pedagogia de caráter apropriativo-cumulativa, propondo-se, como alternativa e a esta, uma pedagogia do ser-no-mundo: a Daseinspedagogia. A questão norteadora reside, pois, em compreender o lastro ontológico existente entre as experiências de finitude e a possibilidade da formação de si a partir da situação da mulher detenta. Para dar conta deste, desenvolve-se uma investigação de cunho analítico-reconstrutivo, desenvolvida pelo viés bibliográfico, em que se apresenta, a partir da analítica existencial heideggeriana, o modo de ser da mulher detenta como um modo fundamental para se desdobrar as implicações ôntico-ontológicas da analítica existencial de Ser e Tempo (1993) e sua reverberação para a Educação. Conclui-se que a Daseinspedagogia pode constituir-se em um novo paradigma para a Educação, de modo especial por apresentar-se a partir de um princípio pedagógico explicitado pela condição humana que se desentranha da pendularidade do processo circunscrito pelo reiterado exercício de si. É a partir da compreensão da condição humana, desobrigada de uma subjetividade aprofundada na direção do dentro (ensimesmada), que se explicita um movimento pendular que articulado a ideia de formação como exercício ininterrupto de si, desdobra-se como pedagógico, sendo reapropriado enquanto percurso formativo.por
dc.description.abstractThe experiences of finitude reveal the ontological role of fundamental affects by which the individual opens up to a confrontation with his own being and with the insignificance of his own condition in the face of indeterminacy. It is a matter, in the present work, of understanding the ontological-hermeneutic condition of the experiences of finitude that dispose the way of being of the human being in the pursuit of itself. Such a condition makes it possible for the latter to be involved in authentic openness, ensured by the encounter with a self-unraveled in the original world relationship, as well as specific ways of being-in-the-world. Driven by the implications of Heidegger's existential analytics (1993) and indicative of eccentric corporeality, unfolded from the narratives of the inmate woman's way of being (SILVEIRA, 2017), and articulated in a proximity with the phenomenological-existential approach to health and psychology, it is defended, in the present thesis, that the relation between the senses opened by the limit experiences reaches new bases to thematize the human condition. In this way, the assumptions of the epistemological record marked by a self-absorbed organicity and its relationship with an appropriative-cumulative pedagogy are inverted, proposing, as an alternative and to this, a pedagogy of being-in-the-world: Daseinspedagogia. The guiding question of the investigation, therefore, lies in understanding the ontological basis existing between the experiences of finitude and the possibility of forming oneself from the situation of the inmate woman. To account for this, an investigation of an analytical-reconstructive nature is developed, developed by bibliographic bias, in which, from the Heideggerian existential analysis, the way of being of the inmate woman is presented as a fundamental way to unfold the ontic implications ontological of the existential analytics of Being and Time (1993) and its reverberation for Education. It is concluded that Daseinspedagogia can constitute a new paradigm for Education, especially because it presents itself from a pedagogical principle explained by the human condition that unravels from the pendularity of the process circumscribed by the repeated exercise of self. It is from the understanding of the human condition, relieved of a deep subjectivity towards the inside (self-absorbed), that a pendular movement that articulates the idea of training as an uninterrupted exercise of self is made explicit, unfolds as pedagogical, being reappropriated as a path formative.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-05-11T19:35:40Z No. of bitstreams: 1 2020MarliTeresinhaS.daSilveira.pdf: 1017416 bytes, checksum: c1d52c38839988bfd1c48fb3d85cdec6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-11T19:35:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020MarliTeresinhaS.daSilveira.pdf: 1017416 bytes, checksum: c1d52c38839988bfd1c48fb3d85cdec6 (MD5) Previous issue date: 2020-06-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectExistencialismopor
dc.subjectPrisioneiros - Mulheres - Educaçãopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titlePor uma pedagogia do ser-no-mundo : seria o caso de uma daseinspedagogia?por
dc.title.alternativeFor a pedagogy of being-in-the-world: would it be the case of daseinspedagogia?eng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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