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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2005
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Schmitz, Zenaide Inês | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7214396389213200 | por |
dc.contributor.advisor1 | Caimi, Flávia Eloisa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1558926679940968 | por |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T18:26:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-17 | - |
dc.identifier.citation | SCHMITZ, Zenaide Inês. Da mente dos historiadores às mãos dos autores: livros didáticos de história e suas apropriações historiográficas sobre os africanos escravizados no Brasil (1890-2010). 2020. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2005 | - |
dc.description.resumo | A presente tese focaliza o contexto das relações estabelecidas entre a historiografia e os livros didáticos de História no Brasil. O objetivo central consiste em analisar como as formas de produção e circulação das diferentes abordagens propostas pela historiografia sobre os africanos escravizados no país foram sendo apropriadas pelos livros didáticos de História no período compreendido entre 1890 e 2010. O corpus documental é constituído por vinte e quatro livros, sendo dois de cada década do período delimitado. O suporte teórico-metodológico adotado contempla abordagens da História Cultural, principalmente a contribuição de Roger Chartier (1990; 1991; 2010) autor que, ao debruçar-se sobre este campo, opera com os conceitos de representações, práticas e apropriações. Os livros didáticos de História, aqui tomados como objeto e fonte, foram analisados segundo cinco categorias: Diáspora Africana, Resistência, Cotidiano dos Escravizados, Abolição da Escravatura e Contexto Pós-abolição. Foi possível constatar que a temática dos africanos escravizados repercute nas obras tomadas aqui como fonte de pesquisa e que estas mantêm diálogo com o debate teórico e historiográfico que ocorre em diferentes esferas. Os livros didáticos de História do período de 1890 a 2010 assimilaram a seu modo, em maior ou menor escala, em diferentes ritmos e formatos, e com certo descompasso temporal, as mudanças que ocorreram na historiografia. A pesquisa demonstrou que da historiografia clássica e revisionista veio a apropriação de representações do africano somente no contexto da escravidão. Não bastasse, nela este é caracterizado, na maioria das vezes, como objeto ou mercadoria, baseando-se na tese de coisificação do cativo. Com a renovação na historiografia brasileira, a partir da década de 1980, o livro didático de História começa a ganhar novas características. Este passa a ser apresentado numa perspectiva de enxergar os escravizados como sujeitos históricos na medida em que retrata suas contribuições culturais e étnicas na constituição do povo brasileiro e reconhece como positiva a diversidade e a pluralidade cultural que os caracteriza. Todavia, além da historiografia incidem também sobre este objeto cultural outras formas de inteligibilidade presentes na cultura histórica de cada época e das práticas sociais vigentes e, nessa direção, os livros didáticos de História se apresentam em desarmonia com os saberes construídos pelos movimentos sociais e por outras comunidades de saber. | por |
dc.description.abstract | This thesis focuses on the context of the relationships established between historiography and History textbooks in Brazil. The main objective is to analyze how History textbooks appropriated the production forms and circulation of the different approaches proposed by historiography on enslaved Africans in the country in the period between 1890 and 2010. The documentary corpus consists of 24 books, two of each decade of the defined period. The theoretical-methodological support adopted Cultural History approaches, mainly the contribution of Roger Chartier (1990; 1991; 2010), who, when looking at this field, operates with the concepts of representations, practices, and appropriations. History textbooks, taken here as an object and source, were analyzed according to five categories: African Diaspora, Resistance, Daily Life of the Slaves, Abolitionism, and Post-abolition Context. It was possible to verify that the theme of enslaved Africans has repercussions on the works taken here as a source of research and that these maintain a dialogue with the theoretical and historiographic debate that occurs in different spheres. History textbooks from the period 1890 to 2010 assimilated their way, to a larger or smaller extent, in different rhythms and formats, the changes that occurred in historiography. The research demonstrated that from classical and revisionist historiography came the appropriation of African representations only in the slavery context. If it was not enough, in most cases, it is characterized as an object or merchandise, based on the thesis of captive's reification. With the renovation of Brazilian historiography from the 1980s, the History textbook began to gain new characteristics. This is presented in a perspective of seeing the enslaved as historical subjects insofar. It portrays their cultural and ethnic contributions in the constitution of the Brazilian people and recognizes it as positive the cultural diversity and plurality that characterize them. However, besides historiography, other forms of intelligibility present in each era's historical culture and current social practices also affect this cultural object. In this direction, History textbooks present themselves in disharmony with the knowledge constructed by social movements and by other knowledge communities. Keywords: Representations; Practices; Appropriations; Enslaved Africans; Historiograph | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-05-11T18:26:14Z No. of bitstreams: 1 2020ZenaideInesSchmitz.pdf: 5614337 bytes, checksum: b10c833b509402a5bbe15f2559fd3f17 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-11T18:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020ZenaideInesSchmitz.pdf: 5614337 bytes, checksum: b10c833b509402a5bbe15f2559fd3f17 (MD5) Previous issue date: 2021-07-17 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Livros didáticos - Brasil - História | por |
dc.subject | Escravos -História | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Da mente dos historiadores às mãos dos autores: livros didáticos de história e suas apropriações historiográficas sobre os africanos escravizados no Brasil (1890-2010) | por |
dc.title.alternative | From the minds of historians to the hands of authors: history textbooks and their historiographical appropriations about enslaved Africans in Brazil (1890-2010) | eng |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2020ZenaideInesSchmitz.pdf | Tese de Zenaide Inês Schmitz | 3.81 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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