Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoura, Rafael da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0536506800302240por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.date.accessioned2021-04-30T19:19:34Z-
dc.date.issued2020-04-01-
dc.identifier.citationMOURA, Rafael da Silva. Das manifestações discursivas multissemióticas ao multiletramento: procedimentos didático-pedagógicos. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1981-
dc.description.resumoEsta pesquisa define como tema a abordagem de gêneros discursivos multimodais em práticas pedagógicas, visando à promoção do multiletramento. O objetivo a que se propõe consiste em elaborar e aplicar práticas leitoras em sala de aula, balizadas por preceitos oriundos da Análise do Discurso francesa, bem como da Multimodalidade discursiva, a fim de proporcionar ao alunado momentos sistemáticos de leitura de textos de gêneros discursivos de natureza multissemiótica. Mediante tal objetivo, são articulados, principalmente, os seguintes marcos teóricos: a) sobre gêneros discursivos, Bakhtin (2009, 2011a, 2011b), Schneuwly e Dolz (2011); b) em relação à multimodalidade discursiva, Kress (1996, 2000), Kress e van Leeuwen (2006), Lemke (1993, 2016), Rojo (2012, 2013) e Dionísio (2011, 2014); c) no que se refere a práticas de leitura, Foucambert (1994), Petit (2008) e Silva (1981); d) no que tange à concepção de multiletramentos, Grupo de Nova Londres (2000), Kalantzis e Cope (2000), Lemke (1993, 2016) e Rojo (2012, 2013); e) em relação à Semântica Global, Maingueneau (2008). Para viabilizar a produção das práticas leitoras, são associadas algumas das referidas categorias teóricas no engendramento de um dispositivo metodológico facilitador da análise de aspectos enunciativo-discursivos inscritos em textos multimodais. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, desenvolvida mediante pesquisa-ação, levada a efeito em uma turma de 6º ano do ensino fundamental, de uma escola privada, na cidade de Sarandi (RS). Enquanto corpus motivador, foram utilizados anúncios publicitários, que congregam múltiplas linguagens em sua constituição semântica, veiculados em diferentes mídias e com propósitos discursivos distintos. Como resultado geral, destaca-se que práticas pedagógicas calcadas em gêneros multimodais potencializam e dinamizam o ensino de língua, posto que aproximam o educando de situações comunicativo-interativas próprias de sua realidade discursiva, auxiliando, assim, na aquisição do multiletramento desse público. Ademais, esta pesquisa fomenta o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas que visem ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem da habilidade leitora.por
dc.description.abstractThis research has as a theme the approach of multimodal discursive genres in pedagogical practices, aiming at the promotion of multiliteracy. The objective is to elaborate and apply reading practices in the classroom, based on precepts from the French Discourse Analysis, as well as from Discursive Multimodality, in order to provide students with systematic moments of reading texts from discursive genres of multisemiotic nature With this objective, the following theoretical frameworks are mainly articulated: about discursive genres, Bakhtin (2009, 2011a, 2011b), Schneuwly and Dolz (2011); Kress (1996, 2000), Kress e van Leeuwen (2006), Lemke (1993, 2016), Rojo (2012, 2013) and Dionísio (2011, 2014), regarding discursive multimodality; Foucambert (1994), Petit (2008) and Silva (1981), about reading practices; New London Group (2000), Kalantzis and Cope (2000), Lemke (1993, 2016) and Rojo (2012, 2013), with regard to the multiliteracy; Maingueneau (2008) in relation to Global Semantics. In order to enable the production of reading practices, some of these theoretical categories are associated in the engendering of a methodological device that facilitates the analysis of enunciativediscursive aspects inscribed in multimodal texts. As for the methodology, it is an exploratory and bibliographical research, developed through action research, carried out in a 6th grade elementary school, from a private school, in the city of Sarandi (RS). As a motivating corpus, advertisements were used, which bring together multiple languages in their semantic constitution, carried in different media and with different discursive purposes. As a general result, it is noteworthy that pedagogical practices based on multimodal genres potentiate and boost language teaching, since they bring the learner closer to communicative-interactive situations proper to his discursive reality, thus assisting in the acquisition of the multiliteracy of this audience. In addition, this research fosters the development of didactic-pedagogical methodologies aimed at strengthening the teaching and learning process of reading skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-04-30T19:19:34Z No. of bitstreams: 1 2020RafaelSilvaMoura.pdf: 2390305 bytes, checksum: 20d3c1a630b69ee45958046c3144748b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-30T19:19:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020RafaelSilvaMoura.pdf: 2390305 bytes, checksum: 20d3c1a630b69ee45958046c3144748b (MD5) Previous issue date: 2020-04-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectSemânticapor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleDas manifestações discursivas multissemióticas ao multiletramento: procedimentos didático-pedagógicospor
dc.title.alternativeFrom multisemiotic discursive manifestations to multiliteracy: didactic-pedagogical procedureseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020RafaelSilvaMoura.pdfDissertação Rafael Silva Moura2.33 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.