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dc.creatorRiss, Carlos Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734866847684450por
dc.contributor.advisor1Antoni, Verner Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044261055116830por
dc.date.accessioned2020-02-12T19:56:41Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationRISS, Carlos Henrique. A relação entre orientação para o mercado, capacidades dinâmicas e o desempenho organizacional. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1887-
dc.description.resumoEm mercados competitivos, os recurso s estratégicos organizacionais proporcionam às empresas um maior nível de desempenho. Neste contexto, o estudo teve como objetivo analisar a relação entre orientação para o mercado, capacidades dinâmicas e desempenho organizacional das micro, pequenas e mé dias empresas localizadas na região noroeste e nordeste do estado do Rio Grande do Sul que estão na região de abrangência da Universidade de Passo Fundo. Para atender ao objetivo proposto, os procedimentos metodológicos foram abordados em duas etapas: uma exploratória e qualitativa e outra descritiva e quantitativa, coletando se informações de 168 empresas. O questionário foi elaborado a partir da escala MARKOR para a orientação para o mercado a escala de capacidades dinâmicas baseou se em Wang e Ahmed (20 04; 2007), Teece (2007) e Pavlou e El Sawy (2011), desempenho organizacional utilizou se medidas o bjetivas de Maltz, Shenhar e Reilly (2003). A análise do Alpha de Cronbach indicou consistência interna do construto. A modelagem de equações estruturais demo nstrou que a orientação para o mercado impacta positivamente no desempenho organizacional e nas capacidades dinâmicas. Enquanto a relação entre as capacidades dinâmicas e desempenho organizacional apresentou ser estaticamente não significativo. Além disso, o efeito mediador das capacidades dinâmicas entre orientação para o mercado e desempenho organizacional revelou ser estatisticamente insignificante. Este estudo contribui para o avanço da compreensão de ambas as teorias explicitando as combinações entre o s construtos.por
dc.description.abstractIn competitive markets, strategic organizational resources provide companies with a higher level of performance. In this context, the study aimed to analyze the relationship between market orientation, dynamic capabilities and organizational performance of micro, small and medium enterprises located in the northwest and northeast of the state of Rio Grande do Sul that are in the region covered by the University of Passo Fundo. To meet the proposed objective, the methodological procedures were approached in two stages: an exploratory and qualitative and another descriptive and quantitative, collecting information from 168 companies. The questionnaire was designed from the MARKOR market orientation scale, the dynamics capabilities scale was based on Wang and Ahmed (2004; 2007), Teece (2007) and Pavlou and El Sawy (2011), organizational performance used objective measures from Maltz, Shenhar and Reilly (2003). Cronbach's Alpha analysis indicated internal consistency of the construct. Structural equation modeling has shown that market orientation positively impacts organizational performance and dynamic capabilities. While the relationship between dynamic capabilities and organizational performance was statistically not significant. Moreover, the mediating effect of the dynamic capabilities between market orientation and organizational performance proved to be statistically insignificant. This study contributes to the advance of the understanding of both theories by explaining the combinations between the constructs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-12T19:56:41Z No. of bitstreams: 1 2019CarlosHenriqueRiss.pdf: 1660761 bytes, checksum: 46870afc1458532ee40ed4b239731f35 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-12T19:56:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019CarlosHenriqueRiss.pdf: 1660761 bytes, checksum: 46870afc1458532ee40ed4b239731f35 (MD5) Previous issue date: 2019-04-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEACpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração de empresaspor
dc.subjectPadrões de desempenhopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleA relação entre orientação para o mercado, capacidades dinâmicas e o desempenho organizacionalpor
dc.title.alternativeThe relationship between market orientation, dynamic capabilities and organizational performanceeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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