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dc.creatorSantos, Adriana dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319276850862840por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2020-02-11T00:45:18Z-
dc.date.issued2019-08-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana dos. As competências do professor do século XXI: possibilidades de formação em espaços disruptivos de aprendizagem. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1877-
dc.description.resumoEste trabalho está em consonância com a Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGEDU) e também, com os estudos do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (GEPID), ambos da Universidade de Passo Fundo. Atualmente, sabe-se que as inovações disruptivas que modificam o cenário educacional contemporâneo, trazem consigo questões sobre novos espaços para a aprendizagem, novas metodologias de ensino e, principalmente, novas funções para os professores em geral. Funções estas, que exigem deste profissional o desenvolvimento de competências e habilidades mais específicas para a sua atuação no contexto do século XXI, como a Fluência Tecnológica Digital (FTD), que por sua vez, demanda aos profissionais da área educacional uma formação docente inicial e continuada diferenciada. Nesta perspectiva, surge a problemática do referido estudo: quais são as possibilidades de processos alternativos de formação docente com vistas ao desenvolvimento da fluência tecnológica digital? O objetivo geral desta pesquisa é, a partir da construção de aportes teóricos-pedagógicos, juntamente com a realização de uma pesquisa-ação, analisar a questão da formação de professores para o contexto do século XXI em espaços disruptivos de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento da FTD. Para tal análise, o estudo será embasado no documento elaborado pelo Governo Espanhol (2017), chamando de Marco Comum de Competência Digital Docente, que possui a intenção de fornecer uma referência descritiva para os processos de avaliação da formação e a acreditação da competência digital docente. Dar-se-á ênfase nesta pesquisa, à quinta competência descrita no referido documento, a que se refere a resolução de problemas, mais especificamente à quarta subcompetência, referente à capacidade de Inovação e o uso da tecnologia digital de forma criativa. O referido estudo, apresenta como objetivos específicos, compreender o que é uma educação inovadora, caracterizar espaços disruptivos de aprendizagem e as suas possibilidades metodológicas, identificar competências e habilidades dos professores do século XXI e por fim, analisar de que forma os espaços disruptivos de aprendizagem influenciam nos processos de formação docente com vistas ao desenvolvimento da FTD. Para sanar o questionamento central desta pesquisa, faz-se necessário contar com o aporte teórico de autores como Bacich (2018), Bonilla (2005), Teixeira (2010), Christensen (2012, 2013, 2015), Delors (2005), Imbernón (2000), Moran (2009, 2012, 2014, 2015), Perrenoud (2000, 2002), Pozo (2002), entre outros estudiosos da área. Desta forma, os resultados da investigação sugerem que os espaços disruptivos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficiente para a realização de processos de formação de professores com vistas ao desenvolvimento e aprimoramento de competências, em especial a FTD.por
dc.description.abstractThis work is in line with the Research Processes and Language of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education (PPGEDU) and also with the studies of the Digital Culture Research Group (GEPID), both of the University of Passo Fundo. Currently, it is known that disruptive innovations that modify the contemporary educational scenario, bring with it, questions about new spaces for learning, new teaching methodologies and, especially, new functions for teachers in general. These functions, which require this professional, the development of ski lls and abilities more specific to their work in the context of the twenty-first century, such as the Digital Technological Fluency (FTD), which in turn requires educational professionals to initial teacher training and continued differentiated. In this pe rspective, the problem of this study arises: what are the possibilities of alternative processes of teacher training with a view to the development of digital technological fluency? The general objective of this research is, through the construction of theoretical-pedagogical contributions, together with the accomplishment of an action research, to analyze the issue of teacher training for the context of the 21st century in disruptive learning spaces, with views development of the FTD. For this analysis, the study will be based on the document prepared by the Spanish Government (2017), calling it the Common Frame of Digital Teaching Competence, from which it intends to provide a descriptive reference for the processes of evaluation of training and accreditat ion of digital competence teacher. Emphasis will be placed in this research on the fifth competency described in the above mentioned problem-solving document, but specifically on the fourth sub-competence, referring to the ability of "Innovation and the us e of digital technology in a creative way". This study presents as specific objectives, to understand what is an innovative education, to characterize disruptive learning spaces and their methodological possibilities, to identify the skills and abilities of 21st century teachers and, finally, to analyze the way that disruptive learning spaces, influence teacher training processes for the development of FTD. In order to resolve the central question of this research, it has the theoretical contribution of aut hors such as Bacich (2018), Bonilla (2005), Teixeira (2010), Christensen (2012, 2013, 2015), Delors (2005), Moran (2009, 2012, 2014, 2015), Perrenoud (2000, 2002), Pozo (2002), among other scholars in the area. In this way, research results suggest that disruptive learning spaces can be an efficient alternative for the implementation of teacher training processes for the development and improvement of competencies, especially FTD.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-11T00:45:18Z No. of bitstreams: 1 2019AdrianadosSantos.pdf: 2897901 bytes, checksum: 5511a804a18d82bb8237283ff4b089cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-11T00:45:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019AdrianadosSantos.pdf: 2897901 bytes, checksum: 5511a804a18d82bb8237283ff4b089cd (MD5) Previous issue date: 2019-08-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEnsino - Metodologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs competências do professor do século XXI: possibilidades de formação em espaços disruptivos de aprendizagempor
dc.title.alternativeThe skills of the 21st century teacher: possibilities of training in disruptive learning spaceseng
dc.typeDissertaçãopor
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