???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1837
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Moraes, Aline Reissuy de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4395091663267506 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Luiz Henrique Ferraz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3571484151781133 | por |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T23:07:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-12 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Aline Reissuy de. Educação financeira no ensino médio: uma proposta para as aulas de matemática. 2019. 220 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1837 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação alocada na linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática busca mostrar possíveis associações de aspectos da Educação Financeira com as aulas de Matemática Financeira no Ensino Médio, para propiciar aos estudantes, deste nível de ensino, conhecimentos que possam dar-lhes mais autonomia e segurança em relação a sua vida financeira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada teoricamente em Paulo Freire, pois a este autor deve-se a concordância de ideias referente à visão de mundo alicerçadas em pesquisa, bom senso, curiosidade e esperança, principalmente no que concerne à educação autônoma, emancipadora e democrática. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática, apoiada na metodologia de pesquisa da Engenharia Didática. O trabalho foi desenvolvido em três turmas de terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual na cidade de Carazinho/RS. A sequência didática decorrente desse estudo gerou um Guia para as aulas de Educação Financeira no Ensino Médio, como produto educacional, disponível no endereço , para os professores que desejarem fazer uso na sua sala de aula, o qual acompanha essa dissertação. Para analisar se os objetivos foram atingidos utilizaram-se os diários de aula, tanto pela professora/pesquisadora, como pelos alunos, além de questionários respondidos pelos estudantes. Os dados coletados e analisados apontam à relevância de se trabalhar a temática com os alunos adolescentes, oportunizando aos mesmos, conhecimentos para ter uma vida mais tranquila financeiramente. | por |
dc.description.abstract | This dissertation is at methodological theory elements line research for Science and Mathematics teaching seeks to show possible association aspects of financial education with the financial Mathematics classes at second grade to give the students of this teach level knowledge can give them more autonomy and security in relation to their financial lives. It is a qualitative research based on Paulo Freire’s theory because for this writer should the ideas agreement in respect to a world vision based on research, common sense, curiosity and hope main regard to autonomy, great and democratic education. It was developed a didactic sequence based on a didactic engineering methodology research. The study was developed in three classes of third grade of second grade of a state wide public school in Carazinho/RS city. The didactic sequence resulting from this study generated a Guide for Financial Education in High School classes, as an educational product, available at the following address http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559604>, for teachers who wish to make use of it in their classroom, which accompanies this dissertation. Analyzing if the goals were achieved used the diary classes as the research teacher as the students, besides questions asked for students. The databases collected and analyzes showed the importance to work the subject with teenagers students giving them knowledge to have a more peaceful financial life. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-12-12T23:07:35Z No. of bitstreams: 1 2019AlineReissuydeMoraes.pdf: 24748521 bytes, checksum: 73c2bc7686813be2839b0a0882437aa0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-12T23:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019AlineReissuydeMoraes.pdf: 24748521 bytes, checksum: 73c2bc7686813be2839b0a0882437aa0 (MD5) Previous issue date: 2019-09-12 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Estudo e ensino | por |
dc.subject | Matemática financeira | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Educação financeira no ensino médio: uma proposta para as aulas de matemática | por |
dc.title.alternative | High school financial education: a proposal for math classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019AlineReissuydeMoraes.pdf | Dissertação de Aline Ressuy de Moraes | 15.95 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.