Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Aline Reissuy de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4395091663267506por
dc.contributor.advisor1Pereira, Luiz Henrique Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3571484151781133por
dc.date.accessioned2019-12-12T23:07:35Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.citationMORAES, Aline Reissuy de. Educação financeira no ensino médio: uma proposta para as aulas de matemática. 2019. 220 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1837-
dc.description.resumoEsta dissertação alocada na linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática busca mostrar possíveis associações de aspectos da Educação Financeira com as aulas de Matemática Financeira no Ensino Médio, para propiciar aos estudantes, deste nível de ensino, conhecimentos que possam dar-lhes mais autonomia e segurança em relação a sua vida financeira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada teoricamente em Paulo Freire, pois a este autor deve-se a concordância de ideias referente à visão de mundo alicerçadas em pesquisa, bom senso, curiosidade e esperança, principalmente no que concerne à educação autônoma, emancipadora e democrática. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática, apoiada na metodologia de pesquisa da Engenharia Didática. O trabalho foi desenvolvido em três turmas de terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual na cidade de Carazinho/RS. A sequência didática decorrente desse estudo gerou um Guia para as aulas de Educação Financeira no Ensino Médio, como produto educacional, disponível no endereço , para os professores que desejarem fazer uso na sua sala de aula, o qual acompanha essa dissertação. Para analisar se os objetivos foram atingidos utilizaram-se os diários de aula, tanto pela professora/pesquisadora, como pelos alunos, além de questionários respondidos pelos estudantes. Os dados coletados e analisados apontam à relevância de se trabalhar a temática com os alunos adolescentes, oportunizando aos mesmos, conhecimentos para ter uma vida mais tranquila financeiramente.por
dc.description.abstractThis dissertation is at methodological theory elements line research for Science and Mathematics teaching seeks to show possible association aspects of financial education with the financial Mathematics classes at second grade to give the students of this teach level knowledge can give them more autonomy and security in relation to their financial lives. It is a qualitative research based on Paulo Freire’s theory because for this writer should the ideas agreement in respect to a world vision based on research, common sense, curiosity and hope main regard to autonomy, great and democratic education. It was developed a didactic sequence based on a didactic engineering methodology research. The study was developed in three classes of third grade of second grade of a state wide public school in Carazinho/RS city. The didactic sequence resulting from this study generated a Guide for Financial Education in High School classes, as an educational product, available at the following address http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559604>, for teachers who wish to make use of it in their classroom, which accompanies this dissertation. Analyzing if the goals were achieved used the diary classes as the research teacher as the students, besides questions asked for students. The databases collected and analyzes showed the importance to work the subject with teenagers students giving them knowledge to have a more peaceful financial life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-12-12T23:07:35Z No. of bitstreams: 1 2019AlineReissuydeMoraes.pdf: 24748521 bytes, checksum: 73c2bc7686813be2839b0a0882437aa0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-12T23:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019AlineReissuydeMoraes.pdf: 24748521 bytes, checksum: 73c2bc7686813be2839b0a0882437aa0 (MD5) Previous issue date: 2019-09-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEducação financeira no ensino médio: uma proposta para as aulas de matemáticapor
dc.title.alternativeHigh school financial education: a proposal for math classeseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019AlineReissuydeMoraes.pdfDissertação de Aline Ressuy de Moraes15.95 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.