Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Cristian da Costa e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6837334300981720por
dc.contributor.advisor1Samudio Pérez, Carlos Ariel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6837334300981720por
dc.date.accessioned2019-12-03T01:05:44Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.citationSILVA, Cristian da Costa e. Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1835-
dc.description.resumoO presente estudo investigativo parte da necessidade de implementação e análise de uma proposta didática que favoreça a alfabetização científica dos estudantes no âmbito da EJA. A promoção da alfabetização nessa etapa de escolarização é importante devido ao fato de que ela favorece na reconstrução dos significados sobre o mundo, partindo da bagagem histórico-social desses sujeitos, ampliando os conhecimentos, a cultura e a possibilidade de compreender e, efetivamente, participar da sociedade. Partindo dessas premissas e acompanhando o entendimento de que ensinar Ciências está atrelado à busca de respostas aos problemas do cotidiano dos estudantes, formulou-se a questão que norteia a investigação: em que medida uma abordagem didática apoiada na perspectiva dos 3MP favorece o envolvimento dos estudantes da EJA com conceitos físicos? Para responder a esse questionamento, buscam-se subsídios na proposta metodológica denominada Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvida por Delizoicov e Angotti (1991) a partir da obra de Paulo Freire. Tendo como pano de fundo tais escolhas, o objetivo do estudo consistiu em avaliar uma sequência didática para abordar conteúdos de Física na EJA em termos de suas contribuições para o processo de alfabetização científica. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi estruturada uma sequência didática abordando o tema Eletricidade no cotidiano. Tal sequência é apoiada nos 3MP e analisa as contribuições para a alfabetização científica. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa e participante, recorrendo aos seguintes instrumentos para coleta dos dados: registros do professor pesquisador em um diário de bordo; gravação audiovisual das aulas; análise do material produzido pelos alunos no decorrer da aplicação da sequência didática; análise das discussões realizadas pelos alunos na atividade de sistematização do conhecimento. Os resultados apontam que a sequência didática se revelou favorecedora da alfabetização científica especificamente em relação à mudança do vocabulário dos estudantes, enriquecido com termos e conceitos científicos; à identificação desses conhecimentos nas situações cotidianas; à identificação de que há conhecimentos adquiridos por meio do senso comum; à importância da temática e seu uso consciente para a sociedade. Por outro lado, a proposta didática elaborada se mostrou fragilizada quando utilizados cálculos matemáticos técnicos. O produto educacional que acompanha o estudo se refere à sequência didática elaborada e está disponibilizado na forma de material de apoio para professores no site do programa e no Portal eduCapes .por
dc.description.abstractThe present research study starts from the need to implement and analyze a didactic proposal that favors the scientific literacy of the students within the scope of the EJA. The promotion of literacy in this stage of schooling is important due to the fact that it favors the reconstruction of meanings about the world, starting from the historical and social baggage of these subjects, expanding knowledge, culture and the possibility of understanding and effectively participating in society. Based on these pre mises and accompanying the understanding that teaching science is linked to the search for answers to the problems of the students' daily life, the question that guides the investigation was formulated: To what extent did a didactic approach supported by the 3MP perspective favor student involvement of EJA with physical concepts? In order to respond to this questioning, we seek the support of the methodological proposal called Three Moments Pedagogical - 3MP, developed by Delizoicov and Angotti (1991) based on the work of Paulo Freire. From these choices it is formulated, as the objective of the study, to evaluate a didactic sequence to approach Physics contents in the EJA in terms of its contributions to the scientific literacy process. For the development of the research, a didactic sequence was structured addressing the theme “Electricity in everyday life”. This sequence is supported by 3MP and analyzes contributions to scientific literacy. The research developed was qualitative and participant, using the following instruments for data collection: teacher-researcher records in a logbook; audiovisual recording of classes; analysis of the material produced by the students during the application of the didactic sequence; analysis of the discussions carried out by students in the activity of knowledge systematization. The results discussed in these categories indicate that the didactic sequence was: favoring scientific literacy specifically in relation to the change in students' vocabulary, enriched with scientific terms and concepts; the identification of this knowledge in everyday situations; of the identification of the knowledge acquired through common sense; and on the role the importance of the theme and its conscious use for society. On the other hand, theelaborated didactic proposal was weakened when using technical mathematical calculations. The educational product accompanying the study refers to the elaborate didactic sequence and is made available in the form of teacher support material on the program site and the eduCapes Portal <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553813>.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-12-03T01:05:44Z No. of bitstreams: 1 2019CristiandaCostaeSilva.pdf: 3464326 bytes, checksum: 9a15976579563b21661c3add94ea7412 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-03T01:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019CristiandaCostaeSilva.pdf: 3464326 bytes, checksum: 9a15976579563b21661c3add94ea7412 (MD5) Previous issue date: 2019-03-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectEletricidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleEletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicospor
dc.title.alternativeElectricity in daily life for EJA from the three pedagogical momentseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019CristiandaCostaeSilva.pdfDissertação de Cristian da Costa e Silva2.55 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.