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dc.creatorCentenaro, Junior Bufon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434947247629759por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2019-11-21T19:43:59Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.citationCENTENARO, Junior Bufon. Políticas educacionais e a formação de cidadãos razoáveis: uma análise reflexiva das competências gerais da BNCC. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1822-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de natureza básica, está vinculada à linha de Políticas Educacionais. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentada no método hermenêutico e guiada pelos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Tem como objetivo principal investigar as possibilidades e limitações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ante o desafio de educar com vistas à cidadania razoável. O problema norteador consiste em compreender em que medida as competências gerais da BNCC (im)possibilitam na Educação Básica, a constituição de processos formativos com vistas a cidadania razoável. Trabalha-se com a hipótese de que a abordagem das competências gerais da BNCC apresenta uma proposta ampla e definida de currículo, entretanto, frágil e limitada devido ao caráter prescritivo, passível de conduzir a uma formação administrada e sujeita ao controle, criando obstáculos na perspectiva da formação para a cidadania razoável. Para fundamentar uma resposta plausível à esse propósito, considerou-se um duplo desafio: (i) fundamentar a noção de cidadania razoável a partir das concepções educativas de Matthew Lipman (1991; 1995; 2014) e Martha Nussbaum (2005; 2014; 2015) e, (ii) analisar a abordagem das competências gerais da BNCC ancorando-se na categoria analítica cidadania razoável e nas contribuições do campo das políticas curriculares. A dissertação estrutura-se em três partes. No primeiro capítulo, define-se a noção de cidadania razoável que congrega o pensar de ordem superior (pensar crítico, criativo e complexo) e o cultivo da humanidade (vida examinada, cidadania do mundo e imaginação narrativa), bem como as condições necessárias no âmbito da Educação Básica para que seja possível alcançar este ideal formativo. No segundo, descreve-se as características gerais da BNCC, em que se enfatiza a abordagem das competências gerais, suas dimensões e subdimensões. No terceiro capítulo, o percurso analítico confirma a hipótese inicial indicando uma relação paradoxal entre as políticas educacionais e a formação para a cidadania razoável. Por um lado constata-se possibilidades formais em função do reiterado discurso de educação integral inerente a política curricular analisada; de outro, verificam-se fragilidades ligadas a própria natureza conceitual da abordagem por competências, de tendências à educação instrumental, direcionada prioritariamente e estritamente à esfera produtiva. Por fim, como resultado da investigação, é possível inferir que, diante das contradições e tendências à formação administrada, de um currículo por competências, a concepção de cidadania razoável, ao primar pelo desenvolvimento humano e recolocar o papel do "homem cidadão" no centro, requer uma Educação Básica que possa ir além do desenvolvimento de competências gerais.por
dc.description.abstractThe present research, of a basic nature, is linked to the line of Educational Policies. It is a qualitative research, based on the hermeneutic method and guided by the procedures of bibliographical research, documentary and content analysis. Its main objective is to investigate the possibilities and limitations of the National Curricular Common Base (BNCC) in face of the challenge of educating with a view to reasonable citizenship. The guiding problem is to understand to what extent the general competences of the BNCC (im)possibility in the Basic Education to establish formative processes with a view to reasonable citizenship. We work with the hypothesis that BNCC's general competences approach presents a broad and defined curriculum proposal, however, which is fragile and limited due to the prescriptive nature, leading to a managed and subject to control training, creating obstacles in perspective of training for reasonable citizenship. To substantiate a plausible response to this purpose, a double challenge was considered: (i) to base the notion of reasonable citizenship on the educational conceptions of Matthew Lipman (1991, 1995, 2014) and Martha Nussbaum (2005, 2014, 2015) and, (ii) to analyze BNCC's general competencies approach by anchoring itself in the analytical category of reasonable citizenship and contributions from the field of curricular policies. The dissertation is structured in three parts. In the first chapter, the notion of reasonable citizenship is defined as bringing together the thinking of a higher order (critical, creative and complex thinking) and the cultivation of humanity (examined life, world citizenship and narrative imagination), as well as the necessary conditions in in order to achieve this formative ideal. In the second one, the general characteristics of the BNCC are described, emphasizing the approach of the general competences, their dimensions and sub-dimensions. In the third chapter, the analytical course confirms the initial hypothesis indicating a paradoxical relationship between educational policies and training for reasonable citizenship. On the one hand we can see formal possibilities in function of the reiterated discourse of integral education inherent in the analyzed curricular policy; On the other hand, there are fragilities linked to the very conceptual nature of the competency approach, of trends towards instrumental education, directed primarily and strictly to the productive sphere. Finally, as a result of the research, it is possible to infer that, faced with the contradictions and tendencies of managed training, a competency-based curriculum, the conception of a reasonable citizenship, by priming for human development and replacing the role of the “citizen man”, requires a Basic Education that can go beyond the development of general competences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-11-21T19:43:59Z No. of bitstreams: 1 2019JuniorBufonCentenaro.pdf: 1228993 bytes, checksum: 0044dfceb2c53bb421aab690051336a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T19:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019JuniorBufonCentenaro.pdf: 1228993 bytes, checksum: 0044dfceb2c53bb421aab690051336a0 (MD5) Previous issue date: 2019-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectCurrículospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas educacionais e a formação de cidadãos razoáveis: uma análise reflexiva das competências gerais da BNCCpor
dc.title.alternativeEducational policies and the formation of reasonable citizens: a reflective analysis of the general competencies of BNCCeng
dc.typeDissertaçãopor
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