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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uso da gamificação como técnica de capacitação profissional: pesquisa experimental em uma instituição hospitalar
Other Titles: Use of gamification as a professional training technique: experimental research in a hospital institution
???metadata.dc.creator???: Berti, Sandra Mara 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mozzato, Anelise Rebelato
???metadata.dc.description.resumo???: A capacitação profissional bem desenvolvida nas organizações proporciona aos trabalhadores um ganho potencial de conhecimentos, habilidades ou atitudes, melhorando e suprindo necessidades laborais dos trabalhadores e, consequentemente, a melhoria do desempenho das organizações. A gamificação se mostra como uma técnica que pode contribuir para a maior efetividade dos resultados no processo de capacitação profissional. A gamificação, que consiste no uso de elementos de jogos em contextos de não jogos, surge com o potencial de apoiar os processos de gestão nas organizações. Entretanto, a maioria dos estudos científicos em gamificação, principalmente no Brasil, abordam o seu uso mais em contextos educacionais, justificando a escolha desse tema nessa pesquisa. Diante do exposto, a questão de pesquisa que norteou esta pesquisa foi: Quais as contribuições da gamificação para com o processo de capacitação profissional em um hospital veterinário localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul? A partir desta problemática, esta dissertação teve como objetivo principal compreender a contribuição da gamificação para com o processo de capacitação profissional em um hospital veterinário localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul. Portanto, visando atingir o objetivo delineado, realizou-se um estudo de caso qualitativo por meio de pesquisa experimental, de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de técnicas diversificadas e em diferentes momentos da pesquisa experimental abrangendo todos os trabalhadores do hospital veterinário, em torno de cem participantes: entrevista semiestrutura, entrevista não estruturada, observação não participante e grupo focal. Tais dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, com base nas categorias analíticas estabelecidas a priori. Chegando ao final da pesquisa de campo ficou evidenciado que existem muitos elementos que interferem na efetividade da implementação de uma estratégia de capacitação profissional com a utilização da gamificação, inclusive com as particularidades próprias de cada ambiente organizacional. De forma sintética, salienta-se que os achados remetem a importância de se utilizar da gamificação como mais uma técnica de capacitação, tendo essa a sua importância, mas não se pode desconsiderar as técnicas mais tradicionais já existentes, mas sim utilizando-as de forma conjunta. Portanto a gamificação entra neste contexto como mais uma técnica de capacitação profissional, constituindo-se como apoio as já utilizadas. Além dos cuidados que a literatura aponta no momento de implementar a gamificação, este estudo revela outros cuidados importantes, como o contexto da organização, momento atual e perfil dos trabalhadores, os quais também devem ser estudados e levados em consideração no momento da implementação da gamificação.
Abstract: Well-designed professional capacitation in organizations provides workers with potential gains in knowledge, abilities and attitudes, improving and supplying job needs of workers and, consequently, improvements in performance of organizations. Gamification shows itself as a technique which can contribute for more effective results in the processes of professional capacitation. Gamification, which consists in the use of game elements in the context of nongames, appears recently with the intent of aiding the managerial processes in organizations. However, the majority of scientific studies in gamification, especially in Brazil, approach its use more in educational contexts, justifying the option for this subject research. According to the exposed, the question which guides this research was: What are the contributions of gamification for the processes of professional capacitation in a veterinary hospital located in north of Rio Grande do Sul? Based on this problem, this dissertation had as a main goal to comprehend the contribution of gamification with the process of professional capacitation in a veterinary hospital located in north of Rio Grande do Sul. Therefore, attempting to reach the delineated goal, a qualitative study using experimental research, exploratory and descriptive. Data were collected comprehending all workers of the veterinary hospital, reaching a hundred participants: semi-structured interview, non-structured interview, non-participant observation and focal group. The data were analyzed through content analysis, based on analytic categories established a priori. Concluding the field research, it was evident that there are many elements which interfere in the effectivity of implementing a strategy of professional capacitation using gamification, including with the particularities proper of each organizational environment. Synthetically, we stand out that the findings point towards the importance of using gamification more as a technique of capacitation, having said importance, but one cannot ignore more traditional techniques which already exist, but we should use them together. Therefore, gamification joins this context as one more technique of professional capacitation, constituting itself as a support for other used ones. Besides the cares the literature points in the moment of implementing gamification, this study reveals other important issues to care about, such as the context of the organization, present moment situation and the profile of workers, which should also be studied and brought in consideration in the moment of implementing gamification.
Keywords: Administração
Pesquisa experimental
Pesquisa qualitativa
Qualificações profissionais
Gamificação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEAC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: BERTI, Sandra Mara. Uso da gamificação como técnica de capacitação profissional: pesquisa experimental em uma instituição hospitalar. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1791
Issue Date: 9-May-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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