???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1781
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Calendário Cósmico como contextualização para abordar tópicos de física nuclear no ensino médio |
Other Titles: | Cosmic Calendar as Contextualization for Addressing Nuclear Physics Topics in High School |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Júpiter Cirilo da Roza da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo parte do entendimento de que, em linhas gerais, os conteúdos de Física Nuclear, assim como os de Astronomia, são pouco explorados nos cursos de formação inicial de professores de Física e relegados a um segundo plano quando se trata do Ensino Médio. De modo particular, o estudo se situa no campo da Física Nuclear neste nível de escolarização, que representa um tema próximo a questões sociais, econômicas, ambientais e ao desenvolvimento tecnológico de um país, sendo, portanto, fundamental para a formação dos jovens. Além disso, o estudo se apoia na identificação de que os jovens têm se afastado das carreiras científicas, demonstrando um desinteresse por aprender Ciências, o que pode estar relacionado com o modo como ela se faz presente na Educação Básica, incluindo metodologias e currículos pouco atrativos. Tais constatações levaram a aventar a possibilidade didática de contemplar tópicos de Física Nuclear de modo contextualizado a partir do Calendário Cósmico proposto por Carl Sagan. Nessa direção e tomando como referencial um curso de licenciatura em Física como forma de operacionalização de propostas didáticas inovadoras, o presente estudo buscou responder à seguinte pergunta: qual a viabilidade de uma proposta didática que toma o Calendário Cósmico como suporte de contextualização dos conteúdos de Física Nuclear presente no Ensino Médio? O intuito é o de oportunizar que os licenciandos se sintam seguros em termos dos conteúdos específicos e, ao mesmo tempo, motivados para abordar a temática com seus futuros alunos. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho situa-se na perspectiva de analisar como licenciandos de Física acolhem a associação da Física Nuclear com eventos astronômicos enquanto proposta de ensino voltada a melhorar a sua compreensão conceitual, bem como possibilidade didática para seu exercício profissional futuro. Para tanto, o estudo elegeu como locus de investigação um curso de formação inicial de professores de Física e desenvolveu um módulo didático para discutir tal possibilidade. Além disso, tomou como referência teórica as discussões relacionadas ao processo de contextualização no ensino. O módulo didático, integralizado por um texto de apoio, teve como instrumentos de avaliação junto ao público investigado o uso de pré e pós-testes e a realização de entrevistas do tipo semiestruturadas. Os resultados, apresentados de forma distinta para cada instrumento, foram analisados a partir de referenciais da área de ensino de Física. De forma geral, os resultados apontaram que os acadêmicos ampliaram seus conhecimentos no campo da Física Nuclear e manifestaram aceitação e aprovação em relação à proposta didática desenvolvida, sugerindo possibilidades para sua utilização no Ensino Médio. Como produto educacional decorrente do estudo, foi estruturado um material de apoio para professores do Ensino Médio, contendo os tópicos abordados no curso realizado com os licenciandos e estando disponibilizado na página do programa e no portal eduCapes . |
Abstract: | The study is based on the understanding that, in general, the topics of Nuclear Physics, as well as those of Astronomy, are little explored in the initial training courses of Physics teachers and relegated to the background when it comes to High School. In particular, the study is located in the field of Nuclear Physics at this level of schooling, which represents a theme close to social, economic, environmental and technological development of a country, and is therefore fundamental for the training of students. In addition, the study is based on the identification that young people have moved away from scientific careers, showing a lack of interest in learning science, which may be related to the way it is present in basic education, including unattractive methodologies and curricula. These findings led us to explore the didactic possibility of contemplating topics of Nuclear Physics in a contextualized way from the Cosmic Calendar proposed by Carl Sagan. In this direction and taking as reference a degree course in Physics as a form of operationalization of innovative didactic proposals, the present study sought to answer the following question: what is the feasibility of a didactic proposal that takes the Cosmic Calendar as a support of contextualization of the contents of Physics Nuclear present in high school? The aim is to make it possible for students to feel secure in terms of their specific contents and, at the same time, motivated to approach the subject with their future students. Thus, the general objective of the work is to analyze how physicist graduates welcome the association of Nuclear Physics with astronomical events as a teaching proposal aimed at improving their conceptual understanding, as well as a didactic possibility for their future professional practice. To do so, the study chose as a locus of research an initial training course for physics teachers and developed a didactic module to discuss such possibility. As well, it took as theoretical reference the discussions related to the process of contextualization in the teaching. The didactic module, supplemented by a supporting text, had as instruments of evaluation with the public investigated the use of pre-tests and post-tests and the conduction of semi-structured interviews. The results, presented in a different way for each instrument, were analyzed from the reference points of the Physics teaching area. In general, the results pointed out that the academics expanded their knowledge in the field of Nuclear Physics and expressed their acceptance and approval regarding the didactic proposal developed, suggesting possibilities for their use in High School. As an educational product resulting from the study, a support material for high school teachers was structured, containing the topics covered in the course with students and being made available on the program page and the eduCapes portal <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432903>. |
Keywords: | Física (Ensino médio) Física nuclear Teoria da aprendizagem Prática de ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | SILVA, Júpiter Cirilo da Roza da. Calendário Cósmico como contextualização para abordar tópicos de física nuclear no ensino médio. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1781 |
Issue Date: | 26-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019JupiterCiriliodaRozadaSilva.pdf | Dissertação de Júpiter Cirilio da Roza da Silva | 8.98 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.