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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1760
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Formação da identidade pessoal, reconhecimento e educação a partir da perspectiva de Axel Honneth |
Other Titles: | Personal identity formation, recognition and education from the perspective of Axel Honneth |
???metadata.dc.creator???: | Tomasi, Rubilar |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Cenci, Angelo Vitório |
???metadata.dc.description.resumo???: | Apresento nesta tese uma investigação sobre a Teoria Crítica de Axel Honneth, procurando identificar as possíveis contribuições para os processos educativos que podem ser extraídas da argumentação de que a formação da identidade pessoal intacta depende de três relações de reconhecimento recíproco e do reconhecimento prévio. Em Luta por reconhecimento Honneth desenvolve a ideia de que o reconhecimento intersubjetivo torna possível a formação de indivíduos com autoconfiança, autorrespeito e autoestima, o que é condição para ter uma autorrelação positiva, para a formação da autonomia e para possibilitar sua emancipação. Por outro lado, o desrespeito, a negação do reconhecimento e as patologias sociais são lesivas à formação da identidade pessoal e coletiva e comprometem a socialização do indivíduo. No entanto, com a ampliação da interlocução com outras concepções filosóficas e psicológicas, realiza modificações e acréscimos importantes em sua Teoria Crítica do reconhecimento, principalmente no que se refere à primazia do reconhecimento sobre o conhecimento e às patologias sociais. Neste contexto, visa-se explicitar como Honneth define a formação da identidade pessoal mediante o reconhecimento, quais as consequências da negação do reconhecimento e que tipo de implicações tal concepção de formação tem para os processos educativos. Defendo a tese de que, ao tratar sobre conceitos como reconhecimento intersubjetivo e reconhecimento prévio, Honneth desenvolve de forma explícita um conceito de formação da identidade pessoal que poderá significar uma grande contribuição para os processos educativos, principalmente para se pensar elementos para uma filosofia da educação ou uma pedagogia do reconhecimento. Procedo uma investigação de cunho bibliográficohermenêutico, com recorte de suas obras publicadas entre os anos de 1986 e 2007. Para nossos propósitos julgamos importante o estudo de Honneth neste período, pois é nele que é tratado de forma mais direta o conceito de formação da identidade pessoal mediante o reconhecimento. |
Abstract: | I present in this thesis an investigation about the Critical Theory of Axel Honneth, seeking to identify possible contributions to the educational processes, which might be extracted from the argumentation that the formation of intact personal identity depends on three relations of reciprocal recognition and prior recognition. In struggle for acknowledgement, Honneth develops the idea that intersubjective recognition makes the formation of individuals with self-confidence, self-respect and self-esteem possible, which is a condition for having a positive self-relation, for the formation of autonomy and for enabling one´s emancipation. On the other hand, the disrespect, the denial of the acknowledgement and the social pathologies are harmful to formation of personal and collective identity and compromise the socialization of the individual. However, with the expansion of interlocution with others philosophical and psychological conceptions, realizes important modifications and increases in his Critical Theory of acknowledgement, mainly in relation to primacy of recognition over the knowledge and to the social pathologies. It´s aimed in this context, to explain how Honneth defines the formation of the personal identity by means of recognition, what the consequences of the denial of acknowledgement are and what kind of implications this conception of formation has for the educational processes. Defending the thesis that, by dealing with concepts as intersubjective recognition and prior recognition, Honneth develops in an explicit way a concept of personal identity formation that could mean a great contribution for the educational processes, mainly for thinking about elements for a philosophy of education or a recognition pedagogy. I conduct a hermeneutic bibliographic research, with clipping of his published works between the years of 1986 to 2007. For our purposes, we judge important the study of Honneth in this period, because it is in it that is treated in a more direct way the concept of personal identity formation by means of recognition. |
Keywords: | Reconhecimento (Psicologia) Educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação – FAED |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | TOMASI, Rubilar. Formação da identidade pessoal, reconhecimento e educação a partir da perspectiva de Axel Honneth. 2019. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1760 |
Issue Date: | 22-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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