???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1756
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Estratégias didáticas para estudo da dinâmica rotacional |
Other Titles: | Didactic strategies for studying rotational dynamics |
???metadata.dc.creator???: | Busatto, Cassiano Zolet |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Samudio Pérez, Carlos Ariel |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo busca alternativas didáticas-metodológicas para a implementação de tópicos da Dinâmica Rotacional no ensino médio. A preocupação com o tema tem origem de experiências pessoais do pesquisador e, também, de dados obtidos de artigos e dissertações que indicaram a ausência da temática na educação básica. De acordo com essa percepção e, do entendimento de que a falta dessa temática implica uma visão limitada das três Leis de Newton, formulou-se a questão que norteia a investigação: Como o ensino por problematização, apoiado em diferentes ferramentas didáticas, contribui para o estudo da Dinâmica Rotacional? A fim de responder a esse questionamento, buscaram-se subsídios nas concepções construtivistas de educação, principalmente aqueles apoiados nas ideias de Laburu e Carvalho (2001), que sugerem um ensino repleto de diferentes ferramentas didáticas. A partir dessas escolhas, definiu-se como objetivo geral do estudo a avaliação de uma proposta didática para abordar tópicos de Dinâmica Rotacional no ensino médio. Visando o desenvolvimento do estudo, foi elaborado uma proposta que contenha diferentes ferramentas didáticas, como problematizações, recursos digitais e atividades experimentais. A pesquisa é definida como de abordagem qualitativa e participante, tendo como recursos para a produção dos dados os registros do professor/pesquisador, por meio de diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Os materiais foram analisados utilizando o método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2004). Os resultados discutidos possibilitaram inferir que o uso de ferramentas diversificadas contribui no diálogo entre os integrantes do processo, na visualização de fenômenos abstratos, na aproximação de eventos pouco cotidianos e em uma visão mais ampla dos movimentos rotacionais. O produto educacional que acompanha o estudo refere-se a um conjunto de ferramentas didáticas que estão disponibilizadas na forma de material de apoio ao professor do ensino médio no site do programa e no portal EduCapes . |
Abstract: | The present study seeks didactic-methodological alternatives for an implementation of Rotational Dynamics topics in high school. The concern with the subject has origin of personal experiences of the researcher and also of data obtained from articles and dissertations that indicated the absence of this thematic in the basic education. According to this perception, and from the understanding that the lack of this subject implies a limited view of Newton's three Laws, the question that guides the investigation was formulated: How does problem-based teaching, supported by different teaching tools, contribute to the study of Rotational Dynamics? In order to respond to this questioning, we sought subsidies in constructivist conceptions of education, especially those based on the ideas of Laburu and Carvalho (2001), which suggest a teaching full of different didactic tools. From these choices, it was defined a general objective of the study, the evaluation of a didactic proposal to approach topics of Rotational Dynamics in high school. Aiming to develop the study, a proposal was elaborated containing different didactic tools, such as problematizations, digital resources and experimental activities. The research is defined as a qualitative and participatory approach, having as resources for the production of the data the teacher / researcher records, through logbook and pre and post -test questionnaires. The materials were analyzed using the Content Analysis method, proposed by Bardin (2004). The discussed results allowed us to infer that the use of diversified tools contributes to the dialogue between the members of the process, the visualization of abstract phenomena, the approximation with uncommon events and a broader view of the rotational movements. The educational product accompanying the study refers to a set of didactic tools that are available in the form of teacher support material, on the program site and the EduCapes portal <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432305> |
Keywords: | Física - Estudo e ensino Prática de ensino Dinâmica |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | BUSATTO, Cassiano Zolet. Estratégias didáticas para estudo da dinâmica rotacional. 2019. 72 f.Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1756 |
Issue Date: | 29-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019CassianoZoletBusatto.pdf | Dissertação de Cassiano Zolet Busatto | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.